Questões de classe e migração nas páginas de um livro árabe

Dom, 10/12/2023 - 20:00
Publicado em:
 

Em “A vizinha tunisiana”, lançamento da editora Tabla, Habib Selmi retrata temas da contemporaneidade por meio de um envolvimento amoroso entre dois tunisianos que vivem na França. Tradução direta para o português é de Felipe Benjamin Francisco.

Em lançamento pela editora Tabla, o livro “A vizinha tunisiana” aborda a migração, o pertencimento, questões de classe e até masculinidade nos tempos modernos. O romance é do escritor tunisiano Habib Selmi (na imagem acima). Em 2021, foi vencedor do Katara Prize for Arabic Novel e finalista do International Prize for Arabic Fiction. A tradução do árabe para o português foi realizada por Felipe Benjamin Francisco.

O livro retrata a história do professor de matemática tunisiano Kamal Achur: bem-estabelecido em Paris, vive com a esposa francesa em um bairro rico, leciona em uma universidade e se sente completamente adaptado ao modo de vida e à sociedade da França distanciando-se até de suas origens árabes. A vida do protagonista começa a mudar, porém, quando ele conhece Zuhra, uma empregada doméstica tunisiana que mora no mesmo prédio que ele. A aproximação dos dois, a origem comum e a disparidade social entre eles leva Kamal a diversos questionamentos sobre sua vida na França.

Esses questionamentos levam a personagem a questionar sua relação com a origem árabe, a recuperar suas memórias longe da França e até a fragilidade da masculinidade no mundo atual. Tudo é retratado de forma bem-humorada em primeira pessoa.

Nascido em Al-Ala, na Tunísia, Habib Selmi tem 72 anos. É autor, entre outros livros, de A mulher de al-Basatin (2010), Os sentidos de Marie-Claire (2008) e A noite do estrangeiro (2008) (em tradução livre). A sessão de lançamento do livro está marcada para esta sexta-feira (08), às 19h, na Livraria Aigo, na Rua Ribeiro de Lima, 453, loja 73, Bom Retiro, São Paulo (SP).

 

Serviço

A vizinha tunisiana
Habib Selmi
Trad. Felipe Benjamin Francisco
Editora Tabla, 184 pág.
R$ 67,00