6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema - São Paulo (SP)

Qua, 22/06/2011 - 17:12
Publicado em:
0 comments

Realizada pelo ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Casa Árabe de Espanha, a Mostra acontece entre 16 e 29 de junho.

As exibições de filmes acontecem em algumas das principais salas de São Paulo: CineSESC (16 a 23/6), Centro Cultural São Paulo (17 a 26/6), Cinemateca (21 a 29/6) e Matilha Cultural (21 a 25/6). Neste ano, a mostra acontece também em Brasília e Belo Horizonte.

Serão apresentados 15 filmes de diversos países como Tunísia, Egito, Síria, Emirados Árabes, Iraque, Argélia, Marrocos, Palestina, entre outros. As produções foram selecionadas pela brasileira Nagila Guimarães e pela tunisiana Dora Bochoucha, que optaram por incluir no circuito filmes que representassem como fidelidade as particularidades de seus países de origem, mas sem pretender o isolamento.

Para o encerramento da Mostra, será realizado, no dia 29 de junho, às 20h30, na Cinemateca, um encontro com a produtora Lina Menzil e a diretora Rafa Amari, do filme Segredos Enterrados, após sua exibição. O encontro contará também com a presença da curadora Nágila Guimarães, da Diretora Cultural do ICArabe, Soraya Smaili, e mediação de Aimar Labaki. As convidadas abordarão a situação atual da Tunísia após o levante que ocorreu no início deste ano, a arte de fazer cinema no Mundo Árabe e a relação entre as produções árabes atuais e o mercado cinematográfico.

A 6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema, conta com o apoio cultural da Embaixada da Argélia, Embaixada do Egito, Embaixada do Marrocos, Embaixada da Síria, Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da França em São Paulo, Cinemateca da Embaixada da França, Centro Cultural da Espanha em São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Revista Chams, Associação dos Amigos da Cinemateca e Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes.

Veja aqui a programação completa, sinopses dos filmes e demais informações sobre a Mostra.