Palestina quer atrair turistas brasileiros

Sex, 25/09/2015 - 13:39
Publicado em:
Apresentar a Palestina como local de turismo religioso é o principal objetivo da ministra do Turismo e das Antiguidades do país árabe, Rula Maayaa, em sua visita ao Brasil, nesta semana. Ela afirmou à ANBA nesta quinta-feira (24) que o país trabalha para ter no turismo um dos seus pilares de crescimento nos próximos anos e aposta no Brasil, um dos países com a maior quantidade católicos do mundo, como grande emissor de visitantes à Terra Santa. Ela pretende fazer parcerias com os setores público e privado brasileiros para levar jornalistas e operadores de turismo para conhecer a Palestina.

“Estamos muito interessados em ter cooperação com o Brasil na área do turismo e por isso vou discutir parcerias. É muito importante receber turistas do Brasil, pois a Palestina é um local sagrado, é onde Jesus nasceu. É um dos locais mais importantes para os cristãos no mundo e esperamos que os brasileiros possam vir em maior número. Por outro lado, também desejamos que os palestinos viajem mais ao Brasil, um país muito belo”, afirmou Maayaa durante encontro com o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby. Em sua visita ao Brasil, ela está acompanhada do embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben.

Uma das ações que Maayaa pretende realizar é promover viagens para operadores de turismo e com jornalistas brasileiros, para que estes profissionais conheçam e então mostrem os cartões postais e as atrações da Palestina. Ela afirmou que a Palestina acredita que o turismo é um dos segmentos da economia com capacidade para impulsionar o crescimento do país. “É um setor em expansão, recebemos 2,5 milhões de visitantes em 2014 e pretendemos registrar um crescimento contínuo ano a ano no número de estrangeiros”, disse.

Muitos dos turistas que visitam a Palestina compram pacotes para outros países árabes, um negócio que a ministra pretende explorar ainda mais. “Isso é bom, pois muitos que visitam o Egito acabam comprando um pacote para ir à Palestina. É possível atrair também os estrangeiros que vão para a Jordânia e o Irã (que não é árabe)”, afirmou. A Rússia é o maior emissor de visitantes para a Palestina. Em 2014, italianos e poloneses ocuparam a segunda e a terceira colocação, respectivamente, entre os principais turistas que foram à Palestina.

Nesta quinta-feira, Maayaa participou da cerimônia de abertura da 43ª Abav - Expo Internacional do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo. A Palestina tem um estande na feira e Maayaa veio para a mostra para se reunir com operadores turísticos locais e com o ministro brasileiro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Ele, porém, cancelou o encontro porque precisou retornar a Brasília.

Além de passar por São Paulo, Maayaa irá a Foz do Iguaçu, no Paraná, para se reunir com as autoridades locais. O balneário turístico tem uma grande comunidade árabe. A ministra foi convidada a conhecer a cidade.

 

Serviço

43ª Abav - Expo Internacional do Turismo

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo - SP

Até sábado (26), das 12h às 20h

Informações: www.abavexpo.com.br