Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

15/08/2025

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

15/08/2025

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»ARTIGOS»Os árabes e a paz na Palestina
ARTIGOS

Os árabes e a paz na Palestina

Em reunião do Conselho da Força Tarefa sobre Relações Exteriores, em setembro de 2003, foi consenso entre os participantes de “que existe pouca dúvida de que o estereótipo dos estadunidenses como arrogantes, auto-indulgentes, hipócritas, desatenciosos e que recusam ou não são capazes de diálogos interculturais é chocante e profundamente enraizado”. A unanimidade deste órgão de assessoria presidencial, nos Estados Unidos da América, foi uma das raríssimas vezes nas quais houve acordo entre árabes e norte-americanos.

A maioria dos árabes, então e agora, estão bastante conscientes da urgência dos problemas que tem o mundo árabe. A política norte-americana deveria refletir a consciência disto, mas não é o que ocorre. Não se trata de amor ou desamor à bandeira de listas e estrelas e sim do quanto esta ignorância, vindo de um país que ocupa terras árabes, com base em mentiras e encoraja outras aves de arribação a perpetuarem a ocupação de terras árabes fecha as portas para uma solução dos problemas árabes.

Engana-se quem pensa que os Estados Unidos direcionam as suas próprias e as políticas e atitudes de Israel, pois a verdade é exatamente o contrário. O antigo sub-Secretário de Estado George W. Ball (nos governos Kennedy e Johnson) observa em suas memórias: “Em matéria de política para o Oriente Médio, o Congresso se comporta como um grupo de poodles treinados, pulando através do aro segurado pelo lobby de Israel”. O mesmo ocorre no poder executivo, como observa Donald F. McHenry, representante permanente dos Estados Unidos nas Nações Unidas (sob o governo Carter) e presentemente professor de diplomacia e relações exteriores da Georgetown University: “Por causa da influência do lobby israelense, nosso governo está impossibilitado de perseguir seus próprios interesses nacionais no Oriente Médio”.

A pergunta então é porque todo este alvoroço, agora, tanto dos Estados Unidos quanto de Israel para resolver os problemas da Palestina; se é que são os problemas da Palestina!

Em troca da paz, há mais de um quarto de século, em 1981 foi elaborado pela Arábia Saudita o “Plano Fahd” o qual, apresentado e aprovado por unanimidade pela XII Cúpula Árabe, reunida em Fez, no Marrocos, foi apresentado às Nações Unidas, prevendo:

1. A retirada de Israel de todos os territórios ocupados por ele em 1967, incluindo a Jerusalém árabe;
2. O desmantelamento dos assentamentos estabelecidos por Israel em territórios árabes desde 1967;
3. A garantia da liberdade de culto e cumprimento de rituais religiosos para todas as religiões nos Lugares Sagrados;
4. A reafirmação do direito do povo palestino à autodeterminação e do exercício de seus inalienáveis e imprescritíveis direitos nacionais, sob a liderança da Organização de Libertação da Palestina, seu único e legítimo representante e a indenização aos que não desejarem retornar;
5. A colocação da Margem Oriental e da Faixa de Gaza sob a supervisão das nações Unidas por um período de transição não excedendo poucos meses;
6. O estabelecimento de um Estado independente da Palestina tendo Jerusalém como sua capital;
7. O estabelecimento pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas de garantias de paz entre todos os Estados da região, incluindo o Estado independente da Palestina;
8. A garantia pelo Conselho de Segurança da implementação destes princípios.

No entanto, independente de quem é a cabeça da serpente: Estados Unidos e Israel desdenharam a oferta árabe.

Na reunião de cúpula árabe, realizada em 2002, em Beirute, no Líbano, a Arábia Saudita adaptou o “Plano Fahd” e o então Príncipe e hoje Rei Abdullah Ibn Saud, apresentou o que passou a se chamar “Iniciativa Árabe de Paz” representando um gigantesco passo em direção à paz e, diferente da proposta de 1982, propôs, sem sobra de dúvida a normalização das relações com Israel, referindo-se igualmente ao retorno dos refugiados palestinos, no que parece mais uma moeda de troca.

Israel ignorou e os Estados Unidos idem.

Agora, após a derrota de Israel na tentativa de invasão do Líbano, no verão de 2006, e a derrocada dos Estados Unidos no atoleiro iraquiano, viraram tutti buona gente!

