Político é influenciado pelas ideias de Edward Said, que inspirou a fundação do Instituto da Cultura Árabe – ICArabe.
A vitória de Mamdani foi bastante celebrada, dada a importância de Nova York no cenário eleitoral dos Estados Unidos. O democrata Zohran Mamdani foi eleito, na noite desta terça-feira (4), novo prefeito da cidade de Nova York. Ele é descendente de imigrantes, o primeiro muçulmano a ocupar o cargo e também o mais jovem a fazê-lo. Mamdani se considera socialista e é favorável à causa palestina.
O novo prefeito nasceu em 1991, filho de Mahmood Mamdani, professor de governo e antropologia na Universidade Columbia, e Mira Nair, cineasta indicada ao Oscar que se concentra principalmente em histórias do sul da Ásia e da Índia. Os pais de Zohran o criaram em Uganda e na África do Sul, antes de sua família se mudar para a cidade de Nova York, em 1999.
Mahmood Mamdani e Edward Said foram amigos próximos, e Said era um dos pensadores palestinos frequentemente presentes na casa da família Mamdani. A influência de Said é mencionada como um dos fatores que moldaram o ativismo e a visão de mundo de Mamdani, particularmente em relação à luta anticolonial e à causa palestina. A proximidade deles foi destacada como algo que ajudou a moldar a política de Zohran Mamdani, filho de Mahmood, que seguiu uma trajetória política inspirada nas ideias do pai.
Segundo agências internacionais, houve participação recorde da população, com mais de 2 milhões de votantes, maior número desde 1969. Mamdani recebeu mais de 50% dos votos e um grande apoio de jovens eleitores. O novo prefeito da cidade estadunidense venceu a disputa contra o independente Andrew Cuomo e contra Curtis Sliwa, republicano.
A vitória de Mamdani foi bastante celebrada, dada a importância de Nova York no cenário eleitoral dos Estados Unidos.
Crédito: reprodução YouTube
