Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

12/08/2025

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Geral»Consulado Geral do Brasil em Beirute divulga cultura brasileira no Líbano
Geral

Consulado Geral do Brasil em Beirute divulga cultura brasileira no Líbano

Atualmente, vivem no Líbano cerca de 10 mil brasileiros. As relações culturais entre os dois países são históricas, e têm se fortalecido por meio de diversas ações promovidas pelo Consulado Geral do Brasil no Líbano. Para falar sobre essas ações e seus objetivos, o ICArabe enviou as perguntas que compõem a entrevista abaixo, respondidas em conjunto pelos diplomatas lotados no Consulado Geral em Beirute. 

Quais são as principais atividades que o Consulado Geral do Brasil no Líbano tem realizado para divulgar a cultura brasileira no país? 

Dentre as principais atribuições do Consulado-Geral em Beirute figura a relevante questão de atender às reivindicações e demandas apresentadas pela numerosa Comunidade de nacionais brasileiros em solo libanês, estimada em cerca de 10.000 compatriotas. Naturalmente, as demandas de natureza cultural ocupam importante espaço nessa agenda de serviços prestados e/ou a serem atendidos pelo Consulado-Geral, tendo em vista que muitos de nossos compatriotas aqui residentes, ainda que muito bem integrados à sociedade libanesa, desejam também manter ativos seus vínculos culturais com o Brasil.

Iniciativas nesse sentido vêm sendo desenvolvidas em anos recentes, muitos das quais em parceria com os membros do Conselho de Cidadãos em Beirute, que nos apresentam regularmente sugestões de ações a serem empreendidas em prol da Comunidade. Muito provavelmente, o exemplo mais emblemático dessa modalidade de colaboração intracomunitária está bem representado pelo admirável trabalho desempenhado, sempre de forma voluntária, por membros da Comunidade no “Projeto Alecrim Líbano”, em Baalbeck, no Vale do Bekaa, na tarefa de tentar preservar a identidade cultural nacional de crianças brasileiras e bi-nacionais líbano-brasileiras, por meio de atividades lúdicas e educacionais.  A colônia brasileira é muito forte no Líbano, assim como nosso país tem recebido diversos imigrantes vindos deste país.

De que forma as atividades culturais promovidas pelo Consulado fortalecem essas relações? 

A cultura (a língua, os hábitos, os costumes, a história) é a base da identidade de um povo. Portanto, o intercâmbio cultural permite o conhecimento mútuo entre dois (ou mais)  povos – intecâmbio esse que não somente facilita como permeia as relações de toda natureza – econômicas, financeiras, comerciais e políticas – entre os diferentes povos. Ao promover atividades culturais no Líbano, com o objetivo precípuo de manter viva não só a nossa língua – o português – como também as nossas tradições, costumes e hábitos junto à diáspora brasileira, o Consulado Geral está, sem dúvida, contribuindo para o fortalecimento das relações bilaterais libano-brasileiras.      

As atividades são voltadas mais para brasileiros que vivem no Líbano ou para libaneses interessados em conhecer nossa cultura? Qual é o público alvo das atividades? 

O trabalho de natureza cultural desenvolvido pelo Consulado-Geral dirige-se apenas aos nacionais brasileiros, com o intuito de que estes mantenham seus laços bastante estreitados com o nosso país. Já o trabalho de difundir a cultura brasileira a nacionais libaneses compete à Embaixada do Brasil em Beirute, que, coincidentemente, acaba de inaugurar um belíssimo Centro Cultural com essa finalidade na capital libanesa. Naturalmente, os membros da Comunidade também se beneficiarão das atividades desenvolvidas no Centro Cultural Líbano-Brasil, como já tem sido o caso das projeções semanais de filmes brasileiros, cuja programação teve início em maio último.  

As ações do Consulado têm sido divulgadas por meio de portais na internet. Quais são e como funcionam? 

