Gabriel Bonduki, diretor do ICArabe, é um dos fotógrafos da mostra “Fotografia no MIS 2016”

Qua, 27/07/2016 - 23:07

Gabriel Bonduki

O membro da Diretoria do Instituto da Cultura Árabe e um dos fundadores do ICArabe, Gabriel Bonduki, é um dos fotógrafos que integram o “Acervo MIS – Primeiras Missões”, na mostra “Fotografia no MIS 2016” do Museu da Imagem e do Som. A exposição é resultado de um levantamento em áudio, filme e fotografia realizado entre 1972 e 1973, que documenta o cotidiano e as práticas culturais da região do Vale do Ribeiro, no litoral sul de São Paulo. A mostra está em cartaz no MIS até domingo, 31 de julho, e tem curadoria de André Sturm e Patricia Lira.

 

“Foi um período para mim quase esquecido, de transição, quando participei desse levantamento, pois a partir daquela época, no último ano da Escola, comecei a fotografar muito mais, influenciado por Carlos Moreira, que tinha sido nosso professor”, conta Bonduki, que se graduou em Cinema como Diretor de Fotografia pela ECA-USP. O diretor do ICArabe fez parte do time de pesquisadores, jovens fotógrafos e cineastas contratados pelo MIS e responsáveis pela exposição de documentos audiovisuais, imagens fotográficas e registros originais (pertencentes ao acervo do museu).

Bonduki conta que foi uma surpresa reencontrar as fotos e a documentação em uma mostra que acompanha duas outras, grandiosas, nas quais a fotografia é o foco: “Parrtificial“, do fotógrafo inglês Martin Parr, e “No meio do rio, entre as árvores – A Amazônia de Jorge Bodanzky”.

“Nessa exposição sobre o Vale do Ribeira, que tem um inegável valor documental e histórico, gostaria de destacar a presença marcante de dois fotógrafos nossos contemporâneos que já se foram: Aloysio Raulino - com quem filmei dois anos depois, também em Iguape, um curta de Walter Luiz Rogério sobre o poeta romântico Álvares de Azevedo -, e Plácido de Campos Jr., que depois foi professor da FAAP, e que nos deu enorme apoio no Centro Cultural São Paulo quando da criação e produção pelo ICArabe das primeiras edições da Mostra Mundo Árabe de Cinema”, conta Bonduki.

A região do Vale do Ribeira fica ao sul do estado de São Paulo e se estende por mais de 17 mil km quadrados. É uma área ocupada por 31 municípios, junto à bacia hidrográfica do rio Ribeira de Iguape. 

Consiste também em uma das áreas de ocupação mais antigas de todo o território brasileiro, com relatos sobre suas primeiras povoações que se referem ao ano de 1502. Teve em Iguape seu principal polo, graças a um ciclo de mineração ocorrido no século 17, e a atividades de exportação de produtos agrícolas através de dois portos da cidade, durante o século 19 e o início do século 20, o que tornaram Iguape uma das mais ricas cidades do sul do país. 

“Após esses períodos de apogeu, toda a região ficou virtualmente isolada do restante do estado, isolamento este cujas características únicas ficaram registradas na pesquisa de iniciativa do MIS, a pretexto da implantação de um projeto de desenvolvimento governamental, realizado logo depois”, ressalta Bonduki.

 

Serviço:

Exposição: “Acervo MIS – Primeiras Missões”, na mostra “Fotografia no MIS 2016” 

Onde: Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-0001º andar – telefone: (11) 2117-4777

Quando: até 31 de julho (domingo) - terças a sábados, das 12h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h

Entrada franca

Mais informações: http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=2120