Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Últimas Notícias

Refugiado

22/07/2025

Memoricídio

21/07/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

11/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Geral»Programação sobre o mundo árabe no CCJ encanta o públicio em São Paulo
Geral

Programação sobre o mundo árabe no CCJ encanta o públicio em São Paulo

No último final de semana, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), ligado à Secretaria Municipal da Cultura, localizado na Zona Norte da capital paulista, sediou o encontro de pessoas de diversas idades interessadas em conhecer melhor a cultura árabe. Com uma programação intitulada “Que Oriente é este?”, a instituição promoveu palestras e oficinas, algumas ministradas por membros do ICArabe, que foram um verdadeiro sucesso e atraíram cerca de 25 pessoas cada uma.

A farmacóloga Soraya Samaili falou ao público sobre “Os árabes e suas contribuições para a ciência”. Francisco Miraglia, que é matemático, tratou do tema “ A matemática e os árabes”, enquanto que o médico Murched Omar Taha proferiu a palestra “A formação do mundo árabe”.

“Me impressionou muito o interesse das pessoas, sendo que ninguém ali era estudante de história ou descendente de árabe. Foi uma grande satisfação participar da atividade”, disse Murched. Segundo ele, as principais questões dos ouvintes girou em torno do conflito entre Israel e Palestina.

Francisco Miraglia também considerou a iniciativa muito positiva. “Apresentei umas equações e expliquei quais conhecimentos provinham dos árabes. Tudo ali era no

vidade para o público”, observou. O professor ressaltou ainda o grande interesse dos jovens pela questões históricas e geopolíticas que fizeram com que os árabes deixassem a posição de liderança no desenvolvimento científico que haviam ocupado em tempos passados. “Durante a palestra consegui passar um conhecimento erudito para uma parcela da população que não tem acesso a esse tipo de informação”, concluiu ele.

Imagem removida.A dançarina profissional Cristina Antoniadis conduziu uma oficina de dança do ventre na qual apresentou um panorama histórico-cultural e uma introdução aos movimentos dessa arte milenar. Apesar do pouco tempo, a professora conseguiu fazer com que o grupo adentrasse no  clima e se aperfeiçoasse nos passos.

Mas o grande sucesso da programação, que atraiu o maior número de pessoas, foi a performance gastronômica “Nossas diferenças não podem superar nossas semelhanças”, com Sheila Mann Hara, artista-plástica e especialista em culinária judaico-libanesa. A atividade teve com o objetivo promover a integração e a conciliação entre os povos cristãos, judaicos e islâmicos.

De acordo com o CCJ, a culinária, por ser um tema altamente popular, despertou grande interesse do público, mesmo que o assunto sobre integração dos povos não fosse de grande conhecimento.

“ Curti muito conduzir a oficina. As pessoas estavam bem interessadas e eram carentes de informação. Consegui contar um pouco dos costumes e da cultura das religiões envolvidas e mostrar a importância da culinária na tarefa de aproximar as pessoas”, considerou Sheila. Segundo ela, em seu discurso, ela ressaltou a necessidade de enxergar o outro como igual.

 

A língua árabe

Imagem removida.No próximo final de semana, o CCJ realizará a palestra “A língua árabe” (25/9, às 15h) com a professora da Universidade de São Paulo Safa Jubran e dará continuidade à exibição dos filmes da 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema que ocorre em parceria com o ICArabe. Safa explica que durante a atividade fará um breve panorama da língua e da escrita árabe, sendo hoje a quinta língua mais falada no mundo. “A partir do século IX ocorreu a sistematização do idioma tendo como base o Alcroão e os poemas pré-islâmicos, mas há registros do árabe muito anteriores a esta data”, conta a professora. Ela falará ainda da literatura que se caracteriza como um das mais belas e ricas do mundo.

 

SERVIÇO

LÍNGUA ÁRABE | Dia 25/09, sábado, das 15h às 17h | Espaço Sarau

Língua oficial de 22 países do Oriente Médio e do Norte da África e veículo das mais belas páginas da literatura mundial, o árabe contribuiu para formação do léxico de várias línguas, entre elas, a língua portuguesa. Com: Safa Jubran, tradutora e professora do Departamento de Letras Orientais da USP. Verteu do português ao árabe o romance “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, e do árabe ao português o livro “A Porta do Sol”, de Elias Khoury. 50 vagas.

É preciso fazer inscrição prévia.


DÎWÂN DE DANÇA E MÚSICA | Dia 25/09, sábado, das 18h às 20h | Espaço Sarau

Promovido pelo ICArabe, o dîwân é um evento que reúne artistas e linguagens para tratar de uma poesia sem limites de tempo ou lugar. Neste encontro, o músico Jihad Smaili apresentará a melodia e as variações da música árabe, desde a clássica até as agitadas folclóricas regionais, acompanhado por Leandra Yunis, bailarina, historiadora e pesquisadora há 8 anos de dança e poesia orientais. Coordenação: Michel Sleiman. 50 vagas.

 

Para consultar a programação da 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema clique aqui

 

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – São Paulo/SP
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte.
(ao lado do terminal Cachoeirinha)
CEP: 02720-200

Horário de Atendimento: Terça a Sábado, das 10 às 20h; Domingos e Feriados, das 10h às 18h.

