Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

12/08/2025

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Geral»Diretora cultural da Câmara Árabe recebe prêmio da Unesco. Leia entrevista
Geral

Diretora cultural da Câmara Árabe recebe prêmio da Unesco. Leia entrevista

Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe 2019 foi anunciado na segunda-feira (18). A diretora cultural da Câmara Árabe, Silvia Antibas, recebeu o reconhecimento. Leia a entrevista. 

A diretora cultural da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a historiadora e curadora Silvia Antibas, recebeu o prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe 2019. O anúncio foi feito, em 18 de maio, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O artista palestino Suleiman Mansour também recebeu o prêmio que é dado a duas pessoas, grupos ou instituições a cada ano, desde 1998. Sharjah é um dos sete emirados árabes.

O prêmio é um reconhecimento do compromisso daqueles que, pelo trabalho e realizações notáveis, se esforçam para disseminar um maior conhecimento da arte e cultura árabe no mundo. Os laureados foram nomeados pela diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, por recomendação de um júri internacional. Cada um recebe um prêmio de US$ 30 mil. Uma cerimônia para receber o prêmio será feita no ano que vem, em Paris, na França.

Silvia Alice Antibas é a primeira mulher brasileira a receber o prêmio e a segunda pessoa do País a ser premiada. O primeiro foi o professor, João Baptista de Medeiros Vargens, em 2011. Ele é editor, autor, tradutor, lexicologista e professor de civilização e língua árabe. Medeiros se dedicou a destacar a presença da civilização árabe-muçulmana no Brasil e nos países de língua portuguesa.

Leia a seguir a entrevista com a historiadora:

Portal ICArabe – Você é a primeira mulher brasileira a receber o prêmio e a segunda pessoa do País a ser premiada. Qual o significado, não apenas do ponto de vista pessoal, mas para a cultura árabe no Brasil, deste prêmio?

Silvia Antibas – Na minha opinião o significado dessa premiação é o reconhecimento do “conjunto da obra”, um trabalho longo de formiguinha, de décadas, abrindo as portas de instituições árabes e não árabes. A ideia sempre foi de ir além dos estereótipos da cultura árabe (dança do ventre dabke etc) mas mostrar a produção contemporânea de artistas e intelectuais árabes ou brasileiros de origem árabe, mulheres e homens. Valorizar tanto as manifestações tradicionais quanto a produção cultural atual de todo o mundo árabe. O Prêmio joga luz sobre essa importante produção cultural. Ajuda a divulgação, abre portas para apoios e nos incentiva a continuar caminhando. 

Portal ICArabe – Em seus trinta anos de atuação pela valorização da cultura árabe, quais foram os momentos que mais te marcaram?

Silvia Antibas – Desde as primeiras exposições nos Clubes Sírio e Monte Líbano em São Paulo, as palestras/shows sobre os árabes na música brasileira no Clube Monte Líbano, a participação em eventos e seminários internacionais, exposição Taswir etc. Conseguir que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira iniciasse o projeto de digitalização da documentação da imigração sírio-libanesa em parceria com a Universidade de Saint Esprit de Kaslik, no Líbano foi uma vitória!  As parcerias com o ICArabe sempre deram grandes frutos: o concurso de curtas sobre a história da 25 de março, as Mostras de Cinema Árabe, os músicos Al Mu’tamid na Sala São Paulo, só para mencionar alguns.

Portal ICArabe – O mundo passa por transformações profundas neste momento. Como você vê o papel da cultura no esforço para superar os atuais desafios do planeta?

Silvia Antibas – Analisando como historiadora, as epidemias em vários momentos da história mundial aparecem e desaparecem com as quarentenas, medicamentos e vacinas. A pandemia atual tem algumas características diferentes. A cultura em geral foi tragicamente abalada pela pandemia. Shows, espetáculos, exposições, bibliotecas, oficinas precisam de público presencial.  Ao mesmo tempo, e essa é a diferença do atual momento que vivemos, a tecnologia facilita o acesso à produção cultural. E digo mais: a cultura nos ajuda inclusive a suportar com mais equilíbrio a quarentena a que estamos submetidos. Hoje temos acesso fácil aos filmes, shows, lives, séries, oficinas em todas as mídias. Sem contar os livros, claro! Os artistas tiveram que se reinventar e não perder o contato com o público. Mas é um baque econômico muito forte para o setor. A cultura em tempos conturbados como hoje também vive as suas contradições: é o território do livre pensar, serve para criar pontes. Mas, ao mesmo tempo, está sendo submetida a uma guerra cultural e ideológica com um final imprevisível. Daí a importância de instituições públicas estaduais e municipais, além das privadas, como a Câmara Árabe,  para poder dar vazão à criatividade de artistas e intelectuais.

Portal ICArabe – Pode falar um pouco sobre a Câmara Árabe em sua trajetória?

Silvia Antibas – A Câmara Árabe foi importantíssima nesse processo. Eu venho de uma carreira de mais de 30 anos em instituições culturais públicas e a Câmara me deu acesso ao mundo corporativo. Unir essas experiências públicas e privadas facilitou muito meu trabalho. A Câmara, antes de mais nada, teve a sensibilidade de entender a cultura como algo que pode agregar valor às suas atividades e valores. A missão da Câmara Árabe é conectar brasileiros e árabes para promover o desenvolvimento econômico, social e CULTURAL. A cultura faz parte, pois, da missão! Homens de negócios reconhecem que conhecer e respeitar o “outro” e a sua “cultura” é fundamental para o diálogo, para o conhecimento e até para fazer negócios. Sempre tive muito apoio da Diretoria e colaboradores. Não faço nada sem a aprovação dos dirigentes e estamos sempre trocando opiniões. A Diretoria trata a Cultura com muita sensibilidade. A Câmara tem uma estrutura fantástica para realização de projetos e uma equipe super profissional. Enfim, é um privilégio estar ligada à entidade e facilita muito o meu trabalho.

