Ciclo de palestras: Egito

Ter, 30/06/2015 - 11:11
Publicado em:
0 comments

O evento será promovido pelo Núcleo de Cultura da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Campus São Paulo. As palestras, que ocorrerão aos sábados, serão ministradas pelo professor Antonio Brancaglion Junior.

 

 

 

Confira a programação:

12 de setembro – sábado das 9h30 às 12h 

A Estatuária Faraônica: A Magia das Formas

Por mais de 3 mil anos os egípcios criaram estatuas de seus deuses, reis e seres humanos, elas eram os elementos centrais em seus cultos nos templos e túmulos, consideradas os receptáculos da força espiritual que por intermédio dos rituais as transformavam em imagens vivas. Serão tratadas nesta aula as técnicas e os materiais usados pelos escultores assim como as funções e significados da estatuaria nas crenças e práticas religiosas dos antigos egípcios.

26 de setembro – sábado das 9h30 às 12h

O Povo do Faraó: A Vida Às Margens do Nilo

O Egito Antigo é sempre lembrado por seus feitos notáveis, pirâmides, templos e obras primas que nos fascinam até os dias de hoje, mas por trás destes prodígios estava o povo em sua existência diária. Nesta aula veremos um pouco da vida nas vilas e cidades, as casas e o cotidiano dos camponeses, trabalhadores, artistas e artesãos, suas funções e importância em uma sociedade onde a harmonia e bom funcionamento era um dever do faraó.

03 de outubro – sábado das 9h30 às 12h 

Osíris e Rê: O Eterno Ciclo da Vida

O ciclo de vida-morte-renascimento era um dos principais elementos na crença dos antigos egípcios em uma vida eterna e para o qual foram investidos todos os esforços da sociedade A síntese desta crença em um Pós Vida está na relação entre duas das maiores divindades do Egito antigo, Osíris deus dos mortos e da regeneração e Rê (Ra) deus-sol fonte de toda Vida. Nesta aula veremos como estes opostos se complementam e qual o sentido da vida para os antigos egípcios.

07 de novembro – sábado das 9h30 às 12h 

Criaturas Divinas: Múmias de Animais no Egito Antigo

A invenção da mumificação artificial pelos antigos egípcios nos fascina até hoje, esta técnica não foi usada somente na preservação dos corpos humanos, mas também de seus animais. Praticamente todas as espécies de animais eram mumificadas, algumas delas com uma sofisticação e cuidados iguais aos dos faraós. Nesta aula veremos os motivos desta mumificação de animais, as diferentes categorias de múmias e as recentes pesquisas feitas no Brasil no estudo de animais mumificados usando as mais modernas técnicas de análise.

 

Serviço

Ciclo de palestras - Egito

Dias: 12 e 26 de setembro; 03 de outubro e 07 de novembro - sábados

Horário: das 9h30 às 12h

Local: Núcleo de Cultura da FAAP - Campus São Paulo

Rua Alagoas, 903, Higienópolis - São Paulo/SP

Para outras informações e inscriçoes, acesse:http://www.faap.br/nucleocultura/palestras/egito.asp