O Consulado-Geral, inaugurado em fevereiro 2006 (até então, o atendimento aos nacionais brasileiros era assegurado pelo Serviço Consular da Embaixada em Beirute), possui sítio eletrônico desde 2007, em que figuram de forma pormenorizada as informações de natureza consular. Entretanto, para poder melhor atender às demandas de interlocução com a Comunidade, decidiu-se, no âmbito das próprias reuniões do Conselho de Cidadãos, também trabalhar com a plataforma da rede social “facebook”, tendo em vista o maior grau de informalidade e rapidez que esta modalidade de comunicação também logra proporcionar. Com esse objetivo, desde março último, o Consulado-Geral passou a administrar três páginas naquela plataforma, com objetivos distintos: uma de interlocução permanente com a Comunidade (“Consulado-Geral em Beirute Comunidade”), em que são divuldadas informações variadas de potencial interesse de nossos compatriotas em solo libanês; uma segunda, de cunho mais institucional e mais direcionada para as informações de natureza consular propriamente ditas (“Consulado-Geral do Brasil em Beirute”); e, finalmente, uma terceira, que objetiva divulgar as atividades do Conselho de Cidadãos Brasileiros (“Conselho de Cidadãos Brasileiros em Beirute”).      

Quais são as próximas atividades programadas pelo Consulado Geral do Brasil no Líbano? 

No âmbito do atendimento às mais recentes reivindicações dos membros da Comunidade, valeria mencionar a próxima organização de Consulado itinerante a localidades no Vale do Bekaa com forte concentração de nacionais brasileiros, como por exemplo Karaoun, Sultan Yacoub, Bar Elias, dentre outras, ocasião em que serão prestados serviços de natureza consular (emissão de documentos brasileiros, matrículas consulares e outras necessidades que se apresentem). Também nessa mesma linha de ação, o Consulado-Geral iniciará, creio que de forma algo inédita, o atendimento durante os “Domingos Consulares”, ocasião em que a Repartição abrirá as suas portas em pleno fim de semana para atender aqueles que não podem comparecer em dias úteis.

 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorLivraria na internet promove idioma árabe
Próxima Noite Lítero-Musical e Coquetel de Lançamento do Dicionário Árabe/ Português – São Paulo (SP)
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Artigo: De que saúde “mental” estamos falando na contemporaneidade? Onde foi escondido o contexto existencial? Uma reflexão a partir do livro da psiquiatra Samah Jabr

06/07/2025

Procon lança cartilha “Direitos Básicos do Consumidor para Refugiados e Imigrantes”

02/07/2025

Presidente do ICArabe é destaque em matéria sobre a cultura árabe

02/07/2025

EVENTOS

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🎬✨ Aberta em São Paulo a³20ª Mostra Mundo 🎬✨ Aberta em São Paulo  a³20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Com sala lotada, o CineSesc/SP recebeu nesta quarta-feira (13) a abertura da edição 2025 da Mostra Mundo Árabe de Cinema, com o filme ",Tudo o que resta de você ". Este ano, a realização do ICArabe celebra duas décadas de histórias e cultura árabe no Brasil.

A cerimônia de abertura contou com as presenças de: Natalia Calfat, presidente do ICArabe,; Cláudio Matos Brito, gerente geral do CCBB São Paulo; William Adib Dib Junior, presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira; Isabel Fernandez, diretora espanhola do filme Os Construtores de Alhambra; Arthur Jafet, curador da mostra;, e Soraya Smaili, idealizadora da iniciativa.

📽️ Uma noite especial que marcou o início de mais uma edição repleta de filmes, debates e encontros culturais imperdíveis.

📍 CineSesc: 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP: 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
Abertura da Mostra Mundo Árabe de Cinema no CineS Abertura da Mostra Mundo Árabe de Cinema no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil. 

📍 CineSesc: 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP: 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
🎬 Abertura da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinem 🎬 Abertura da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil. Gabriel Sayeg, membro do ICArabe, convida a todos para prestigiarem esta edição especial.

📍 CineSesc: 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP: 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: Natália Calfa 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: Natália Calfat, presidente do ICArabe, fala sobre a edicão que celebra 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil. O filme de abertura é "Tudo o que resta de você".

📍 CineSesc: 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP: 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
🎞A abertura da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cin 🎞A abertura da  20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema abre nesta quarta (13) no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil, conya com presença da diretora espanhola Isabel Fernández 

O documentário "Os Construtores de Alhambra", dirigido por ela terá sessão com debate neste sábado (16), às 17h30, no CineSesc. 

📍 CineSesc: 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP: 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: confira o víde 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: confira o vídeo do presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, sobre a edição especial, que celebra 20 anos de história e cultura árabe no Brasil.

📍 CineSesc: 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP: 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.