Sírios fazem estreia em evento gastronômico do Adus em São Paulo
Os organizadores do Piknik cederam espaço para que as famílias possam mostrar sua cultura e gastronomia no período de um ano. “Essa será mais uma excelente oportunidade para que os brasileiros possam conhecer culturas e sabores diferentes”, afirmou Marcelo Haydu, diretor-executivo do Adus. “Vemos nesse projeto uma possibilidade para que os refugiados tenham uma fonte de renda. Além disso, é um direcionamento profissional.”
Uma família irá todo mês vender suas comidas nos quiosques. Talal, que está desde 2013 no Brasil, quando veio do Egito, e Kamal, que veio ao país após não conseguir a permissão de permanência no Egito, irão vender salgados e doces por dois meses, já que são duas famílias distintas.
Talal Al-tinawi e Kamal Kabawa ocuparão o quiosque batizado como Sabores & Lembranças, que foi equipado após a realização de uma campanha de crowdfunding, ou financiamento coletivo, que possibilitou a aquisição de geladeira, fogão e fritadeira, entre outros utensílios necessários para a elaboração dos pratos.
Quem for ao local terá a oportunidade de saborear pratos salgados como falafel com homus, kibe, tabule, sanduíche de carne e frango, esfirras de vários recheios, batata frita e muitos doces sírios. O objetivo é mostrar a cultura das famílias participantes, gerar renda, estimular o empreendedorismo e fazer com que os refugiados se sintam cada vez mais integrados à sociedade brasileira.
E no neste final de semana das, 16h às 19h, quem for ao quiosque Sabores & Lembranças poderá sair de lá com uma linda trança africana, levar para casa artesanato do Congo e ainda bater-papo sobre refúgio com Alphonse Nyembo.
Refugiados sírios têm apostado na culinária para recomeçar a vida no Brasil. Saiba mais: http://www.icarabe.org/noticias/refugiados-sirios-apostam-na-culinaria-para-uma-nova-vida-no
Confira também o evento da estreia do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/events/1672936822949306/
Serviço
Projeto “Sabores & Lembranças”
Culinária síria em apoio a refugiados
21 de novembro, das 12h às 22h
Rua Henrique Monteiro, 125 – Pinheiros – SP
Entrada Franca