Sul do Brasil reuniu diversas atividades em Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

Ter, 07/12/2010 - 18:56
A maior parte da comunidade palestina que vive hoje no Brasil está localizada no sul do país, somando cerca de 20 mil pessoas só no Rio Grande do Sul. Assim, as celebrações do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino (29/11) tiveram bastante êxito na região, como em Foz do Iguaçu (PR), Uruguaiana (RS), Balneário Camboriú (SC) e Florianópolis (SC).

Em Uruguaiana, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão especial, no dia 30 de novembro, com a presença dos representantes da comunidade árabe-palestina e da Sociedade Beneficente Árabe-Palestina Brasileira. O vereador José Clemente Corrêa (PT), proponente da solenidade, lembrou a contribuição da comunidade para o desenvolvimento do município, principalmente no setor do comércio e de supermercados. O vereador e o presidente da Câmara Municipal, Adalberto Silva (PP), fizeram a entrega de um certificado ao presidente da Sociedade Beneficente Árabe-Palestina Brasileira, Read Barakat Mahamad Jaber, em reconhecimento aos serviços prestados pela entidade ao muniípio. Ao final, Barakat presenteou com um lenço típico da Palestina cada um dos vereadores.

Câmara Municipal de Foz do IguaçuJá a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu foi palco de repúdio ao cerco palestino, no dia 29 de novembro. Na ocasião, o embaixador da Liga dos Estados Árabes, Bachar Yagui, disse, “ser árabe é exigir da comunidade internacional a tomada de medidas imediatas e necessárias para erradicar o cerco injusto e desumano de Israel na faixa de Gaza”. O guia religioso da Mesquita Omar Ibn Khatab, Mohsen Al-Husseini, declarou que “hoje nada é mais importante do que estarmos aqui. Essa causa não é de uma etnia, mas humanitária”. O vice-prefeito, Francisco Brasileiro,  afirmou que  “a realidade palestina tem de ser denunciada todos os dias” e o vereador Nilton Bobato se somou aos dizeres do grupo ao pedir paz. Ainda durante a solenidade, um menino palestino Karam Rahman, de 11 anos, expressou a dor em palavras inocentes, mas com a força de quem ainda sonha com a liberdade. “Olhem para mim! Olhem para mim!”.

Em Florianópolis, cerca de 100 pessoas prestigiaram a sessão solene, também na Câmara Municipal. O presidente do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino, Nildomar Freire,  compartilhou com os presentes a importância da solidariedade internacional para construir a Palestina Livre. Em seguida, o Sheik Amin Karan,  representante da comunidade islâmica de Santa Catarina,  descreveu o sofrimento do povo palestino e clamou pela urgência de uma solução em prol da Palestina, que assegure os direitos, a justiça e a paz na região. Por último, Silvinha,Atividade em Balneário Camboriú membro do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino,  fez o relato de sua viagem à Palestina, emocionada,  compartilhou com os presentes o cotidiano vivido por aquele povo.

Em  Balneário Camboriú, onde as atividades de celebração começaram no dia 22 de novembro, a data foi celebrada com a exibição de filme, palestras, exposição de livros e roteiros de viagem, apresentações de danças com a participação especial do Grupo Folclórico Palestino Terra (RS). Houve ainda um jantar com pratos árabes e o acompanhamento da votação da legislação municipal nº 3199/2010, que instituiu o 29 de novembro como o Dia de Solidariedade ao Povo Palestino no município de Balneário Camboriú.

Leia também:

Entidades se reúnem na Alesp em Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino