Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Últimas Notícias

Refugiado

22/07/2025

Memoricídio

21/07/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

11/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Política e Sociedade»Na Copa dos protestos, bandeiras palestinas são destaque
Política e Sociedade

Na Copa dos protestos, bandeiras palestinas são destaque

Por Soraya Misleh, diretora cultural do ICArabe

 

Na Copa do Mundo no Catar, marcada por protestos justos contra a violação de direitos humanos, a causa que sintetiza as lutas contra toda forma de opressão e exploração no mundo tem se destacado no apoio de torcidas e jogadores, sobretudo através de seu símbolo: as bandeiras palestinas.

Nunca em um megaevento se viram tantas expressões de solidariedade ao povo palestino como agora. Algo fundamental em meio às normalizações crescentes com Israel de regimes árabes ditatoriais, tutelados pelo imperialismo, demonstrando que os povos oprimidos da região opõem-se firmemente a esse processo e são os verdadeiros aliados dos seus irmãos e irmãs palestinos.

2

3

 

Nessa direção, detalhe é a recusa em naturalizar qualquer relação que permita encobrir os crimes contra a humanidade, por exemplo, dar entrevista a TVs israelenses (como a emissora pública Kan e o diário sionista Yediot Ahronot), o que levou a que o Estado sionista declarasse que se tratava de “ambiente hostil” – o Catar, que rompeu relações diplomáticas com Israel em 2009, durante o massacre a Gaza no período, contudo, abriu “exceção” para a Copa. Uma delegação diplomática israelense, segundo o portal G1, desembarcou no país para “prestar serviços consulares aos cidadãos israelenses durante a Copa do Mundo”.

As expressões de solidariedade são algo premente em um ano no qual Israel vem matando cinco vezes mais na contínua Nakba (catástrofe palestina desde a formação do Estado colonial e de apartheid sionista em 1948, mediante limpeza étnica planejada). Conforme reportagem da Al Jazeera de 1º de dezembro, foram 210 palestinos assassinados pelas forças de ocupação somente neste ano de 2022, dos quais 47 eram crianças. E este número não para de crescer.

Com idades entre 15 e 22 anos, são nomes como os dos jovens mártires Raed Naasan, Muhammed Abu Kishk, Ahmed Shehadeh, Mahmoud Al-Sadi, Fulla Masalmeh, Mahdi Hashash, Mofeed Ikhlel e os irmãos Thafer e Jawal Rimawi. Este último, na Universidade de Birzeit, havia mandado o recado: “Não temos medo de morrer. Oh sionistas, escutem. Não temos medo de morrer. Oh sionistas, escutem. Estamos aqui hoje para erguer nossa voz. […] América, cale-se e escute: nosso povo ergueu-se em luta. Com pedras nós enfrentamos seus canhões, para morrer antes que aceitemos a derrota. Erguemos nossa bandeira, e erguemos alto, para morrer antes que aceitemos a derrota. Ela diz, somos palestinos. Escutem, e todos podem escutar. E eu sou testemunha, minha palavra não será vazia. E eu sou testemunha. Somos aqueles que golpeiam com força.”

Durante a Copa, as expressões de solidariedade demonstram ao mundo algo imprescindível: a urgência de isolar o regime colonial e de apartheid, apoiando incondicionalmente a legítima resistência heroica, inclusive agora armada, de uma juventude que tem dado a vida por liberdade e justiça. Algo crucial diante do sentimento palestino de abandono pela comunidade internacional.

LEIA: Copa do Mundo no Catar demonstra centralidade da questão palestina

As bandeiras palestinas são tantas que rompem as barreiras na veiculação dos meios de comunicação de massa, que – salvo quando não é possível ignorá-los – silencia diante dos cotidianos crimes contra a humanidade do Estado racista de Israel.

Durante jogo da seleção do Catar, a torcida entoava o comovente canto: “Sacrificamos nossa alma e nosso sangue por você, Palestina.” No Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino – 29 de novembro –, um espetáculo de bandeiras palestinas tremulava no Catar. Um torcedor tunisiano invadiu o campo com a bandeira palestina durante partida em que o time de seu país derrotou a França, que o colonizou por décadas. A celebração à la campeão da Copa encontra raízes históricas, regada à belíssima demonstração de solidariedade com os irmãos e irmãs palestinos. Como tem sido praxe no megaevento em todos os protestos justos, a Fifa tenta coibi-los: no dia 1º. de dezembro abriu processo contra a Federação Tunisiana de Futebol (FTT) por conta da invasão ao gramado pelo torcedor.

