Esta foi a primeira internacional e a primeira a um país árabe do pontífice.
O Papa Leão XIV, líder mundial da Igreja Católica, encerrou na terça-feira, 2 de dezembro, sua viagem ao Líbano, a primeira internacional e a primeira a um país árabe do pontífice, que foi eleito em maio deste ano. Antes do Líbano, onde desembarcou no dia 30 de novembro, o Papa visitou a Turquia, que também fica no Oriente Médio, mas não é um país árabe.
Em seu último pronunciamento, o Papa falou pela paz e pelo diálogo. “As armas matam. A negociação, a mediação e o diálogo edificam. Escolhamos todos a paz como caminho, não apenas como meta”, disse, em cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Rafiq Hariri, de Beirute, na presença do presidente do Líbano, Joseph Aoun.
Na segunda-feira, Leão XIV integrou um encontro inter-religioso na Praça dos Mártires, em Beirute, com os patriarcas cristãos do país e líderes espirituais sunitas, xiitas e drusos reunidos sob uma tenda. Após ouvirem hinos e leituras da Bíblia e do Alcorão, Leão elogiou a tradição libanesa de tolerância religiosa como um farol do “dom divino da paz” na região.

(Fonte: ANBA e agências internacionais)
