Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Diretoria ICArabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

ICArabe lamenta morte do artista palestino Sliman Mansour

26/08/2026

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Sufismo, por Gisele Fonseca Chagas

21/08/2026

Salamaleque leva ao palco neste sábado (22) memórias e tradições da cultura árabe

17/08/2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Diretoria ICArabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Institucional»Simpósio Expedição Aziz Ab’Saber 100 Anos: leia o discurso de Natalia Calfat, presidente eleita do ICArabe, na abertura do evento
Institucional

Simpósio Expedição Aziz Ab’Saber 100 Anos: leia o discurso de Natalia Calfat, presidente eleita do ICArabe, na abertura do evento

 

É com alegria que damos muito boas-vindas ao “Simpósio Expedição Aziz Ab’Saber 100 Anos”, realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com o Instituto da Cultura Árabe e a Cátedra Edward Said de Estudos da Contemporaneidade – Unifesp.

No encontro de hoje temos a honra e o carinho de homenagear o Professor Aziz Nacib Ab’Saber em seu centenário. Geógrafo, educador e pesquisador, o Professor Aziz é atualmente uma das grandes referências nas temáticas de meio ambiente e impactos ambientais decorrentes das atividades humanas.

Hoje, através das três mesas de debate que apresentaremos, buscamos celebrar o legado do professor em diferentes campos de pesquisa e atuação, suas contribuições a importantes instituições do pensamento brasileiro, sua vida e sua relação com o mundo árabe e com a comunidade árabe no Brasil.

Prof. Aziz dedicou uma vida aos estudos e pesquisas acadêmicas. Lecionou na Universidade de São Paulo por mais de 30 anos, tornando-se professor-emérito da USP. Contabiliza em sua trajetória um total de 486 obras, entre artigos acadêmicos, teses, capítulos de livros, documentos, artigos e relatórios. Ab’Saber também conquistou diversos prêmios importantes.

Em 2011, foi escolhido pela União Brasileira de Escritores como o Intelectual do Ano, prêmio que o firma como um dos maiores nomes da Geografia moderna. Recebeu em 2005 o prêmio Jabuti de melhor livro na categoria Ciências Humanas com a obra “São Paulo, ensaios entreveros”. Também ganhou o Prêmio Internacional de Ecologia e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente.

Foi Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), professor honorário do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e presidente de honra da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência e do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe).

Pioneiro em geografia física, ecologia, meio ambiente e cidadania, se debruçou sobre questões socioambientais, agroecologia e variações climáticas. Foi um defensor do direito da natureza e do direito humano à água, celebrando o conhecimento das comunidades nativas.

Observador da paisagem durante todas suas viagens, Prof. Aziz teorizou sobre o avanço e o recuo dos diferentes tipos de vegetação conforme as alterações climáticas do planeta. Era focado na geomorfologia, mas era verdadeiramente um geógrafo completo. Muito preocupado com as questões ambientais do país, ele desenvolveu diversos estudos considerados de Geografia Humana e de planejamento urbano e ambiental.

Mesmo sem assumir nenhum cargo político (exceto pelo breve período enquanto presidente do Condephaat), atuou politicamente: como na orientação da mudança da área da construção do Aeroporto Internacional de São Paulo e a exemplo de sua mediação no conflito entre empresas mineradoras e garimpeiros da Serra Pelada, buscando maior integração entre as partes e alternativas para solucionar o dilema.

Prof. Aziz também desenvolveu modelos de zoneamento ecológico, projetos de reflorestamento, preocupava-se com sustentabilidade e reaproveitamento, com a recuperação e restauração de áreas degradadas, tendo antecipado, por exemplo, a intensificação das chuvas no sul e no sudeste.

É, sobretudo, inspiração para o enfrentamento dos desafios climáticos da contemporaneidade. A identificação de problemas e as soluções apresentadas por ele são extremamente atuais no cenário contemporâneo de emergência climática que vivemos.

Prof. Aziz é merecedor de vários títulos: geógrafo humanista, mestre na preservação da natureza, geógrafo completo (um dos títulos que mais gosto), e meu preferido: jardineiro. Explico: Ainda jovem, Aziz queria tanto trabalhar na Universidade de São Paulo que, na época bacharel e pós-graduado, aceitou o cargo e o salário de jardineiro, já que seu professor não podia empregá-lo como pesquisador sênior em seu laboratório.

Depois de três meses cuidando das árvores e das plantas, surgiu a oportunidade de ser prático de laboratório, cargo que ocupou até defender a livre-docência, em 1965.

Como presidente de honra do Instituto de Cultura Árabe, Aziz Ab’Saber foi um dos maiores representantes da cultura árabe no Brasil.  

Além de dedicado estudioso de geomorfologia, etnologia e antropologia, é um grande conhecedor da cultura árabe. Um ano antes de falecer, Ab’Saber acompanhava atentamente o desenrolar dos acontecimentos da chamada Primavera Árabe, talvez sem ter dimensão que ,15 anos depois, a região – terra de seu pai – estaria como hoje, sob ataque.

Em 1996, Aziz passou duas semanas viajando por Síria, Líbano e Egito. Conheceu a cidade natal de seu pai e teve a oportunidade de travar contato com a geografia real de todos aqueles países que fizeram parte das histórias contadas durante sua infância. “Eu tinha desespero para ver a realidade geográfica disso”, disse. Prof Aziz tinha esse espírito, de sair para a rua – ou para a mata – estar na universidade, mas a todo tempo estar fora dela, em contato próximo com a sociedade.

Isso fala precisamente do espírito do Prof. Aziz, da sede pelo conhecimento, do olhar para o outro, da insistência na ciência, na valorização dos ensinamentos tradicionais, do respeito à terra, da gentileza, da troca… e do legado.

