Evento Migração dos Povos Árabes" marca estreia da parceria do ICArabe com o Senac
Organizações promoveram encontro nesta sexta-feira, 16 de maio, em São Paulo
O Instituto da Cultura Árabe promoveu, nesta sexta-feira, 16 de junho, em parceria com o Senac, a palestra "Migração dos Povos Árabes". Realizado no Centro Universitário Senac Santo Amaro, o evento, que marcou o início da cooperação entre as duas entidades, contou com palestras da Profª Dra. Christina Queiroz, diretora de Comunicação e Imprensa do ICArabe, e do chef Fred Caffarena, especialista em gastronomia mediterrânea oriental, e mediação de Daniel de Souza Assis, professor do Centro Universitário Senac e coordenador do projeto de extensão "Povos Migrantes".
A palestra teve participação massiva dos alunos da instituição, que puderam conhecer mais sobre o tema. Christina Queiroz (na foto acima) falou sobre a migração dos árabes no Brasil e sua influência na literatura brasileira. Além de celebrar a nova parceria, Christina ressalta a importância de o ICArabwe dialogar com públicos diversos. "Foi uma oportunidade muito bacana da gente conversar com os jovens”.
Em sua abordagem, Fred Caffarena destacou a contribuição da culinária árabe. “Foi legal poder dividir e trazer algumas reflexões de que o mundo é muito maior do que só a Europa. É muito bom quando podemos desmistificar um pouco e mostrar a grandiosidade que essas culturas árabes acabaram agregando ao país”.
Para o mediador Daniel Assis foi uma experiência enriquecedora na estreia da parceria entre as duas instituições. "Agradecemos a indicação esta palestrante incrível que foi a Christina Queiroz, que falou maravilhosamente sobre a importância da migração árabe na formação do multiculturalismo brasileiro e da literatura, e o Fred Caffarena que falou sobre o mesmo assunto, mas dentro da perspectiva gastronômica. Nossos alunos, nossa instituição e eu mesmo agradeço muitíssimo ao Instituto e a todos participantes nesse evento tão importante".
Natália Calfat, presidente do ICArabe, frisa que, além de abordar temas importantes, com um público participativo, o encontro abre espaço para novas iniciativas desta parceria promissora. “Esperamos que dê bastante frutos e seja a primeira de novas conferências e novos eventos aqui no projeto de extensão".
Fred Caffarena: apresentando a cultura árabe por meio da gastronomia