Para ver este perfil no Twitter, clique aqui 

co

Em jogo anterior entre Tunísia e Austrália, os torcedores do país árabe silenciaram por um segundo e estenderam um bandeirão nas cadeiras da arquibancada, com os dizeres: “Palestina livre.” O jogador do Marrocos Jawad El Yamiq e seus colegas celebraram a classificação de sua seleção para as oitavas de final contra o Canadá erguendo a bandeira palestina, que mais uma vez pôde ser vista também na arquibancada. Vários torcedores de times árabes têm usado braçadeira pró-palestina.

Reportagem publicada pelo Portal GE, da Globo, em 26 de novembro, destaca: “O branco, preto, vermelho e verde da bandeira palestina se mistura com as cores das bandeiras em cada jogo de uma seleção árabe no Mundial do Catar, especialmente nos da Tunísia. Torcedores de outros países da região, que não se classificaram para a Copa, prestigiam o torneio para abraçar a causa.” Um exemplo são argelinos. Influenciadores distribuem bandeirolas da Palestina, ao tempo que conscientizam os turistas: “Sabem que bandeira é essa?”

Para além dessas demonstrações dos povos árabes, pôde ainda ser vista a bandeira palestina nas mãos de torcedores e torcedoras brasileiras, bem como de outras seleções.

Generosidade palestina

Solidariedade foi também o que elevou o nome da Palestina às manchetes quando o torcedor embrulhado em sua bandeira, o palestino Husam Safari, amante do futebol brasileiro, carregou Lucca, neto do treinador Tite, por longas distâncias até a estação de metrô para ajudar sua mãe, após o jogo de estreia da seleção canarinho no dia 24 de novembro último, que lhe garantiu a vitória contra a Sérvia.

Husam mostrou ao mundo a generosidade e solidariedade características de seu povo, que emocionaram Tite, o qual fez questão de encontrá-lo em sinal de gratidão. A data do encontro era também o simbólico dia 29 de novembro, e Husam carregava em seus ombros a kuffiah palestina, cuja foto, com o torcedor solidário palestino, o neto Lucca e Tite, viralizou mundo afora.

Não obstante, o apresentador Luciano Huck, ao dar a notícia do encontro, omitiu o fato de que se tratava de torcedor e bandeira palestinos – o que causa estranheza, porque programas transmitidos na mesma emissora mencionaram, e é sabido que a produção levanta tais informações. Quem chamou a atenção para isso, em tom descontraído, foi o influenciador palestino-brasileiro Mahmmud Mashni em seu Instagram: “Essa bandeira é da Palestina, Lulu.”

Ele ensina: “Hoje dia 29/11, dia da solidariedade ao povo palestino, e não tinha data melhor pra eu postar esse vídeo do @lucianohuck (meu querido Lulu) gaguejando e não falando que essa bandeira é da Palestina, o povo palestino é solidário em sua essência e nos seus gestos, somente conhecendo a Palestina ou o seu povo pra saber do que estou falando, o @titecoach teve esse gostinho (…). Busque entender sobre a causa palestina e as atrocidades que o seu povo sofre diariamente. @lucianohuck, se vc não sabia que essa 🇵🇸 é da Palestina, agora sabe.”

na

Na vitrine representada pelo megaevento, a taça vai até o momento para os protestos contra diversas denúncias de violação de direitos humanos – a despeito de algumas equivocadas generalizações em relação aos árabes e muçulmanos, que encontram amparo na visão orientalista e alimentam a islamofobia, e, portanto, devem ser combatidas. O gol de placa na “festa do futebol” está expresso nas bandeiras da causa internacionalista por excelência, que une todas as lutas justas. Palestina existe. Palestina resiste.

 

Foto do topo: Torcedores seguram uma bandeira da Palestina com a inscrição Palestina Livre durante a partida do Grupo D da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 entre Tunísia e Austrália no Al Janoub Stadium em Al Wakrah, Qatar. [Foto de James Williamson – AMA/Getty Images]

Artigo publicado originalmente em https://www.monitordooriente.com/20221202-na-copa-dos-protestos-bandeiras-palestinas-sao-destaque/

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do ICArabe.

 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorLiteratura| “A tatuagem de pássaro”: escritora iraquiana retrata mulheres iazidis sequestradas pelo Daesh
Próxima Copa: Marrocos, primeira equipe árabe nas quartas de final, joga neste sábado contra Portugal
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

ABPHE promove debate sobre Israel, genocídio, Irã e América Latina, com palestra de Bruno Huberman

06/07/2025

Artigo: Novas visões sobre a diáspora árabe

06/07/2025

Evento com médico palestino discute a saúde da população em Gaza. Assista

06/07/2025

EVENTOS

Curso “Dança do Ventre Essencial”, com Cristina Antoniadis – online

Clube de Leitura da Editora Tabla: “Uma mulher estranha”, da autora Leylâ Erbil – 30 de julho – online

Curso “Arte, cultura e contexto no mundo árabe – de Casablanca a Bagdá, uma introdução à região árabe” – 11 de julho e 1 de agosto – São Paulo -SP

“Sob fogo: a Saúde da População de Gaza” – 1º de julho – São Paulo

Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

Ilan Pappe participará da Flip 2025 com debate sobre a Palestina

08/07/2025

ABPHE promove debate sobre Israel, genocídio, Irã e América Latina, com palestra de Bruno Huberman

06/07/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e polític 🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e políticas de extermínio: O caso da Palestina" - O encontro ocorrerá hoje, 22 de julho, terça-feira, às 19h, na Associação Católica Bom Pastor - Aracaju.
🕌✨️O novo site do ICArabe está no ar! 

