Poeta sírio participará da Flip 2016

seg, 18/04/2016 - 13:34
Publicado em:
O poeta sírio Abud Said participará da 14ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty - Flip, que ocorre entre 29 de junho e 3 de julho. Said, que atualmente está asilado na Alemanha, fará parte da mesa que vai tratar da guerra da Síria e a crise dos refugiados na Europa, sob o olhar de pessoas comuns, que sofrem na pele as consequências da violência e se veem obrigadas a sair de suas terras. 

O primeiro livro de poemas de Said, que nasceu em 1983, em Aleppo, "O Cara mais Esperto do Facebook", surgiu do registro de seu dia a dia para os amigos. Em sua página na rede social ele postava poemas, aforismos, anedotas e comentários sobre o cotidiano da guerra e a fuga para a Europa. A página logo despertou a atenção por dois motivos: o forte teor documental e o valor literário. Acabou virando livro e foi editado em alemão e em inglês. Aqui no Brasil, será lançado pela Editora 34 para a Flip.

O poeta falará ao lado da jornalista Patrícia Campos Mello, que tem experiência em coberturas de guerra e de crises. Ela está escrevendo o livro "Lua de Mel em Kobani" (para a Companhia das Letras), que traz uma narrativa sobre a guerra contra o Estado Islâmico na Síria contada por um casal de refugiados que sobreviveu ao cerco da cidade de Kobani, em 2014.

 

Página da Flip no Facebook: https://www.facebook.com/flip.paraty/

Site: http://www.flip.org.br/