Encontro gratuito, realizado em parceria com o Centro MariAntonia (USP) e a Cátedra Edward Said (Unifesp), ocorre no dia 21 de outubro, em São Paulo. Confira a programação e inscreva-se!
O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o Centro MariaAntonia, da Universidade de São Paulo (USP), e Cátedra Edward Said de Estudos da Contemporaneidade, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizará, no dia 21 de outubro (terça-feira), das 14h às 17h30, o seminário Dois anos do 7 de outubro: balanços, Nakba continuada e o futuro da Palestina”.
O evento, aberto ao público, acontecerá no Centro MariAntonia, na capital paulista, e contará com mediação de Natália Calfat, presidente do ICArabe, e da diretora do Instituto, Christina Queiroz. O debate terá como palestrantes Ratib Al Safadi (fotojornalista de guerra), Salem Nasser (Direito – FGV), Hussein Kalout (Relações Internacionais – USP), Peter Pál Pelbart (Filosofia – PUC-SP) e Safa Jubran (Letras – USP).
A entrada é gratuita. Para receber certificado de participação, é necessário realizar inscrição prévia neste link.
Confira a programação completa:
Fotojornalismo no exílio e as imagens do conflito
Ratib Al Safadi – fotojornalista de guerra palestino-libanês refugiado no Brasil
Impactos do 7 de outubro na geopolítica do Oriente Médio e o que esperar para o futuro
Salem Nasser (Direito – FGV) e Hussein Kalout (Relações Internacionais – USP)
Implicações filosóficas do 7 de outubro para a judaicidade e como pensar trauma e memória pós-Gaza. Etnocracia israelense
Peter Pál Pelbart (Filosofia – PUC-SP)
A Palestina na literatura: imaginário e identidade
Safa Jubran (Letras – USP)
Mediação: Natália Calfat e Christina Queiroz
Sobre os participantes
Ratib Al Safadi é fotojornalista, cinegrafista e produtor de mídia. Possui experiência na área de fotografia e filmagem há mais de uma década, tendo trabalhado e colaborado com algumas das agências de notícias mais renomadas, como AFP, Anadolu News Agency, Al Jazeera Channel, beIN Sports e Getty Images. Foi diretor de operações em vários projetos de mídia. Al Safadi também representou muitas agências de produção de mídia, e um número considerável de fotos de sua autoria foi publicado em plataformas de mídia internacionais, como “Time” e “The Guardian”. Além disso, cobriu notícias e eventos especiais em pontos críticos ao redor do mundo, como Líbano, Turquia, Arábia Saudita, África do Sul e Brasil.
Salem Nasser possui doutorado em Direito Internacional pela USP (2004) e mestrado em Direito Internacional pela Universidade Panthéon-Assas (Paris II). Em 2009 e 2011, respectivamente, foi pesquisador visitante do Lauterpacht Centre for International Law e do European University Institute. Desenvolve investigações sobre os temas próximos à fragmentação do Direito Internacional, ao pluralismo jurídico e normativo, à governança global, à diversidade de tradições jurídicas e às relações entre Direito e Globalização. Em 2023, foi nomeado membro titular do Grupo de Trabalho sobre combate ao Discurso
de Ódio e ao Extremismo do Ministério dos Direitos Humanos. É coordenador do Centro de Direito Global e Desenvolvimento da FGV Direito SP e autor de Direito Global: Normas e Suas Relações (2023) e Direito Global (2021). É sócio da Nasser Advogados e foi presidente do Instituto do Instituto da Cultura Árabe (2014-2016).
Hussein Kalout foi secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2016-2018). É professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. É cientista político e pesquisador da Universidade Harvard, doutor em Política Internacional pela Universidade de Lancaster (Reino Unido) e conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
Safa Abou-Chahla Jubran é professora livre docente na USP, onde leciona língua árabe desde 1992 e onde obteve os títulos de mestre e de doutor em Linguístic. Publicou Árabe e português: Fonologia Contrastiva e traduziu para o português vários livros do árabe, entre eles: Miramar, de Naguib Mahfuz, Tempo de migrar para o norte, de Tayeb Salih, Eu vi Ramallah, de Mourid Barghouti, Porta do Sol e Yalo, de Elias Khoury, Chamado do poente, de Gamal Ghitany, Azazil, de Youssef Ziedan. Verteu para o árabe o romance Dois irmãos, do escritor brasileiro Milton Hatoum e A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha, além de um conjunto de textos em prosa e poesia, parte de uma antologia de autores brasileiros, entre eles Marco Lucchesi, Michel Sleiman, Milton Hatoum, Raduan Nassar e Marcelo Maluf, publicada sob o título Da Diáspora à Terra Natal. Safa tem vários estudos em Linguística, Língua Árabe e Tradução publicados em revistas acadêmicas, além de participações em artigos na área da História da Ciência e manuscritos árabes. Recebeu em 2019 o Prêmio Sheikh Hamad Award for Translation and International Understanding. Trabalha atualmente na tradução de vários romances do árabe para o português.
Peter Pál Pelbart é professor de filosofia na PUC-SP. Escreveu, entre outros, com Bentzi Laor, O judeu
pós-judeu: Judaicidade e etnocracia. É tradutor de Deleuze e fundador da n-1 edições.
Natália Nahas Carneiro Maia Calfat é doutora e mestre em Ciência Política pela USP, onde atua como pesquisadora do Grupo de Trabalho sobre Oriente Médio e Mundo Muçulmano (GTOMMM/LEA-USP), editora-executiva da Revista Malala (ABCD-USP) e como Teaching Fellow na IPSA-USP Summer School in Concepts, Methods and Techniques in Political Science, Public Policy, and International Relations. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Harvard em 2019 e colaboradora do Project on Shiism and Global Affairs, Harvard Divinity School, board member do research committee Politics and Ethnicity da International Political Science Association (IPSA). Atuou como consultora da Organização Internacional do Trabalho (ILO Geneva) para cooperação triangular Sul-Sul entre Brasil e Líbano. Atua como colaboradora do Instituto da Cultura Árabe desde 2014, assumindo sua presidência em outubro de 2024.
Christina Stephano de Queiroz é doutora em literatura pela USP e mestre em identidades culturais pela Universidade de Barcelona (Espanha). Sua dissertação de mestrado foi premiada pela Sociedade Espanhola de Estudos Árabes e sua tese de doutorado foi reconhecida como a melhor na área de Literatura, Linguística e Artes defendida na USP, em 2018. Atualmente, é jornalista da seção de Humanidades da revista Pesquisa FAPESP, pesquisadora da Cátedra Edward Said da Unifesp e diretora de comunicação do Icarabe. Desenvolve trabalhos com pesquisa audiovisual e roteiro, tendo colaborado com a Prodigo Films e canais como HBO e Arte1.
Serviço
Seminário Dois anos do 7 de outubro: balanços, Nakba continuada e o futuro da Palestina
Onde | Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | Terça-feira, 21 de outubro de 2025, às 14h
Serviço
21 de outubro às 14h
Entrada gratuita
Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294 Vila Buarque