Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

12/08/2025

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Política e Sociedade»Líder do Hamas fala ao Canal 247. Leia a entrevista
Política e Sociedade

Líder do Hamas fala ao Canal 247. Leia a entrevista

 

O Canal 247 no YouTube entrevistou o médico Basem Naim, líder do Hamas, direto de Gaza. Leia a seguir alguns trechos da entrevista, realizada por Mauro Lopes e Nathalia Urban, com exclusividade (o vídeo pode ser assistido neste link):

 

Canal 247 – O que é o Hamas?

Basem Naim – O Hamas é um movimento de liberação nacional com origem islâmica que foi fundado com a intenção de liberar o povo da Palestina e conseguir uma autonomia para o povo palestino. Quando vem na questão cívica do Hamas, acreditamos num estado liberal e democrático. Isso só e possível se a Palestina tiver o seu estado. É importante que as pessoas entendam que o Hamas é um movimento democrático

Canal 247 – O governo de Israel e as forças conservadoras do Ocidente acusam o Hamas de ser uma organização terrorista. O Hamas é uma organização terrorista?

Basem Naim – Para começo de conversa, essa luta não é uma luta do Hamas contra o Estado de Israel, é uma luta do povo palestino contra a ocupação israelense em suas terras. O factoide do terrorismo foi criado pelo estado de Israel pra justamente ter um motivo para massacrar o povo palestino. Então, isso não tem fundamento, o povo palestino por leis internacionais de ocupação tem o direito de se defender dos ataques dos israelenses. O Hamas não é um movimento terrorista, essa luta é muito maior que o Hamas. O Hamas é uma parte desta luta em que a luta de fato maior é sim de todo povo palestino.

Canal 247 – A entrevista ocorreu com uma tensão grande do nosso lado porque marcamos quando ainda estavam acontecendo os ataques de Israel e o senhor disse: “vamos confirmar na segunda que na terça não sei se tem energia e nem sei se vou estar vivo”.

Basem Naim – Quando marcamos a entrevista tinha foguetes sobrevoando a minha casa, a minha casa foi atacada pelo governo israelense. Tive que sair meio da noite com a minha família, tive que dividir a minha família em três casas diferentes para ter a certeza de que a família inteira não vai morrer nesses ataques israelenses

Canal 247 – Como é o relacionamento do Hamas com os outros países?

Basem Naim – A pergunta é muito importante porque o Hamas é parte de um movimento maior de apoio, temos uma boa relação com quase todos os países em torno da Palestina e não só com esses países. Temos uma boa relação e uma relação próxima com a Turquia, o Irã e a Rússia porque são países que entendem que a luta é válida e estão justamente lutando contra uma ocupação, esse é o X da questão.

Canal 247 – O Brasil assistiu estarrecido a chacina promovida pelo governo Netanyahu, contra os palestinos no território israelense, Gaza e na Cisjordânia ocupada. Quais são os números da violência até o momento do cessar fogo?

Basem Naim – São 360 mortos sendo 64 ou 65 crianças, mais de 40 mulheres até o momento. Precisamos ver as pessoas que ficaram feridas, são mais 2.000 que estão em hospitais, muitas delas ficarão com algum comprometimento pro resto da vida porque perderam pernas ou braços. São pessoas que ficarão com alguma deficiência física e precisarão de cuidados. Outro dado muito triste é que 1.200 pessoas perderam suas casas por causa dos ataques, são pessoas que foram jogadas para destituição. Mais de 15.000 casas foram destruídas nesse último ataque, 25 hospitais e 47 escritórios de mídia foram destruídos pelos ataques israelenses. É importante falar sobre isso porque sabemos que a mídia corporativa, inclusive a mídia corporativa brasileira sempre demoniza o lado palestino e fica do lado de Israel, enquanto isso Israel está bombardeando e destruindo o local de trabalho dos seus colegas. A infraestrutura foi destruída, muitas pessoas estão sem luz, sem esgoto e sem água. Não tem uma previsão de quando isso voltará ao normal porque foi uma destruição enorme que afeta muito a vida das pessoas. O problema não foram só alvos militares como Israel alegava que eram, eles tentaram destruir a estrutura sócioeconômica do estado palestino porque fazendo isso, eles atrasam em anos até a causa deles de emancipação. Então, é muito mais cruel que a gente consegue conceber até então.

Canal 247 – Dr. Basem, vimos que durante os ataques de Israel a resposta com mísseis que segundo as informações de todas as mídias são mísseis disparados pelas forças do Hamas. O senhor pode relatar para nós como que foi esse movimento de defesa da Palestina feita militarmente pelo Hamas? O Hamas em algum momento atacou o território israelense sem que houvesse um ataque anterior de Israel, ou seja, houve alguma ofensiva do Hamas contra Israel? Como que o Hamas se preparou militarmente para enfrentar Israel?

