Unifesp promove Cátedra Edward Saïd com seminário sobre experiências de estudantes em viagem ao Líbano

Ter, 24/11/2015 - 23:18

Membros do ICArabe estão entre os palestrantes do encontro, que acontecerá dia 3 de dezembro. Discussões abrangem temas como a crise das fronteiras, questões culturais e política contemporânea.A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoverá, em 3 de dezembro, a jornada Crítica do Presente, com o seminário “O Oriente que nos é Próximo: Viagens e Histórias de Ontem e de Hoje”

Na ocasião, serão apresentadas as impressões de alunos da Unifesp que participaram de curso realizado em setembro de 2015 na Universidade Notre Dame de Beirute, no Líbano, e nos sítios históricos daquele país. As discussões abrangem a crise das fronteiras e os traumas do desenraizamento emblemático da região, das questões culturais à política contemporânea, das ruínas da história às guerras modernas, diversas narrativas tradicionais propõem uma iniciação ao patrimônio cultural, sua transmissão e enlaces. 

Participam dos debates dois membros do ICArabe: o diretor de Comunicação do Instituto, Arturo Hartmann, e Geraldo Adriano Godoy de Campos, curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema. 

A Professora Olgaria Mattos e a artista plástica Denise Milan são as idealizadoras da viagem ao Líbano como parte do Programa Diálogo de Civilizações.

O evento é aberto ao público. Mais informações em http://www.unifesp.br/eventos-anteriores/item/1906-unifesp-promove-catedra-edward-said-estudos-da-contemporaneidade

Cátedra Edward Said

A Cátedra Edward Said de Estudos Pós-Coloniais da Unifesp foi criada em julho de 2014, uma parceria da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo com o Instituto da Cultura Árabe (ICArabe). Said foi um intelectual palestino, ícone da resistência cultural e política árabe e da luta por justiça e igualdade, falecido em 2003. 

Desde a morte de Said, pessoas ao redor de todo o mundo têm realizado atividades e criado grupos de trabalho buscando estudar e conhecer sua obra, especialmente em relação aos estudos de pós-colonialismo e discussões ligadas à Questão Palestina, acompanhadas de perto por ele.

 

Programação:

O Oriente que nos é próximo: viagens e histórias de ontem e de hoje

3 de dezembro de 2015

Prédio da Reitoria da Unifesp

Rua Sena Madureira, n.o 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - Auditório do 4.o andar

 

Manhã: 10h às 12h30

Mesa I - O tempo presente

• “Viagem ao Líbano: Primeiras impressões”

Mathias Möller (Mestrando do Departamento de Filosofia da EFLCH-Unifesp) e Bruno Coimbra (Mestrando do Departamento de Psiquiatria-Unifesp)

• “A cultura contra a Servidão Voluntária”

André Nascimento (Mestrando do Departamento de Filosofia da EFLCH-Unifesp) e Fernando Henrique Ferreira (Departamento de Pedagogia da EFLCH-Unifesp)

• Apresentação de power point dos sítios históricos e a experiência do tempo.

• Mediação Denise Milan 

 

Tarde: 14h30 às 16h30

Mesa II: Fronteiras e Refúgio

• “Nós e os outros: mídia e representação”

Isabelle Somma e Geraldo Campos (Pesquisadores bolsistas da Cátedra Edward Saïd)

• “Fronteira e trauma”

Mariane Gennari (Mestranda do Departamento de História da FFLCH-USP) e Arturo Hartmann (Departamento de Comunicação Institucional da Unifesp)

[Mariane Gennari e Arturo Hartmann são igualmente membros Rede Educacional pelos Direitos Humanos em Palestina/Israel]

• Mediação do Prof. Dr. Jamil Iskandar- (Departamento de Filosofia da EFLCH-Unifesp)