Sesc oferece curso de narrativa árabe

Seg, 15/02/2016 - 21:45
A narrativa árabe clássica será tema de um minicurso que será apresentado pelo professor Mamede Mustafa Jarouche no Serviço Social do Comércio (Sesc) nesta semana. Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, Jarouche fará a leitura e análise de obras clássicas da literatura árabe no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo.

Entre as obras que serão estudadas estão Kalila e Dimna, escrito por Ibn Almuqaffac no século oito e que desenvolve em suas narrativas conceitos de teoria política. Outra obra que será analisada é O Livro das mil e uma noites, escrito a partir do século nove e de autoria desconhecida.

Mais famosa obra da literatura árabe, O livro das mil e uma noites narra a história da rainha Xerazade. Ela se casa com o rei Xariar depois que ele é traído pela primeira mulher e decide, então, dormir com uma mulher a cada noite e matá-la na manhã seguinte. Xerazade se entrega ao rei. Para sobreviver, conta a ele uma nova história cada vez que o sol se põe para só chegar ao seu fim na noite seguinte. Desta forma, o rei sempre a mantém viva até a próxima noite, quando, então, uma nova história começa.

Esta obra foi traduzida pela primeira vez do árabe para o português pelo próprio Jarouche e publicada em quatro volumes de 2005 a 2012. Um dos contos do Livro das mil e uma noites, “Os sete vizires”, também será discutido durante as palestras. “No curso, vou apresentar uma visão panorâmica da narrativa árabe clássica através destas obras”, afirmou Jarouche à ANBA nesta quinta-feira (11).

Ainda segundo Jarouche, a literatura árabe é “narrativa por excelência” e é esta característica que será apresentada aos frequentadores do curso. “O ato de narrar, nos textos árabes, é estrutural, é uma forma de organizar o discurso, de levar a imagem para a mente do leitor. É (um estilo) sistemático em árabe”, disse Jarouche, que é professor do Departamento de Línguas Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

 

Serviço

Curso “A narrativa árabe clássica”

De 17/02/2016 a 19/02/2016, das 15h às 17h

R$ 18 a R$ 60

Informações: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/a-narrativa-arabe-classica

Inscrições: http://seminario.cfinternet.sescsp.org.br/index.cfm?cgs_codigo=2380