Basem Naim – Vivemos com ataques, nunca é um ataque não provocado, somos um povo que está há mais de 60 anos vivendo sobre ocupação, com nossa renda confiscada, com a nossa terra roubada, com o povo detido e assassinado. Vivemos sobre ocupação nenhum ataque não é provocado, o povo já vive em uma situação tensa. Tudo o que acontece, tudo que o Hamas faz, tudo o que a militância faz é justamente porque os palestinos são perseguidos. Os palestinos são perseguidos não só na Palestina, não só na Faixa de Gaza, no Líbano e na Jordânia também. Israel tenta acabar com os movimentos de resistência. O povo palestino cansou de esperar um salvador vindo de outro país e resolveu tomar a luta com as próprias mãos e se defender. É por isso que conseguiu os seus próprios militantes e criaram maneiras de se defender criando artefatos explosivos caseiros dentro de suas casas, criaram o seu armamento para se defender. Não é nem uma defesa justa já que Israel tem um dos maiores exércitos do mundo e é o maior exército da região. Israel tem mais de 200 armas nucleares e não permite que a ONU vá inspecionar quais são as armas nucleares que eles têm. Israel usa de armas químicas, armas biológicas, inclusive usou de armas químicas nucleares e biológicas contra o povo palestino impunemente por isso não consideramos uma luta justa apesar de termos armamentos. Quando Israel estala os dedos tem um exército gigantesco e tem ajuda da América, os Estados Unidos é um dos maiores financiadores do exército israelense.

Canal 247 – Como está a questão da pandemia e o combate à covid na Faixa de Gaza com essa guerra, ainda mais com sua autoridade como ex-ministro da saúde da Palestina?

Basem Naim – Antes de tudo é importante que as pessoas saibam que esse conflito, esses ataques de Israel afetam todas as áreas de vida (social, econômica e saúde). Como vamos lutar contra a pandemia, se não temos hospital? Os hospitais estão sendo destruídos por Israel. Não temos equipamentos, os médicos estão cansados, pois fazem várias coisas ao mesmo tempo. A gente não tem medicação, a gente não tem infraestrutura, a gente tem uma população com 85% das pessoas desnutridas, 60% das pessoas desempregadas. A gente vive em um lugar que 97% das nossas reservas de água não são potáveis. Então, quer dizer isso tudo para questão de saúde é muito complicado. A pandemia está horrível! Se países muito grandes tiveram problemas para lidar com a pandemia, imagina, a gente que apesar de estarmos em um território pequeno estamos na área mais populosa do mundo. Oitenta mil palestinos moram em um quilômetro quadrado da área de Gaza. É muita gente vivendo aglomerada o que para a pandemia é a pior coisa. A gente não tem como lutar contra a pandemia porque além de tudo esse escalonamento desse conflito, fez com que o mesmo hospital que está levando a pessoa que teve a sua casa bombardeada está cuidando da pessoa que teve coronavírus. Como que vai fazer?
As doações de vacinas que recebemos do exterior e não de Israel. Israel confiscou e roubou a vacina que a Palestina estava recebendo de outros países do mundo. É uma situação muito complicada.

Canal 247 – O que o Brasil pode fazer para ajudar a Palestina?

Basem Naim – O Brasil pode ajudar ao dar mídia para o Hamas, dar mídia para os palestinos, pois somos muito excluídos pela mídia tradicional. A mídia só mostra o lado de Israel e vende a narrativa israelense. Nunca escuta o que falamos. Existem organizações sérias que estão recebendo doações humanitárias, organizações sérias que fazem trabalho social, trabalho médico, trabalho de infraestrutura juntamente com o povo palestino

Canal 247 – Fiquei muito emocionado e a Natália também, quando vimos nas suas costas o bracinho de criança acendendo a luz, isso é emocionante, traz esperança…

Basem Naim – Um dia estava assistindo televisão Al Jazeera e uma pessoa de Istambul (TUR) estava dando uma entrevista  e o filho dela perguntou: “Como é que essa pessoa está falando há tanto tempo com luz atrás dela? Tem país que as pessoas tem luz por 24h, existe isso no mundo?” Essa é a mentalidade que as crianças tem, elas têm uma dificuldade tremenda de buscar algo positivo e de ver o mundo com um olhar positivo porque vivem uma situação muito difícil. Nesta semana, dei uma entrevista para um canal russo explicando as implicações psicológicas nas crianças palestinas de todas essas agressões promovidas por Israel. As crianças tem problemas de memória, de concentração, não conseguem aprender na escola e tem problemas emocionais diversos. Temos que lembrar que Israel é considerado um dos “países” mais ricos do mundo, essa riqueza justamente é as custas de uma criança palestina crescer achando que não pode ter eletricidade 24h por dia em casa.

Canal 247 – Como está o cessar fogo? Qual a expectativa do Hamas em relação à evolução do cessar fogo?

Basem Naim – Cessar fogo significa parar de brigar, mas não significa paz. Por trás desses ataques às mesquitas, à Faixa de Gaza, existem questões profundas e que se Israel não conseguir lidar, novos conflitos por parte deles contrários a Palestina vão ocorrer nos tempos próximos. É importante que as pessoas entendam que isso que está acontecendo agora é temporário. Acredito que infelizmente novos ataques ocorrerão em um futuro próximo.

