Dirigido por Gustavo Castro, a obra reúne registros reais e inéditos e será exibida no Espaço Petrobras de Cinema e na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, nos dias 20 e 29 de outubro.
O documentário Notas Sobre um Desterro traz registros reais e inéditos sobre a ocupação da Palestina e será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com sessões no Espaço Petrobras de Cinema e na Cinemateca Brasileira.
Dirigido por Gustavo Castro, o filme será exibido nos dias 20 e 29 de outubro, apresentando um olhar direto e sensível sobre a realidade palestina, com imagens de arquivo, registros inéditos e vídeos recentes compartilhados pelas próprias vítimas.
O desenvolvimento do documentário começou em 2018, quando Castro e o fotógrafo Rafael de Oliveira percorreram a Cisjordânia ocupada, hospedados pela família de Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL). Durante um mês, cruzaram rodovias vigiadas por tanques e barreiras militares, documentando o cotidiano de quem vive sob ocupação -uma tentativa inicial de compreender a resistência civil, distante da retórica midiática.
A escalada de violência iniciada em outubro de 2023, com os bombardeios israelenses em Gaza após o ataque do Hamas, alterou o eixo do projeto. Desde então, milhares de palestinos foram mortos.
Notas Sobre um Desterro é construído como um ensaio visual em primeira pessoa. Em vez de narrativas didáticas ou linguagem técnica, aposta na força das imagens e da escuta. Une registros originais da viagem, arquivos históricos e vídeos recentes compartilhados nas redes sociais pelas próprias vítimas dos bombardeios. O filme dispensa mediações e mostra, com crueza e humanidade, o que significa viver sob o que o diretor define como “regime colonial de apartheid”.
O projeto ganhou corpo ao longo dos anos com a entrada da roteirista e produtora Juliana Sanson e do montador e co-roteirista Ticiano Monteiro, além de uma pesquisa minuciosa que contextualiza sete décadas de ocupação.
Sinopse
As filmagens do encontro com uma família brasileiro-palestina na Cisjordânia, realizadas em 2018, são revisitadas após os acontecimentos de 7 de outubro de 2023. O que seria um filme sobre as possibilidades de coexistência em uma terra ocupada transforma-se em uma reflexão contundente sobre colonização, apartheid, genocídio e a recente proliferação de imagens de guerra produzidas pelas próprias vítimas — registros de um massacre que se repete ao longo do tempo.
Assista ao trailer (clique aqui).
Programação
Sessão 1
20 de outubro (segunda-feira) – 22h
Espaço Petrobras de Cinema – São Paulo (SP)
Sessão 2
29 de outubro (quarta-feira) – 17h30
Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo – São Paulo (SP)
Sobre o diretor
Gustavo Castro é diretor, diretor de fotografia e editor. Realizou mais de 30 documentários sobre temas sociais na América do Sul, Amazônia e Oriente Médio. Em 2025, lançou seu primeiro longa como diretor – Notas Sobre um Desterro -, um filme-ensaio sobre a questão palestina.