Inicialmente nômades originários da Península Arábica, os árabes são um povo semita que expandiu sua influência a partir do século VII com o surgimento do Islã, criando um vasto império que se estendeu da Península Ibérica até a Ásia Central. Na Península Ibérica, ficaram cerca de oito séculos e contribuíram, principalmente, no léxico tanto da língua portuguesa quanto no da espanhola. A identidade e unidade árabe são marcadas pela língua, cerca de 300 milhões de nativos falam o idioma. A identidade deste povo é marcada, também, por uma rica tradição cultural incluindo a poesia, música, arquitetura e culinária. Apesar de sua cultura estar profundamente ligada ao islã, fazem parte dos povos árabes os cristãos, judeus e outros grupos religiosos. Durante a Era de Ouro do Islã (séculos VIII-XIII), os árabes foram pioneiros em ciência, filosofia, medicina e literatura.
Hoje estão distribuídos em 22 países e, espalhados por diversas regiões do Oriente Médio e do Norte da África, além das diásporas que os espalharam pelo mundo. Na geopolítica global, destacam-se devido às vastas reservas de petróleo e gás, em especial os países do Golfo. No entanto, o mundo árabe enfrenta desafios como conflitos políticos, desigualdades sociais e a busca por modernização e democratização.
Profa. Dra. Muna Omran é pós-doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em História e Teoria Literária pela Unicamp. Profa. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação no Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Integra a cadeira de Nr. 25 na Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências. Coordenadora da Produtora Trípoli Cultural e do Alfarabi – Grupo de Pesquisa sobre Mundo Árabe e Islâmico. Integrante do Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea da Universidade Estadual do Maranhão (NUHEPIC/UEMA). Dramaturga e membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT).