Palestina tem nova embaixada em Brasília
À ANBA, Alzeben afirmou que a data marca um aprofundamento das relações diplomáticas com o Brasil. “Esta é a conclusão de um sonho meu e que foi também dos colegas que me antecederam nesta missão nas últimas quatro décadas. Espero que seja o começo de uma nova etapa nas relações entre o Brasil e a Palestina, que sejam mais próximas e diversas. E desejo que o Brasil construa sua embaixada na Palestina, em Jerusalém”, disse Alzeben em referência a um terreno doado em abril de 2015 pelo presidente de Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
O subsecretário-geral de Assuntos Políticos para a África e o Oriente Médio do Itamaraty, Fernando Abreu, recordou que a “amizade” entre Brasil e Palestina data de 1975, e que em 2010 o Brasil reconheceu o Estado Palestino. A partir de então, a Delegação Especial da Palestina passou a ser reconhecida como uma embaixada.
“O hasteamento da bandeira é um gesto simbólico da continuação da embaixada palestina aqui, em uma área mais adequada (ao serviço da diplomacia) e em condições de ampliar as relações com o Brasil”, afirmou. Ele observou também que ampliar sua presença no Brasil é uma forma de a Palestina reconhecer o apoio que o País dá a seus pleitos pela criação de um Estado conforme as fronteiras de 1967.
O diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que participou da cerimônia, afirmou que todos os países árabes devem se sentir orgulhosos desta conquista palestina. “O Brasil foi um dos primeiros a reconhecer o Estado da Palestina e foi, então, seguido pelos outros países latino-americanos. Seria importante, agora, que os parlamentos dos países que integram o Mercosul aprovassem o acordo de livre-comércio assinado [pelo bloco] com a Palestina”, disse. O acordo foi celebrado em 2011.
A embaixada fica em um terreno de 15,6 mil metros quadrados cedido pelo governo brasileiro, como é praxe com todas as representações diplomáticas. Foi projetada pelo arquiteto Ibrahim Ayyash, que morreu no ano passado. Segundo Alzeben, o desenho arquitetônico do prédio foi inspirado nas técnicas tradicionais do território palestino. O terreno foi cedido há cinco anos e as obras demoraram dois anos e meio para ser concluídas.
Durante a cerimônia de hasteamento da bandeira, o Primeiro Regimento da Cavalaria de Guardas do Exército, conhecido como Dragões da Independência, tocou os hinos do Brasil e da Palestina. Do Itamaraty participou também a diretora do Departamento do Oriente Médio, Lígia Maria Scherer. As embaixadas árabes foram representadas por seus embaixadores e encarregados de negócios e pelo embaixador da Liga Árabe no Brasil, Nacer Alem. A integrante da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na Câmara dos Deputados, Jô Moraes (PC do B - MG), também foi à cerimônia.
Serviço
Embaixada do Estado da Palestina no Brasil
Setor de Embaixadas Norte - Lote 46
Brasilia - Distrito Federal
CEP: 70800-400
Telefone: (61) 3248-4760