O falecimento do Prof. Aziz em 2012 se deu antes da minha entrada no Instituto, de modo que eu não o conheci pessoalmente. Mas gostaria de falar sobre como esse legado é rico, poderoso e permanente. Candura é a palavra que me vem para descrever o Prof. Aziz porque sempre que dilemas se colocam à frente da diretoria ou dos integrantes do Instituto é a ele que os fundadores fazem referência. ‘Aziz diria’ eles dizem… ou ‘Aziz faria’. Isso é o que chamo de herança.

Ele e seu legado perduram lindamente, Prof. Aziz é contínuo porque os dilemas com os quais ele lidava permanecem presentes, e a sustentabilidade das soluções que ele apresentava também. Ele vive na valorização de suas raízes, na exaltação da cultura árabe no Brasil e na contribuição sobre a produção e desenvolvimento do conhecimento humano ao longo da história.

É por isso que o Prof. Aziz Ab’Saber vive na universidade brasileira, na cultura brasileira, na comunidade árabe-brasileira e no meio ambiente e geografia brasileiros.

Obrigada, Prof. Aziz, pelo que nos ensinou depois de sua partida.

 

26 de novembro de 2024.

Natalia Calfat, presidente eleita do Instituto da Cultura Árabe

*Para garantia da acessibilidade e democratização da informação, o evento contou com a colaboração de intérpretes de Libras.

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorUma celebração ao legado de Aziz Ab’Saber em simpósio no Sesc 24 de Maio
Próxima Assista ao debate Gaza urgente: genocídio, jornalismo e direitos humanos
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Conheça os membros da nova Diretoria

12/12/2024

Conheça a Diretoria do ICArabe para o biênio 2025-26

12/12/2024

Nota de pesar: Eduardo Elias 

27/06/2024

EVENTOS

ICArabe participa de debate com o jornalista israelense Gideon Levy em São Paulo

I Seminário de Saúde das Populações Imigrantes, Refugiadas, Apátridas e Retornadas – 7 de agosto, das 8h30 às 18h – USP

Aula sobre Direito Internacional a partir do Sul Global – 22 de julho, às 19h – online

 Clube do Livro Tabla – Encontro de julho — dia 29/07, às 19h30

Notícias

ICArabe lamenta morte do artista palestino Sliman Mansour

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Sufismo, por Gisele Fonseca Chagas

21/08/2026

Salamaleque leva ao palco neste sábado (22) memórias e tradições da cultura árabe

17/08/2026
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📽A Mostra Mundo Árabe de Cinema está chegando! Com 📽A Mostra Mundo Árabe de Cinema está chegando! Começa dia 2 de setembro. Programação em breve.

@mostramundoarabedecinema
▪️O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) lamenta p ▪️O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) lamenta profundamente o falecimento do artista plástico palestino Sliman Mansour, ocorrido em 24 de agosto, aos 79 anos.

🇵🇸Um dos grandes nomes da arte palestina contemporânea, Mansour dedicou sua obra à memória, à identidade, à terra e à cultura palestinas, tornando-se uma referência da resistência cultural.

▪️O ICArabe se solidariza com seus familiares, amigos e com toda a comunidade cultural palestina e árabe. Seu legado permanecerá vivo na arte e na memória da Palestina.
🙍🏿‍♀️🙍🏼‍♀️🙍🏻‍♀️O Dia Internacional da Igualdade Fe 🙍🏿‍♀️🙍🏼‍♀️🙍🏻‍♀️O Dia Internacional da Igualdade Feminina é celebrado nesta quarta-feira, 26 de agosto..
A data reconhece as conquistas das mulheres ao longo dos anos e promove debates para o alcance da igualdade de gênero.
#Repost @camaraarabebrasileira ... Novos palestran #Repost @camaraarabebrasileira
...
Novos palestrantes confirmados para a 5ª edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. No dia 25 de agosto, lideranças e especialistas se reúnem em São Paulo para debater temas estratégicos, compartilhar perspectivas e ampliar as oportunidades entre o Brasil e os países árabes. Ainda dá tempo de participar presencialmente ou acompanhar a transmissão online. Inscreva-se agora pelo site do Fórum. Link na bio!
🌙 O que é o Sufismo e por que essa tradição místic 🌙 O que é o Sufismo e por que essa tradição mística é tão importante na história do Islã?

✍️ No novo verbete do ICArabe, você conhece o Sufismo (tasawwuf), uma das principais vertentes místicas do Islã, marcada pela busca da experiência direta com o divino e por diferentes práticas, tradições e caminhos espirituais.

📚 De autoria de Gisele Fonseca Chagas, o verbete também destaca a presença do Sufismo na literatura e na cultura islâmica, com nomes como Rumi e Farid al-Din Attar.

🌍 A publicação integra a série especial de verbetes do ICArabe, criada para ampliar o conhecimento sobre o mundo árabe, valorizar sua diversidade e contribuir para a desconstrução de estereótipos.

⬅️ Arraste para o lado e confira!
🇱🇧A Associação Cultural Brasil-Líbano promoverá em 🇱🇧A Associação Cultural Brasil-Líbano promoverá em setembro iniciativas para comemorar os 150 anos da viagem do imperador Dom Pedro II ao Líbano, entre elas, a exposição itinerante, que contará com a apresentação da bandeira e espada de D. Pedro II, cedidas pela Casa Imperial do Brasil, além da Rota da Viagem do Imperador ao Líbano, imagens do seu diário, depoimento sobre as cidades visitadas, além de outras imagens.

🔗Saiba mais em nosso site. Link disponível nos stories.
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.