VII Fórum Social Mundial das Migrações acontece em São Paulo

Seg, 04/07/2016 - 22:53
Publicado em:

Refúgio também é tema do evento que terá presença de Pepe Mujica.“Migrantes construindo alternativas frente à desordem e a crise global do capital” é o tema da sétima edição do Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM), que acontece de 7 a 10 de julho na capital paulista.

Com o objetivo de “propor debates e ações concretas para melhorar as condições migratórias da atualidade”, o FSMM terá debates e atividades culturais, além de diálogos interculturais promovidos por palestrantes. Entre os convidados estão o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, Pablo Ceriani (membro do Comitê da ONU para Migrantes), Thomás Hirsch Goldschmidt (fundador do Partido Humanista do Chile), Bela Feldman Bianco (antropóloga e diretora do Centro de Migrações Internacionais da Unicamp), entre outros.

A escolha por São Paulo para sediar o evento não foi por acaso: a cidade foi a primeira a criar políticas públicas específicas para migrantes, além de ser um dos principais eixos de concentração migratório das Américas.

Participantes que se inscreveram no Fórum apresentarão atividades durante o evento. Haverá rodas de conversa, seminários, minicursos, palestras e oficinas relacionadas aos eixos temáticos do FSMM. São eles: A crise sistêmica do modelo capitalista e suas consequências para as migrações; Resistências e alternativas desde os sujeitos migrantes; Migração, gênero e corpo; Migração, os direitos da mãe natureza, o clima e as disputas norte-sul; Movimentos sociais e direitos humanos: moradia, educação, saúde e trabalho decente e Direito à cidade, inclusão social e cidadania de imigrantes.

O VII Fórum Social Mundial das Migrações 2016 ganhou até um hino batizado como “Meu Lugar”. A música foi composta pelo angolano Leonardo Matumona e Andre Parisi.

Para saber mais sobre o encontro e as novidades, acompanhe o site e a página do evento no Facebook.

 

Serviço:

VII Fórum Social Mundial das Migrações

Quando: de 7 a 10 de julho

Onde: Universidade Zumbi dos Palmares e Centro Esportivo e de Lazer Tietê

AV. Santos Dumont, 843- Armênia, São Paulo

 

Fonte: Adus