Terceira edição de “Nomes da História”, da TV LBCI, do Líbano, apresenta personalidades brasileiras de origem libanesa

Sex, 21/02/2014 - 09:47
Publicado em:
Estreia nesta sexta-feira, dia 21, na TV LBCI (às 22h30, horário do Líbano), a terceira edição do programa “Nomes da História”, que conta a trajetória de libaneses e descendentes espalhados pelo mundo. Para esta temporada, após as edições que mostraram libaneses na França e nos Estados Unidos, a apresentadora Karen Boustany entrevistou 20 personalidades no Brasil, entre elas, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, que é curadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema, do ICArabe,  o escritor Milton Hatoum e a professora e escritora Safa Jubran (veja lista completa abaixo).

A produção desta edição teve apoio do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (CECAL-USEK). O programa tomou como referência as personalidades que o diretor do CECAL-USEK, Roberto Khatlab, retratou em seus artigos publicados duas vezes por mês na página “Os libaneses no mundo”, do jornal francês no Libano “L’Orient-Le Jour” . Khatlab organizou as entrevistas realizadas por Karen Boustany em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O acadêmico afirma que o apoio ao “Nomes da História” está dentro dos objetivos do CECAL-USEK, que é ser uma ponte de contatos entre o Líbano e a América Latina. “Este programa de cunho social e cultural fortalece os laços entre o Líbano e o Brasil, com entrevistados de diversas áreas, como políticos, escritores, médicos, acadêmicos, empresários e esportistas.”

A jornalista Karen Boustany ressalta a hospitalidade do Brasil. “É um país onde a natureza é sublime e o povo muito gentil. Senti o quanto a comunidade libanesa é dinâmica. Seus descendentes venceram na vida no Brasil, mas não esquecem suas raízes. As personalidades que encontrei para a entrevista foram superinteressantes e simpáticas. Esta viagem ao foi uma bela experiência, que eu pude imortalizar, graças a esta série de entrevistas.”

A partir deste dia 21, o programa irá ao ar toda sexta-feira, pela TV LBCI (Lebanese Broadcasting Corporation International), às 22h30 (horário de Beirute, que está 5 horas à frente do horário de Brasília), apresentando uma entrevista por semana. A primeira será com o vice-presidente da República, Michel Temer. A ordem de exibição das seguintes ainda não foi divulgada.

Veja os entrevistados:

Alfredo Cotait – ex-senador e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano.

Amyr Klink - navegador e escritor;

Basilio Jafet - presidente da FIABCI;

Charbel el Hachem - médico cirurgião plástico;

Ernesto Zarzur - empresario e construtor;

Fernando Haddad - prefeito de São Paulo;

Francisco Rezek - juiz e ex-ministro das Relações Exteriores;

Gilberto Kassab - ex-prefeito de São Paulo;

Michel Temer – vice-presidente da República;

Milton Hatoum – escritor;

Nagy Naufal - director do Hotel Sofitel na América Latina,

Paulo Skaff - presidente da FIESP;

Raul Cutait -médico do Hospital Sírio-Libanês

Ricardo Izar Junior - deputado Federal;

Ricardo Patah - presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e daUnião Geral dos Trabalhadores (UGT)

Roberto Duailibi - publicitário e escritor;

Safa Jubran - professora e escritora;

Sergio Buffara - empresário e esportista de artes marciais;

Soraya Smaili - reitora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP;

Wilma Ary - jornalista e escritora.