Sherazade ilustrada chega ao Brasil

Qua, 13/07/2016 - 15:36
O “Livro das mil e uma noites” já ganhou traduções no mundo inteiro, virou peça de teatro, foi adaptado para crianças. Agora, alguns contos da obra chegam às livrarias em formato de quadrinhos em um lançamento que marca a estreia da Figura Editora, do Rio Grande do Sul, no mercado nacional. Escrito pelo ilustrador e quadrinista italiano Sergio Toppi (1932-2012) e lançado em 1979 na Itália, “Sharaz-De - Contos de As mil e uma noites” narra em ilustrações e em uma interpretação livre histórias menos famosas narradas pela rainha Sherazade no clássico árabe.

A Figura Editora foi criada pelos editores Rodrigo Rosa e Ivete Giraldo, que escolheram a obra de Toppi para o pontapé inicial. “Queríamos que o primeiro livro fosse um trabalho muito impactante”, disse Rosa, que é artista gráfico e ilustrador. “Essa obra foi um marco na carreira do Toppi e o levou a alcançar o ápice do estilo. Ele faz uma mescla de ilustração com narrativa ilustrada a partir de uma adaptação livre dos contos menos conhecidos do ‘Livro das mil e uma noites’. Toppi era quase um artesão”, comparou Rosa.

Em “Sharaz-De”, o autor abre mão das linhas determinadas pelos quadrinhos dos gibis e desenvolve a narrativa em traços que ora ocupam toda a página, ora fogem do enquadramento tradicional, ora voltam à divisão em quadros.

No clássico árabe, o rei Shariar promete se casar com uma mulher a cada dia e assassiná-la todas as noites. Ele adota essa medida após ser traído pela esposa, que era amante de um servo. Ao se casar com o rei, Sharazade decide narrar a ele uma história a cada noite e só contar o final dela na noite seguinte, quando um novo conto se inicia para ser concluído apenas no próximo anoitecer. Instigar a curiosidade do déspota é uma forma que Sharazade encontra de sobreviver.

“Ele recria a história a partir da interpretação dele com base na iconografia árabe. Mas também buscou inspiração no filme ‘Édipo Rei’, de Pier Paolo Pasolini (1967). Ele fugiu de algo comum. Quase 40 anos depois, uma obra de Toppi volta a ser publicada no Brasil”, disse Rosa.

O editor afirmou que ainda está pesquisando sobre os próximos números a ser lançados pela Figura, mas lembra que esta obra já publicada é apenas o primeiro volume de “Sharaz-De”. “É possível que nosso próximo livro seja o segundo volume”, afirmou.

 

Serviço

Título: Sharaz-De, Contos de As mil e uma noites (Volume 1)

Autor: Sergio Toppi

Tradução: Maria Clara Carneiro

160 páginas

ISBN: 978-85-5977-000-1

R$ 79,90

Onde comprar: livrarias ou na página da editora no Facebook (www.facebook.com/figuraeditora/)