Editora Tabla promove bate-papo com escritora iraquiana Dunya Mikhail. Assista no YouTube
Nesta quinta-feira (26), a Editora Tabla realizou bate-papo com a escritora iraquiana Dunya Mikhail, que hoje é uma das poetas mais importantes daquele país. Assista ao vídeo clicando aqui.
Dunya falou à jornalista Paula Carvalho, escritora e editora de podcasts da Revista Quatro Cinco Um, sobre sua obra e da sua trajetória, além de seu primeiro romance, “A tatuagem de pássaro”, lançado em português pela Tabla no final de 2022, com tradução de Beatriz Negreiros Gemignani.
O romance narra a terrível e fascinante jornada de Helin, uma mulher iazidi que foi sequestrada e mantida em cativeiro como escrava sexual pelo Estado Islâmico, no norte do Iraque. Graças à ajuda de um apicultor, Abdullah, Helin consegue escapar das garras da organização e tem como desafio refazer a sua vida.
É uma história sobre a perseguição ao povo iazidi. Ao mesmo tempo, e com uma linguagem fortemente poética, o romance lança luz sobre a cultura e a tradição desse povo, sua imensa força e resiliência.
O livro foi finalista do International Prize for Arabic Fiction em 2021.
A autora Dunya Mikhail nasceu em 1965, em Bagdá, no Iraque. Formada em Literatura Inglesa pela Universidade de Bagdá e com mestrado em Literaturas Orientais pela Wayne State University, trabalhou como jornalista e tradutora, e como escritora, se dedicou à poesia, gênero pelo qual ela é mais conhecida.
Hoje, Dunya é considerada uma das grandes poetas contemporâneas de língua árabe. Em 1995, a autora deixou o Iraque e, depois de uma passagem pela Jordânia, mudou-se para os Estados Unidos, onde vive até hoje e leciona Língua e Literatura Árabes na Oakland University, em Michigan.
Em 2020, Dunya Mikhail recebeu o Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe.
Ficha Técnica
A tatuagem de pássaro
Dunya Mikhail
Editora Tabla
2022, 1ª edição
Projeto Gráfico: Cristina Gu
288 páginas
ISBN: 978-65-86824-42-1
R$ 71,00
Com ANBA