Em São Paulo, a manifestação será às 14h, com concentração em frente ao MASP e caminhada até a Praça Roosevelt.
Atendendo a chamado pelo Dia de Ação Global, neste sábado, 29 de novembro, acontecerão atos em várias capitais e cidades brasileiras em solidariedade ao povo palestino. Na cidade de São Paulo o ato chamado pela Frente em Defesa do Povo Palestino SP, em conjunto com cerca de 50 organizações da sociedade civil brasileira e árabe-palestina, ocorrerá a partir das 14h (concentração no MASP e caminhada até a Praça Roosevelt).
Por que o dia 29:
Em 29 de novembro de 1947 a primeira Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas, presidida pelo diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, recomendou a partilha da Palestina em um estado judeu (56%), um estado árabe (43%), com Jerusalém sob administração internacional. A recomendação se deu sem consulta aos habitantes árabe-palestinos nativos, representando um sinal verde para a limpeza étnica planejada pelas milícias sionistas que culminou na pedra fundamental da Nakba (catástrofe com a formação do Estado colonial e racista de Israel em 78% da Palestina em 15 de maio de 1948).
Trinta anos depois, a ONU instituiu a data de 29 de novembro como Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.
Desde então, todos os anos ocorrem manifestações na data em todo o mundo. Neste ano, o Dia de Ação Global ganha ainda mais sentido de urgência, diante do atual genocídio em Gaza e limpeza étnica aprofundada na Cisjordânia.
CONFIRA OS ATOS JÁ CONFIRMADOS NO BRASIL:
29 de novembro
São Paulo – SP
MASP (concentração) – 14h
Belém -PA
Mercado do Ver-o-peso
Concentração na Escadinha – 9h
Brasília – DF
Feira da Ponta Norte – CLN 216 (Norte) – 10h
Boa Vista – RR
Praça Fabio Paracat – 17h
Florianópolis – SC
Largo da Catedral Metropolitana de Florianópolis (Praça XV – Centro) – 10h
Maceió – AL
Calçadão do Centro de Maceió – 10h
Natal – RN
Praça do Relógio – Alecrim – 9h
Porto Alegre – RS
Praça Garibaldi – 9h30
Santa Cruz do Sul-RS
Monumento ao Imigrante – 10h30
Vespasiano – MG
Feira do Morro Alto – 9h
Além destes, durante toda a semana estão acontecendo atividades culturais e políticas e manifestações até domingo (30/11), inclusive em outras cidades, como Goiânia (GO), Santo Ângelo (RS), Ribeirão Preto (SP) e Belo Horizonte (MG).