Portal ICArabe – Pode comentar o papel de instituições como a Câmara e o na promoção da cultura árabe no Brasil e na aproximação entre árabes e brasileiros?

Silvia Antibas –  A Câmara Árabe abre as portas para 22 países árabes. Países de uma diversidade regional e cultural inacreditável. Nossa maior referência no Brasil é o Oriente Médio, com Síria, Líbano, Palestina…. mas o universo é muito maior. Dos países do Golfo, passamos para o norte da África, assim como a África Subsaariana. É um território muito amplo, com mais de 400 milhões de habitantes, com muitas diferenças entre si, cada país com sua cultura específica. É muito rico.  Estamos sempre aprendendo e trocando conhecimento. Além disso, como falei anteriormente, a Câmara oferece estrutura (auditório, salas multiuso, TI) de altíssima qualidade e com modernos equipamentos. Sem contar equipe de colaboradores altamente qualificados. Acho que a Câmara faz muito pela cultura, além do seu papel como Câmara de Comércio. Por ter grande credibilidade na comunidade, no Brasil e no exterior, ela acaba se tornando um catalizador cultural importante. Na ausência de uma sede de um centro cultural confortavelmente instalado, a Câmara acaba fazendo um pouco esse papel.

Portal ICArabe – Que legado/mensagem às novas gerações você gostaria de deixar com seu trabalho?

Silvia Antibas – Meu sonho é ter um centro cultural árabe bem instalado, moderno e dinâmico em São Paulo. Somos mais de 12 milhões de descendentes de árabes no Brasil e não temos uma casa, um local que possamos concentrar toda a história da imigração árabe no Brasil e divulgar toda a produção cultural desses povos para todos os públicos. Algum dia teremos e o ICArabe é nosso parceiro! Inshallah!

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorEntrevista especial: Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente da Fambras
Próxima Funarte lança programa de investimentos e iniciativas
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Artigo: De que saúde “mental” estamos falando na contemporaneidade? Onde foi escondido o contexto existencial? Uma reflexão a partir do livro da psiquiatra Samah Jabr

06/07/2025

Procon lança cartilha “Direitos Básicos do Consumidor para Refugiados e Imigrantes”

02/07/2025

Presidente do ICArabe é destaque em matéria sobre a cultura árabe

02/07/2025

EVENTOS

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, 📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, dando continuidade ao curso do ICArabe, foi a vez da aula da profa. Dra. Muna Omran sobre “O 07/10 e os seus reflexos na queda de Bashar Al-Assad”.

Em outubro de 2023, o ataque do Hamas a Israel alterou profundamente o cenário geopolítico no Oriente Médio. Neste contexto, os rebeldes sírios aproveitaram tal conjuntura para avançar, explorando a fragilidade dos principais aliados de Bashar al-Assad: Irã, Rússia e Hezbollah, o que culminou com a sua queda em 8/12/2024.

🆕 Com a ascensão ao poder do líder do HTS (Hayat Tahrir Al Sham) Ahmad Al Sharaa, um novo cenário se desenha na Síria. O encontro teve por objetivo debater se Ahmad al-Sharaa representa uma possibilidade de mudança dentro do sistema sírio e geopolítico da região ou se estará fadado a ser apenas mais um peão no complexo jogo geopolítico do Oriente Médio.

🗓 As próximas aulas acontecerão nos dias 18 e 25 de agosto, com temas sobre os novos fronts de guerra e a nova ordem regional no Irã.

📲 Acesse o link para mais informações e inscrições: https://icarabe.org/cursos-e-palestras/curso-do-icarabe-abordara-a-questao-palestina-em-agosto-no-rio-de-janeiro-saiba-mais/
🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto! A 20ª Mo 🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto!
A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema abre no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil.

🎥 Destaque: Os Construtores de Alhambra – inédito no Brasil!

Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

🎙 A cerimônia de abertura terá a presença da diretora espanhola Isabel Fernández, de Os Construtores de Alhambra, que também participará no sábado, 16 de agosto, às 17h30, de sessão seguida de debate.

Programação:
📍 CineSesc – 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP – 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Saiba mais no site: https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
(link na bio)
Feliz Dia dos Pais! O ICArabe homenageia todos os Feliz Dia dos Pais! 
O ICArabe homenageia todos os pais que mantêm viva a tradição e transmitem valores de geração em geração.💚❤️
🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema v 🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema vai começar!

📍 A abertura será no CineSesc 🎥, na próxima quarta-feira, 13 de agosto, com programação até 19 de agosto.

🎭 No CCBB SP, de 16 de agosto a 7 de setembro.

📌 Mais informações e programação completa no link na bio ou nos stories 

🔗https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
📚 Novo verbete no ar! Diáspora, por Oswaldo 📚 Novo verbete no ar! 

Diáspora, por Oswaldo Truzzi, é o 21º tema da série especial do ICArabe.

✔️Entenda como povos como palestinos, sírios e armênios mantêm suas culturas vivas mesmo longe da terra natal.

⬅️ Arraste para o lado e aprofunde seu conhecimento sobre o mundo árabe com conteúdo confiável e fundamentado.
🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos 🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos 🎞️ e produções que marcaram sua trajetória 🌍

A Mostra Mundo Árabe de Cinema, em sua 20ª edição 🎉, terá abertura no dia 13 de agosto, no CineSesc, com o filme inédito “Tudo o que Resta de Você” 🎥. Até 19 de agosto no CineSesc e no CCBB, de 16 de agosto e 7 de setembro🏛️.

📢 Mais informações em breve!
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.