Trajetória do avô libanês inspira livro de Marcelo Maluf

Sex, 30/10/2015 - 15:29
Publicado em:
A trajetória do avo libanês que nunca conheceu é reimaginada pelo escritor paulista Marcelo Maluf no livro "A Imensidão Íntima dos Carneiros", recém lançado pela editora Reformatório e produzido com auxílio do Proac-SP (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), que recebeu em 2013.

“Meu avô morreu antes de eu nascer. A minha avó, que é síria, casou com ele quando chegou no Brasil. Eu tenho essa relação muito mais musical (do som das palavras) e com os sabores, mas nunca aprendi a língua árabe. Depois  que meu pai faleceu é que eu comecei a investigar essa historia que gerou o livro. É como se estivesse contando as memórias de meu avô, na infância, no Líbano, e depois um pouco da vida dele aqui no Brasil, em seu último ano de vida (ele morreu em 1967). É como se esse neto, que sou eu, fosse para 1966 e conhecesse esse avô através de suas próprias memórias. A história gira em torno dessa relação entre neto e avô”, explica Marcelo.

Uma revelação de um tio foi fundamental para esta construção: quando o pai de Marcelo faleceu, no ano 2000, seu tio reuniu Marcelo e seus irmãos para contar uma história que só ele sabia e que seu também não conhecera. “Os dois irmãos do meu avô morreram assassinados pelos soldados do Império Otomano no quintal da casa e o meu avô assistiu toda a cena. O meu bisavô, Simão, resolveu então mandar o meu avô para o Brasil, na época com 11 anos de idade. Essa história ficou no subterrâneo da família”, conta. À época, Marcelo, já com alguns livros infantis escritos, decidiu contar esta história e o fez seis anos mais tarde. 

O livro também homenageia as “Mil e Uma Noites”, recontando sua história familiar permeada por contos e elementos fantásticos. “O universo do mundo árabe e do Líbano chegou para mim através da literatura. Como escritor, fui atrás desses escritores, atrás da literatura árabe para tentar chegar nesse universo e sentir. Eu li desde os tradicionais até os autores contemporâneos.”

O titulo do livro faz referência ao avô, pastor de carneiros e cristão. Mas há também personagens muçulmanos. Tento fazer essa aproximação. “Estamos vivendo um momento muito ruim com a questão do Estado Islâmico e toda essa destruição. As pessoas tendem a olhar infelizmente para o islamismo de uma maneira errada e para mim, a questão da espiritualidade é muito importante, ela não é de ninguém e é de todos.”

A obra se aproxima de livros sobre imigrantes libaneses, como os clássicos "Dois Irmãos" (Milton Hatoum) e "Lavoura Arcaica" (Raduan Nassar). Marcelo lembra ainda a influência do intelectual palestino Edward Said, inspiração da criação do ICArabe. “O livro ‘Fora do Lugar’, conta, o ajudou a entender sua identidade, um brasileiro com uma herança árabe. “É como se me desse o empoderamento para compreender de verdade qual é a minha identidade. É uma mistura de tudo isso.”

E é esta descoberta da identidade que Marcelo espera dar à literatura brasileira com seu livro. “Esse empoderamento para quem ler, para que possa se identificar com o livro no sentido de que deve haver histórias parecidas com essa. A minha historia não é única, é universal, e eu procurei universalizar, colocar de modo que as pessoas pudessem se identificar desde o brasileiro até o outro que não encontra esse lugar. E tem muito a ver com a nossa cultura brasileira, a cultura da miscigenação, da mistura, na qual se permite esse abraço nas outras culturas sem perder, de modo algum, a qualidade da outra, mas criando uma terceira coisa.”

 

Serviço:

A imensidão íntima dos carneiros

Autor Marcelo Maluf

Editora Reformatório

Quanto: R$ 35 (156 págs.)