Grupo organiza I Seminário ‘Mundo Árabe: Oriente-se’ em Curitiba

Ter, 05/10/2010 - 12:49
Publicado em:

A ACBRI – Academia Brasileira de Relações Internacionais, em parceria com a agência Alô Eventos, o Instituto Brasileiro de Estudos Islâmicos e a Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, realiza o primeiro “Seminário Mundo Árabe: Oriente-se” em Curitiba para debater temáticas contemporâneas do mundo árabe e islâmico, tão presentes na mídia, porém tão desconhecidas em sua verdadeira essência e significado. Uma forma de aproximar os acadêmicos de Relações Internacionais e demais áreas relacionadas, bem como a comunidade em geral, de uma cultura histórica na cidade de Curitiba e no Estado do Paraná.

O evento ocorre no dia 6 de novembro, às 8h, no auditório da FESP em Curitiba. Para saber mais, acesse o site: http://seminariomundoarabe.webs.com/

Segundo os organizadores, este evento pretende desmistificar os principais temas apresentados pela mídia ocidental, como jihad e a suposta opressão da mulher árabe-muçulmana, de forma a contribuir para uma intensificação dos debates acadêmicos despretensiosos e fundamentados. Além de mostrar que as similaridades entre os povos são suficientes para aproximá-los, mas que ao conhecermos e respeitarmos também as diferenças é que realmente evoluiremos como indivíduos e como sociedade – requisitos para um mundo mais harmonioso.

No seminário será lançada oficialmente a Academia Brasileira de Relações Internacionais, uma organização fundada por alunos e ex-alunos da Universidade Tuiuti do Paraná, que conta com parcerias de outras universidades em Curitiba, além de instituições como o EREPAR, a FESP, o IPPEX-FACIAP entre outras.

“No decorrer da faculdade discutimos sobre as dificuldades existentes em nosso curso e profissão, como a falta de eventos, oportunidades de estágio e trabalho na área de Relações Internacionais. Sentimos certa carência de suporte e incentivo à realização de projetos acadêmicos, os quais poderiam evoluir para o profissional.  Por essa razão, e também no intuito de mostrar a importância do internacionalista e mobilizar o meio acadêmico e profissional, fundamos em Curitiba a Academia Brasileira de Relações Internacionais (ACBRI)” esclareceu Claudia Stephan, vice-presidente da instituição.