Curso “As Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica”: aula do Professor João Baptista Vargens abre bloco de humanidades

Qui, 15/04/2021 - 22:34
Publicado em:


O Instituto da Cultura Árabe - ICArabe promoveu nesta quinta-feira, 15 de abril, o início do Bloco de Artes e Humanidades do curso “Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica para a humanidade em perspectiva histórica”, com o Prof. Dr. João Baptista de Medeiros Vargens (UFRJ), que ministrou a aula “Léxico Português de Origem Árabe".

A aula foi apresentada por Natália Calfat, diretora cultural do ICArabe, e moderada pelo conselheiro do Instituto, Gabriel Bonduki. Para assistir, clique aqui
 

Antes de sua apresentação o convidado contou sobre o processo para a publicação do dicionário. "O Léxico Português de Origem Árabe é um trabalho de um grupo da Universidade de São Paulo e da Universidade do Rio de Janeiro, que possuem departamentos de estudos árabes. Foi um trabalho árduo, mas fiquei muito orgulhoso de fazer a edição da publicação. Agradeço ao presidente do ICArabe, Omar Murched, à Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, à Casa Árabe e ao Instituto do Sono pelo suporte ao nosso trabalho", afirmou o palestrante.

Para saber mais sobre o Professor João Baptista de Medeiros Vargens e suas obras, clique aqui.

O livro está disponível para venda no site da editora Almádena http://www.almadenaeditora.com/

dic

Assista às aulas já realizadas:

Para assistir à primeira aula do curso, com o presidente do ICArabe, Murched Taha, clique aqui.

Para assistir à segunda aula do curso, com a Profª Dra. Soraya Smaili, reitora da UNIFESP,  clique aqui

Para assistir à terceira aula do curso, com a Profª Anaíse R. Andrade Shigue, professora da UNIFESPclique aqui.

Para assistir à quarta aula do curso, com a Profª Dra. Lygia Ferreira Rocco (USP)clique aqui.

Para assistir à quinta aula do curso, com Angela Martins, CEO do First Anu Dhabi Bank, clique aqui.

Para assistir à sexta aula do curso, com o Prof.Dr. Ivã Gurgel (IF/USP), clique aqui 

 

As inscrições para as próximas aulas estão abertas. Para acessar a programação e fazer sua inscrição, clique aqui

 

Aula 8: “A filosofia no mundo islâmico medieval”

O Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar (UNIFESP) ministrará a aula “A filosofia no mundo islâmico medieval” na próxima quinta-feira, 22 de abril, às 19h. Para se inscrever, clique aqui

 

Sobre o curso:

São 21 aulas, uma por semana, cada qual com um tema específico e um professor diferente. O curso contará com a participação de renomados especialistas atuando nas maiores universidades e instituições do país.

O curso terá palestras virtuais seguidas de debate, sempre às quintas-feiras, às 19h. As aulas acontecerão ao longo de todo o primeiro semestre até o mês de julho. As aulas serão separadas por blocos temáticos.

Serão emitidos certificados de participação por bloco temático ou para o curso completo, somente para quem tiver frequência mínima de 75%. Para isto, o participante precisa acompanhar pelo zoom. Os certificados terão preços especiais para sócios (R$ 10,00) e R$ 35,00 para não sócios.