Catar mostra sua cultura nas Olimpíadas do Rio

Qui, 04/08/2016 - 11:52
Publicado em:

O Comitê Olímpico do Catar trouxe ao Rio de Janeiro um pedaço do país árabe para mostrar aos brasileiros durante os Jogos Olímpicos. Nesta quinta-feira (04), será aberta ao público a Bayt Qatar (Casa Catar, em árabe), no bairro do Botafogo. O local terá danças e comidas típicas, além de filmes, exposições de roupas e arte, pintura de hena e outras atividades. A Bayt Qatar poderá ser visitada até o dia 21.

“A Bayt Qatar dará aos visitantes uma oportunidade de descobrir o Catar sem deixar o Rio. Haverá um souq (mercado árabe) com atividades tradicionais, incluindo dança com espadas, pintura de hena e caligrafia árabe, além de exposições inovadoras e interativas que irão levar os visitantes a uma jornada pela história do Catar, seu patrimônio e desenvolvimento como um polo esportivo. Também haverá uma loja de presentes com a oportunidade para se comprar artigos tradicionais do Catar”, explicou Thani Abdulrahman Al Kuwari, secretário-geral do Comitê Olímpico do Catar, em entrevista por e-mail à ANBA.

Na noite de quarta-feira (03), o local teve sua cerimônia de inauguração para convidados. O público geral interessado em conhecer a Bayt Qatar precisa fazer um registro online pelo site www.baytqatar.qa e contribuir com R$ 20 como doação à ONG brasileira Futuro Olímpico. O preço da entrada dá direito ao consumo de dois pratos criados pelo chef Alex Atala.

“A Bayt Qatar irá mostrar a calorosa hospitalidade do Catar, sua cultura de boas-vindas e o amor pela comida e pela vida. Haverá apresentações musicais ao vivo, desfiles de moda, noites com apresentações de filmes, arte feita por crianças, sessões de atividades manuais e muito mais”, destacou Al Kuwari.

Legado

O Comitê Olímpico do Catar não trabalha apenas para mostrar o talento de seus atletas e sua cultura no Brasil. A entidade também quer contribuir com a formação de novos esportistas e com a educação dos jovens brasileiros.

A instituição criou o Projeto Shine (brilho, em inglês), que visa levar atletas de baixa renda do Rio de Janeiro para períodos de treinamento na Aspire Academy for Sporting Excellence. Criada em 2004, a academia trabalha no desenvolvimento esportivo e educacional de jovens atletas. Lá, eles recebem orientação especializada e apoio de especialistas em ciência esportiva.

“Para desenvolver o Projeto Shine, o Comitê Olímpico do Catar, a Federação de Atletismo do Catar e a Aspire Academy fizeram uma parceria com a Futuro Olímpico, a ONG para a qual os visitantes da Bayt Qatar irão fazer sua doação”, contou Al Kuwari. Em maio, o projeto promoveu uma competição com cerca de 200 jovens atletas do Rio de Janeiro que disputaram uma das dez vagas de uma viagem para Doha.

Os dez vencedores irão passar um período de treinamento na Aspire Academy, na capital do país do Golfo. “Os atletas irão receber a mesma orientação especializada e apoio da ciência científica que contribuiu para o sucesso dos campões mundiais do Catar, Mutaz Barshim e Ashraf Elseify, ambos graduados pela Aspire Academy”, destacou o secretário-geral. Barshim é especializado em salto em altura e Elseify, no lançamento do martelo.

O Projeto Shine também vai deixar um legado na educação do Rio de Janeiro. Após o encerramento das Olimpíadas, a Casa Daros, lugar no qual a Bayt Qatar está funcionando, será transformada em uma escola bilíngue, a Eleva School. Nessa mudança, o comitê catari será responsável pela instalação da biblioteca da escola.

Além do Catar, outros países que participam das Olimpíadas terão casas temáticas no Rio durante os jogos.

 

Serviço

Bayt Qatar

R. Gen. Severiano, 159, Botafogo, Rio de Janeiro

Aberta de 04 a 21 de agosto, de segunda à quinta, das 18h às 22h, sextas e sábados, das 15h à meia noite, e aos domingos, das 15h às 22h.

Registro para visita e mais informações no site www.baytqatar.qa.