🔗Acesse para se manter informado sobre a cultura árabe no Brasil e no mundo: https://icarabe.org/

📲 Link disponível na bio e nos stories
CONVITE - 📚Série Encontros Acadêmicos

🇱🇧A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e o Centro Cultural Justiça Federal promoverão o Encontro com o jornalista Guga Chacra (Membro Titular da Academia – Cadeira 27), que abordará o tema "Líbano: Panorama Atual e Perspectivas", no dia 24 de julho, quinta-feira, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal – Sala das Sessões, localizado na Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. 

🔗A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: 
https://abre.ai/encontroacademia

Link disponível nos stories.

👥 Realização:
Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências

🤝 Apoio Institucional:
Centro Cultural Justiça Federal

@academialibanobrasil
🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do 🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas e da FAMBRAS: Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe”, nos dias 06, 12 e 19 de agosto, das 9h às 10h30. O evento será online e gratuito, com tradução em 4 idiomas e certificado.

🔗 Inscreva-se pelo QR Code na imagem ou pelo link disponível nos stories.

@fambras 
@academy_halal
🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura 🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia 

A Aigo Livros promoverá o curso online Literatura Árabe da Ásia, que abordará a introdução à história dos países de língua árabe do continente, os da região do Oriente Médio e da Península Arábica, a partir dos livros, nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, terças-feiras, das 19h às 20h30. 

Os encontros tratarão sobre o colonialismo europeu no mundo árabe, da questão da Palestina, os sectarismos no Oriente Médio e as imigrações e diásporas árabes. O curso será ministrado por Jemima de Souza Alves, pós-doutoranda em Letras na FFLCH-USP, com mestrado e doutorado na mesma universidade, tradutora do árabe e do inglês de livros como “Narinja”, de Jokha al-Harthi, “Ave Maria”, de Sinan Antoon, entre outros; integra o grupo de pesquisa “Tarjama - Escola de tradutores de literatura árabe moderna”, sob a supervisão da Profa. Dra. Safa A-C Jubran; e Paula Carvalho, historiadora, jornalista. Pós-doutoranda em História pela Unifesp. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estuda viajantes, principalmente os disfarçados. Lançou o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” em 2022 pela editora Fósforo. É uma das criadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras.

Confira a programação do curso:

05.08 (19h às 20h30): Quando o colonialismo europeu chega ao mundo árabe
Sugestão de leitura: Narinja, Jokha Alharthi (@editoramoinhos)

12.08 (19h às 20h30): Vamos falar sobre a Palestina
Sugestão de leitura: Detalhe menor, Adania Shibli (@todavialivros)

19.08 (19h às 20h30): Os sectarismos no Iraque e no Oriente Médio
Sugestão de leitura: Ave Maria, Sinan Antoon (@editoratabla)

26.08 (19h às 20h30): Imigrações e diásporas árabes
Sugestão de leitura: Correio Noturno, de Hoda Barakat (@editoratabla)

Para participar é necessário fazer uma contribuição de R$220,00, faça a sua inscrição no link da bio da @aigolivros. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 30 dias.
🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista n 🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico

O livro “Gaza no coração: história, resistência e solidariedade na Palestina” está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico. A indicação reconhece a relevância coletiva do trabalho que resultou na obra, organizada com o objetivo de reunir reflexões críticas sobre a Palestina e sua luta por autodeterminação.

Entre os autores e autoras que assinam os textos, estão os associados do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe)Milton Hatoum (benemérito), José Arbex e Salem Nasser. Também participam da publicação Reginaldo Nasser,  Soraya Misleh, Safra Jubram e outros pesquisadores, jornalistas e ativistas comprometidos com o tema. O conjunto de artigos busca contribuir para o debate público sobre a realidade palestina, reforçando a urgência de interromper o genocídio em curso e a necessidade de fortalecer a solidariedade internacional com o povo palestino.

A obra foi publicada pela Editora Elefante, com edição de Tadeu Breda.

@sorayamisleh 
@salemhnasser 
@reginaldonasser 
@miltonhatoum_oficial
@josearbex
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.