ICArabe reúne lista de filmes e séries árabes para você ver na quarentena

Ter, 05/05/2020 - 21:22
Publicado em:

Por Jéssica Marques 

Já que a melhor maneira de manter a segurança e evitar contrair a Covid-19 é ficar em casa, por que não se divertir e aprender durante a quarentena? Por isso, o ICArabe, que promove anualmente a Mostra Mundo Árabe de Cinema, reuniu uma série de filmes árabes de diversos gêneros.

Confira abaixo os nomes de destaque produzidos por países árabes e do Oriente Médio, disponíveis nas mais diversas plataformas streaming:

FILMES

O Paraíso deve ser aqui – NET Now

paraiso

O premiado diretor palestino Elia Suleiman embarca em uma viagem cômica e sagaz explorando os significados de identidade e nacionalidade. De Paris a Nova Iorque sempre há algo que o faz lembrar de sua terra.

O filme teve uma cena exibida no Festival de Cannes 2019, de onde levou o Prêmio da Crítica (Troféu FIPRESCI) e a Menção Especial do Júri. Clique aqui

Aeroporto Central – NET Now

aero

Aeroporto Central é um documentário sobre um jovem sírio que vive no interior do aeroporto desativado de Tempelhof, em Berlim, uma das mais célebres construções do regime nazista, enquanto aguarda as autoridades decidirem sua permanência no país.Clique aqui.

O Jovem Ahmed - NET Now

jovem

Ahmed é um adolescente muçulmano que para impressionar a um Imã local, e inspirado no primo extremista, comete um crime em nome de Alá. Um retrato meticuloso sobre as consequências da fé cega numa sociedade dividida.

Esse é o mais recente filme dos irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne, vencedores da Palma de Ouro de direção no Festival de Cannes em 2019. Clique aqui.

Masameer – O Filme – Netflix

ma

Comédia que conta a história de Dana, uma jovem engenheira e programadora que vive em Riad e quer mudar o mundo fazendo o bem por meio da robótica.

Nesse filme de animação baseado em uma série de sucesso, uma garota resolve fazer o bem usando robôs e três amigos tentam provar seu valor lutando contra o crime. Clique aqui.

Paradise Now – Amazon

paradise

O filme conta a história de dois jovens palestinos, Saïd e Khaled, que são escalados e preparados para um atentado a Israel. Paradise Now mostra aspectos da rotina de dois amigos e das questões que permeiam o treinamento e a decisão de seguir em frente ou não no plano. Clique aqui.

Hajwala – O Motor Desaparecido – Amazon

h

Um filme produzido e gravado nos Emirados Árabes Unidos? Hajwala conta a história de Khalid, um piloto amador que compete pela equipe Crash, mas devido a um desentendimento com o chefe da equipe rival, decide fazer um carro novo usando um motor inovador e inédito. O problema é que, para conseguir este motor, a equipe precisará adotar práticas pouco ortodoxas que acabam atraindo a atenção das autoridades locais e coloca em risco sua própria família. Clique aqui.

 

SÉRIES

Jinn – Netflix

jin

Esta série mostra a liberdade da juventude jordaniana, entrelaçada ao misticismo dos ‘jinns’ (gênios), lenda ancestral do Oriente Médio. As paisagens de Petra são o cenário perfeito para dar o clima místico à série.

Durante uma excursão a Petra, um jinn bom e outro mau invadem o mundo humano e transformam o colégio em um campo de batalha sobrenatural. Clique aqui.

Qalb Al Adala - “Justiça” – Netflix

back

Um drama legal de 18 episódios produzido pela Image Nation Abu Dhabi e Beelink. O drama foi produzido em parceria com o Departamento de Justiça de Abu Dhabi, que atuou como consultor no programa e liberou o acesso a casos reais do emirado para garantir a autenticidade dos enredos da trama.

Uma jovem e determinada advogada, pronta para o desafio e a pressão de ingressar na firma do pai, decide agir sozinha para manter a fé no sistema judiciário de Abu Dhabi. Clique aqui.

Al Hayba – Netflix

al

Al Hayba é uma série de televisão dramática libanesa-síria, dirigida por Samer Barqawi e estrelada por Taim Hasan, Nadine Nassib Njeim. durante o mês do Ramadã.

Numa vila na fronteira do Líbano com a Síria, o líder de um clã de contrabando de armas lida com conflitos familiares, lutas de poder e problemas amorosos. Clique aqui.

banner

VARILLUX EM CASA

Além desta lista, o Festival Varilux, em parceria com a plataforma looke, exibe gratuitamente até o dia 27 de agosto 50 filmes, dentre os quais várias produções do cinema francês com temática árabe, que integraram as últimas edições do evento. 4 meses de cinema francês de graça. Acesse aqui.