Homenagem da Mostra Mundo Árabe de Cinema a Mohamed Habib

Seg, 05/09/2022 - 22:50
Publicado em:

Homenagem a Mohamed Habib

 

A 17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema presta homenagem ao professor Mohamed Habib (falecido em 26 de janeiro de 2022), que foi presidente do ICArabe e grande incentivador da cultura árabe e da Mostra, com palavras de alguns dos membros do Instituto:

 

"Mohamed Habib foi fundamental para o Instituto da Cultura Árabe. Um acadêmico reconhecido, com uma brilhante atuação na Unicamp e inegável contribuição à Ciência. No ICArabe, sempre se mostrou um defensor da paz e do convívio respeitoso entre os povos e foi com este pensamento que atuou no Instituto, nos ajudando a valorizar a cultura árabe, mas também a união das culturas árabe e brasileira. Seu legado permanece entre nós!"

Murched Taha (presidente do ICArabe)

 

"Minhas efusivas saudações a Mohamed Habib, tão importante na fundação e no desenvolvimento do Instituto da Cultura Árabe. Habib presente!"

Francisco Miraglia Neto (conselheiro do ICArabe)

 

"Mohamed Habib representou muito para todos nós do Instituto da Cultura Árabe. Esteve presente desde o primeiro momento da fundação, quando realizamos o ato em homenagem a Edward Said no Clube Homs, em 2003.  Desde aquele momento, ele se pronunciou e mostrou o quanto tinha ligação e muita força para oferecer e trabalhar em prol da cultura, da militância e também pelo mundo árabe aqui no Brasil. Ele, que é egípcio de nascimento, se tornou brasileiro, um grande brasileiro, que teve filhos, família, que foi professor de uma das maiores universidades do nosso país, a Universidade de Campinas (Unicamp). Nessa universidade fez uma carreira brilhante como biólogo e na área da Biologia, melhor dizendo, atuou em muitas pesquisas, trabalhos e publicações com muito destaque nacional e internacional. Ele foi também pró-reitor de Extensão e Cultura na Unicamp, isso muito nos orgulha. Foi um dos primeiros descendentes e até mesmo um dos primeiros nascidos no mundo árabe que teve um cargo tão elevado numa universidade de tão grande reputação como é a Unicamp. O Mohamed era uma pessoa extremamente sensível, inteligente, prestativo, solidário e sempre lutando pelas causas justas e verdadeiras. Teve uma atuação importante em relação às mulheres, sempre valorizou o trabalho das mulheres árabes e também da ciência. Ele nos faz muita falta, mas estará sempre presente em nossos corações e em nossas vidas."

(Soraya Smaili, idealizadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema)

 

"É muito difícil falar brevemente sobre o professor Habib e tudo que ele representou para o ICArabe e sua trajetória acadêmica/intelectual. Há duas características centrais, a primeira é a generosidade. Ele tinha calma, paciência e era democrático e aberto para ouvir os argumentos. Gostava de ouvir, ponderar, assumir compromissos e atitudes pelo bem geral, pela democracia e para ter um ambiente calmo e equilibrado. Ele ia em frente com todo mundo. Essa é a primeira grande característica. Acho que é uma marca de todo pessoal que exerce liderança de fato.  Não pela imposição, não pela autoridade, pura e simples, não por medo, mas por uma competência que era inegável. E a segunda característica era a honestidade intelectual. Ele expunha seus pontos de vista, manifestava suas opiniões de uma forma transparente, com a mesma qualidade que tinha para ouvir. Ele tinha firmeza para expor aquilo que achava, sabia reconhecer quando estava errado e defender seu ponto de vista, quando achava que estava certo. Eu tive várias experiências com o professor Habib, inclusive, quando ele organizou um congresso em defesa da Palestina, na Unicamp. Naquele momento não era fácil organizar um congresso desse tipo por causa dos sionistas. Ele, com grande coragem, me convidou para participar. Tive grande prazer em participar e fiquei muito honrado. É uma pena que ele tenha ido tão depressa. Seria muito bom se ele estivesse aqui com a gente. Valeu, Professor Habib, por sua contribuição fundamental para nós!"

José Arbex (membro do ICArabe)