Canal 247 – Dr. Basem, palestinos e palestinas são os novos professores de resistência e esperança. Aqui no Brasil temos palestinos e palestinas são povos originários, são os povos negros trazidos como escravos, que também são professores de resistência e esperança para nós. Estou emocionado e feliz com a entrevista e com a sua presença. Espero que o povo palestino, que os povos originários brasileiros, povos indígenas, o povo preto desse país que é maioria aqui no Brasil, que tudo que há de melhor na nação brasileira possamos realizar uma aliança muito sólida. Entrego a palavra ao senhor para deixar uma mensagem para o povo brasileiro.

Basem Naim – Agradeço muito a presença, estou muito feliz de estar aqui e de falar com o povo brasileiro. Quero falar mais vezes com o público brasileiro, com a juventude, com a saúde, com os parlamentares e espero poder usar esse espaço para isso. Precisamos do apoio dos brasileiros para a nossa causa, precisamos da ajuda dos brasileiros na luta pela nossa sobrevivência. Não estamos atacando ninguém e não buscamos machucar ninguém. Queremos sobreviver, nós somos oprimidos e buscamos a nossa sobrevivência. A gente só quer um futuro melhor para as nossas crianças

 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorCurso ICArabe: Prof. Dr. Jamil Zugueib Neto (UFPR) ministra aula sobre imigração árabe ao Brasil contemporâneo
Próxima Mohamed Habib na Rádio RBA: dados históricos sobre o drama do povo palestino
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

ABPHE promove debate sobre Israel, genocídio, Irã e América Latina, com palestra de Bruno Huberman

06/07/2025

Artigo: Novas visões sobre a diáspora árabe

06/07/2025

Evento com médico palestino discute a saúde da população em Gaza. Assista

06/07/2025

EVENTOS

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, 📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, dando continuidade ao curso do ICArabe, foi a vez da aula da profa. Dra. Muna Omran sobre “O 07/10 e os seus reflexos na queda de Bashar Al-Assad”.

Em outubro de 2023, o ataque do Hamas a Israel alterou profundamente o cenário geopolítico no Oriente Médio. Neste contexto, os rebeldes sírios aproveitaram tal conjuntura para avançar, explorando a fragilidade dos principais aliados de Bashar al-Assad: Irã, Rússia e Hezbollah, o que culminou com a sua queda em 8/12/2024.

🆕 Com a ascensão ao poder do líder do HTS (Hayat Tahrir Al Sham) Ahmad Al Sharaa, um novo cenário se desenha na Síria. O encontro teve por objetivo debater se Ahmad al-Sharaa representa uma possibilidade de mudança dentro do sistema sírio e geopolítico da região ou se estará fadado a ser apenas mais um peão no complexo jogo geopolítico do Oriente Médio.

🗓 As próximas aulas acontecerão nos dias 18 e 25 de agosto, com temas sobre os novos fronts de guerra e a nova ordem regional no Irã.

📲 Acesse o link para mais informações e inscrições: https://icarabe.org/cursos-e-palestras/curso-do-icarabe-abordara-a-questao-palestina-em-agosto-no-rio-de-janeiro-saiba-mais/
🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto! A 20ª Mo 🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto!
A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema abre no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil.

🎥 Destaque: Os Construtores de Alhambra – inédito no Brasil!

Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

🎙 A cerimônia de abertura terá a presença da diretora espanhola Isabel Fernández, de Os Construtores de Alhambra, que também participará no sábado, 16 de agosto, às 17h30, de sessão seguida de debate.

Programação:
📍 CineSesc – 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP – 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Saiba mais no site: https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
(link na bio)
Feliz Dia dos Pais! O ICArabe homenageia todos os Feliz Dia dos Pais! 
O ICArabe homenageia todos os pais que mantêm viva a tradição e transmitem valores de geração em geração.💚❤️
🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema v 🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema vai começar!

📍 A abertura será no CineSesc 🎥, na próxima quarta-feira, 13 de agosto, com programação até 19 de agosto.

🎭 No CCBB SP, de 16 de agosto a 7 de setembro.

📌 Mais informações e programação completa no link na bio ou nos stories 

🔗https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
📚 Novo verbete no ar! Diáspora, por Oswaldo 📚 Novo verbete no ar! 

Diáspora, por Oswaldo Truzzi, é o 21º tema da série especial do ICArabe.

✔️Entenda como povos como palestinos, sírios e armênios mantêm suas culturas vivas mesmo longe da terra natal.

⬅️ Arraste para o lado e aprofunde seu conhecimento sobre o mundo árabe com conteúdo confiável e fundamentado.
🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos 🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos 🎞️ e produções que marcaram sua trajetória 🌍

A Mostra Mundo Árabe de Cinema, em sua 20ª edição 🎉, terá abertura no dia 13 de agosto, no CineSesc, com o filme inédito “Tudo o que Resta de Você” 🎥. Até 19 de agosto no CineSesc e no CCBB, de 16 de agosto e 7 de setembro🏛️.

📢 Mais informações em breve!
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.