Telefone: (11) 3984-2466
E-mail: comunicacao.ccj@gmail.com

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorCurso do ICArabe explicará linguagem e história da arquitetura islâmica
Próxima Filme Budrus – Festival do Rio 2010
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

11/07/2025

Artigo: De que saúde “mental” estamos falando na contemporaneidade? Onde foi escondido o contexto existencial? Uma reflexão a partir do livro da psiquiatra Samah Jabr

06/07/2025

Procon lança cartilha “Direitos Básicos do Consumidor para Refugiados e Imigrantes”

02/07/2025

EVENTOS

Curso “Dança do Ventre Essencial”, com Cristina Antoniadis – online

Clube de Leitura da Editora Tabla: “Uma mulher estranha”, da autora Leylâ Erbil – 30 de julho – online

Curso “Arte, cultura e contexto no mundo árabe – de Casablanca a Bagdá, uma introdução à região árabe” – 11 de julho e 1 de agosto – São Paulo -SP

“Sob fogo: a Saúde da População de Gaza” – 1º de julho – São Paulo

Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

Ilan Pappe participará da Flip 2025 com debate sobre a Palestina

08/07/2025

ABPHE promove debate sobre Israel, genocídio, Irã e América Latina, com palestra de Bruno Huberman

06/07/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e polític 🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e políticas de extermínio: O caso da Palestina" - O encontro ocorrerá hoje, 22 de julho, terça-feira, às 19h, na Associação Católica Bom Pastor - Aracaju.
🕌✨️O novo site do ICArabe está no ar! 

🔗Acesse para se manter informado sobre a cultura árabe no Brasil e no mundo: https://icarabe.org/

📲 Link disponível na bio e nos stories
CONVITE - 📚Série Encontros Acadêmicos

🇱🇧A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e o Centro Cultural Justiça Federal promoverão o Encontro com o jornalista Guga Chacra (Membro Titular da Academia – Cadeira 27), que abordará o tema "Líbano: Panorama Atual e Perspectivas", no dia 24 de julho, quinta-feira, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal – Sala das Sessões, localizado na Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. 

🔗A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: 
https://abre.ai/encontroacademia

Link disponível nos stories.

👥 Realização:
Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências

🤝 Apoio Institucional:
Centro Cultural Justiça Federal

@academialibanobrasil
🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do 🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas e da FAMBRAS: Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe”, nos dias 06, 12 e 19 de agosto, das 9h às 10h30. O evento será online e gratuito, com tradução em 4 idiomas e certificado.

🔗 Inscreva-se pelo QR Code na imagem ou pelo link disponível nos stories.

@fambras 
@academy_halal
🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura 🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia 

A Aigo Livros promoverá o curso online Literatura Árabe da Ásia, que abordará a introdução à história dos países de língua árabe do continente, os da região do Oriente Médio e da Península Arábica, a partir dos livros, nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, terças-feiras, das 19h às 20h30. 

Os encontros tratarão sobre o colonialismo europeu no mundo árabe, da questão da Palestina, os sectarismos no Oriente Médio e as imigrações e diásporas árabes. O curso será ministrado por Jemima de Souza Alves, pós-doutoranda em Letras na FFLCH-USP, com mestrado e doutorado na mesma universidade, tradutora do árabe e do inglês de livros como “Narinja”, de Jokha al-Harthi, “Ave Maria”, de Sinan Antoon, entre outros; integra o grupo de pesquisa “Tarjama - Escola de tradutores de literatura árabe moderna”, sob a supervisão da Profa. Dra. Safa A-C Jubran; e Paula Carvalho, historiadora, jornalista. Pós-doutoranda em História pela Unifesp. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estuda viajantes, principalmente os disfarçados. Lançou o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” em 2022 pela editora Fósforo. É uma das criadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras.

Confira a programação do curso:

05.08 (19h às 20h30): Quando o colonialismo europeu chega ao mundo árabe
Sugestão de leitura: Narinja, Jokha Alharthi (@editoramoinhos)

12.08 (19h às 20h30): Vamos falar sobre a Palestina
Sugestão de leitura: Detalhe menor, Adania Shibli (@todavialivros)

19.08 (19h às 20h30): Os sectarismos no Iraque e no Oriente Médio
Sugestão de leitura: Ave Maria, Sinan Antoon (@editoratabla)

26.08 (19h às 20h30): Imigrações e diásporas árabes
Sugestão de leitura: Correio Noturno, de Hoda Barakat (@editoratabla)

Para participar é necessário fazer uma contribuição de R$220,00, faça a sua inscrição no link da bio da @aigolivros. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 30 dias.
🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista n 🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico

O livro “Gaza no coração: história, resistência e solidariedade na Palestina” está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico. A indicação reconhece a relevância coletiva do trabalho que resultou na obra, organizada com o objetivo de reunir reflexões críticas sobre a Palestina e sua luta por autodeterminação.

Entre os autores e autoras que assinam os textos, estão os associados do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe)Milton Hatoum (benemérito), José Arbex e Salem Nasser. Também participam da publicação Reginaldo Nasser,  Soraya Misleh, Safra Jubram e outros pesquisadores, jornalistas e ativistas comprometidos com o tema. O conjunto de artigos busca contribuir para o debate público sobre a realidade palestina, reforçando a urgência de interromper o genocídio em curso e a necessidade de fortalecer a solidariedade internacional com o povo palestino.

A obra foi publicada pela Editora Elefante, com edição de Tadeu Breda.

@sorayamisleh 
@salemhnasser 
@reginaldonasser 
@miltonhatoum_oficial
@josearbex
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.