A afobação é tamanha que enquanto George W. Bush, Presidente dos Estados Unidos, despacha seus representantes ao Oriente Médio, para que proponham a paz, vendendo bilhões de dólares em armas e munições, toma, ele próprio, a iniciativa nada apressada de convocar uma reunião, para o próximo outono, daqui a alguns meses, destinada a promover a paz árabe-israelense.

Se tardia é a reunião, não é cedo para que comece a pensar que esta é uma oportunidade única para mudar e não simplesmente praticar um outro embuste.

Os árabes já fizeram propostas sérias e irrecusáveis, por duas vezes, por iniciativa saudita, no entanto, as expectativas não são nada animadoras para esta reunião cujos participantes e cuja agenda não está clara. A reunião pode ser vista como mais um marco num longo caminho cheio de decepções e iniciativas falhas de paz.

Do ponto de vista político, Bush está com a corda no pescoço, devido aos problemas iraquianos e outros e quer faturar uma vitória, em algum lugar, para não apear do cavalo do poder como um derrotado, alquebrado e desacreditado cowboy.

A paz árabe-israelense é um pântano no qual dificilmente um presidente estadunidense poderá fincar uma bandeira vitoriosa, pois, como foi lembrado acima, os sentimentos e forças pró-Israel estão à espreita em Washington.

De seu lado, o Oriente Médio clama por progresso neste sentido, assim como o próprio povo norte-americano.

O Mundo Árabe fez a sua parte e adaptou a “Iniciativa Árabe da Paz” demonstrando sua intenção de negociar a paz de forma permanente baseada nas resoluções das Nações Unidas e em compromissos razoáveis. Estados Unidos e Israel precisam fazer um gesto recíproco agora, para que a reunião do outono produza frutos.

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorMúsica árabe: expressividade que vem da sutileza
Próxima A Poesia árabe no Brasil
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

​Artigo – ​Elogiar e xingar

11/11/2016

Artigo: Xeque-mate à libanesa

02/11/2016

Artigo: Quando surgiu o terrorismo

31/10/2016

EVENTOS

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Notícias

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

15/08/2025

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

Domingo no CineSesc-SP: 20ª Mostra Mundo Árabe d Domingo no CineSesc-SP: 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema!

📽️ 17h30 – Sudão, lembre-se de nós
📽️ 20h – Fidai: Verão de 1982

Histórias marcantes que atravessam o tempo e trazem reflexões profundas.

📍 CineSesc | Até 19 de agosto

🔗 Confira a programação completa: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
Hoje tem programação especial na 20ª Mostra Mun Hoje tem programação especial na 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP!

📽️ Domingo, 17 de agosto:

14h30 – Os Construtores de Alhambra

16h45 – Arzé 

🎬 A Mostra segue em cartaz até 7 de setembro, trazendo histórias do mundo árabe para o público brasileiro.

📍CCBB São Paulo 

🔗 Confira a programação completa: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
🎬 Hoje (16 de agosto) aconteceu, no CineSesc, o 🎬 Hoje (16 de agosto) aconteceu, no CineSesc, o debate da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema após a sessão esgotada de Os Construtores de Alhambra, com a diretora Isabel Fernández, Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (ICArabe).

Daqui a pouco, às 20h30 – Filme “Arzé”, um retrato marcante do cotidiano no Líbano.

🔗 Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
🎬 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema - momentos 🎬 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema - momentos do Debate, no CineSesc, após a sessão de Os Construtores de Alhambra, com a diretora Isabel Fernández, Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (ICArabe).

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: Acontecendo nes 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: Acontecendo neste momento, após sessão esgotada do documentário "Os Construtores de Alhambra", no CineSesc, debate com a diretora Isabel Fernández, ao lado de Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (presidente do ICArabe).

Uma oportunidade única de mergulhar ainda mais no universo poético e arquitetônico do Andalus e nas inspirações por trás da criação da Alhambra.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: daqui a pouco, 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: daqui a pouco, após sessão esgotada do documentário "Os Construtores de Alhambra", no CineSesc, debate com a diretora Isabel Fernández, ao lado de Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (presidente do ICArabe).

Uma oportunidade única de mergulhar ainda mais no universo poético e arquitetônico do Andalus e nas inspirações por trás da criação da Alhambra.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.