Editora Tabla promoverá lançamento do livro Sultanas esquecidas, de Fátima Mernissi, nesta sexta (15)

Ter, 12/03/2024 - 16:33

Evento acontecerá de forma presencial na Livraria da Travessa de Pinheiros, em SP. 

Editora Tabla promoverá, nesta sexta-feira, dia 15 de março, o lançamento presencial do livro Sultanas esquecidas, de Fátima Mernissi. O evento acontecerá, às 19h, na Livraria Travessa de Pinheiros, em São Paulo.

Na obra, a socióloga e feminista marroquina Fatima Mernissi (1940-2015) narra a história do Islã a partir do protagonismo feminino, contribuindo para a escrita da história das mulheres de qualquer época, lugar ou religião. Mernissi defendia a ideia de que elas escrevessem sobre mulheres na história e sobre a história delas. Para a aurora, o maior equívoco foi deixar que não só a história, mas a memória, o coletivo e o espaço da produção do conhecimento fossem dominados pelos homens. 

Para discutir o livro, a autora e seus diversos atravessamentos, o evento receberá as professoras Samira Osman e Flávia Paniz, com mediação da jornalista Paula Carvalho. 

Sobre as participantes

Samira Osman, professora associada de História da Ásia do curso de História da UNIFESP e do PPG em História da UNIFESP. Tem doutorado em História Social pela USP (2007) com ênfase em História Oral. Samira escreveu o prefácio de Sultanas esquecidas: mulheres chefes de Estado no Islã.

Flavia Paniz, professora doutora em Sociologia na UEMG, e pesquisadora nas áreas de estudos interseccionais de gênero e sexualidade, feminismos pós-coloniais e decoloniais, Estudos de Oriente Médio e geopolítica da produção de conhecimento.

Paula Carvalho, jornalista, doutora em História pela UFF e autora do livro Direito à Vagabundagem: As viagens de Isabelle Eberhardt.

Serviço: 

O quê: Lançamento presencial do livro  Sultanas esquecidas, de Fátima Mernissi

Quando: 15 de março, sexta-feira, as 19h

Onde: Livraria Travessa de Pinheiros, em São Paulo - R. dos Pinheiros, 513, Pinheiros, São Paulo/SP