Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

31/07/2025

“Radio alHara, símbolo da resistência palestina”

31/07/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Exílio, por Cynthia Andersen Sarti

31/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Institucional»Conheça os membros da nova Diretoria
Institucional

Conheça os membros da nova Diretoria

Os integrantes da nova Diretoria do ICArabe tomaram posse em 29 de outubro. A eleição foi realizada no dia 28 do mesmo mês.

Conheça a Diretoria:

 

Diretoria Executiva:

nathalia
Presidente: 
NATALIA NAHAS CARNEIRO MAIA CALFAT

É doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), onde atua como pesquisadora do Grupo de Trabalho sobre Oriente Médio e Mundo Muçulmano (GTOMMM/LEA-USP), editora-executiva da Revista Malala (ABCD-USP) e como Teaching Fellow na IPSA-USP Summer School in Concepts, Methods and Techniques in Political Science, Public Policy, and International Relations. 

Foi pesquisadora visitante na Universidade de Harvard em 2019 e colaboradora do Project on Shiism and Global Affairs, Harvard Divinity School. Board member dos research committees Politics and Ethnicity e Religion and Politics da International Political Science Association (IPSA). Recentemente atuou como consultora da Organização Internacional do Trabalho (ILO Geneva) para cooperação triangular Sul-Sul entre Brasil e Líbano. 

Atua como colaboradora do Instituto da Cultura Árabe desde 2014, tendo ocupado desde então os cargos de Secretária-Geral, Diretora de Relações Internacionais, Diretora Cultural e Diretora de Relações Nacionais. 

 

francisco
Vice-Presidente
; FRANCISCO MIRAGLIA NETO
 

Francisco Miraglia é engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP. Portador do título de PhD em Matemática pela Universidade de Yale, tendo trabalhado com Abraham Robinson e Angus Macintyre.

Atualmente é professor titular sênior do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. 

Foi professor convidado das Universidades de Oxford, Paris VII, Milão, Padova e Maryland. Há mais de um quarto de século é pesquisador convidado da  Equipe de Lógica da Universidade de Paris VII, agora no Institut des Mathématiques de Jussie-Paris Rive Gauche (IMJ-PRG).

Foi cofundador, presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Lógica e presidente do Comitê Latino-Americano de Lógica da Association for Symbolic Logic.

É membro do Conselho Editorial do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade de Campinas e das Comissões Editoriais da série LnA da Universidade de Brasília e da Editora da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Possui quatro livros e mais de quarenta e cinco artigos publicados em periódicos internacionais.

Foi idealizador e cofundador do Instituto de Cultura Árabe, sendo coautor do livro em homenagem a Edward Said, “Trabalho Intelectual e Crítica Social”. Co-organizador do Seminário “Orientalismo: 30 anos”.

Atualmente trabalha na interface entre Lógica, Teoria dos Modelos, Análise, Topologia, K-teoria, Cohomologia e a Teoria Algébrica Abstrata de Formas Quadráticas.

 

jamile

Diretora Administrativa: JAMILE ABOU NOUH
 

Atuação profissional como Psicóloga Clinica desde 1984
Formação em Pedagogia  com Habilitação em Orientação Educacional;
Licenciatura em Estudos Sociais;
Formação em Psicologia com Habilitação em Clínica, Educacional e Organizacional;
Formação continuada em Psicanálise, Filosofia e Neurociências

Ex professora no Curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas;
Assessora Parlamentar aposentada na Assembleia Legislativa do Estado de SP.

 

 

gabriel
Diretor Financeiro: 
GABRIEL SAYEGH

Natural de São Paulo, nascido em 22/04/1960. Estudou no Colégio Visconde de Porto Seguro e formou-se em engenharia civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1983 e em administração de empresas pela Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Mackenzie em 1985.

 Formado pelo CPOR de São Paulo em 1979, com estágio de serviço em 1980,  no 2º  batalhão de Engenharia de Combate, em Pindamonhangaba, recebendo a  patente de 2º Tenente do Exército, da Reserva.

 Participou por 45 dias do Projeto Rondon, no Campus Avançado do Mackenzie, situado em Irecê ,  Bahia, em julho e agosto de 1982, colaborando para a execução do projeto de águas servidas da cidade.

 Participou em 2004 das primeiras reuniões, um desagravo ao intelectual palestino Edward Said, no auditório da PUC de São Paulo, berço embrionário do Instituto da Cultura Árabe.

 Participou do Icarabe como diretor em várias gestões, chegando a vice-presidente, onde atualmente ocupa o cargo de diretor financeiro.

 Diretor Cultural do Esporte Clube Sírio desde 1999, agora mais diretamente ligado a assuntos árabes.

 Entre as várias atividades árabes exercidas no Esporte Clube Sírio, fundou em 3 de março de 2005, o Núcleo de Cultura Árabe, que promove cursos, palestras e cinemas mensalmente, culminando em 25 de setembro de 2024, com uma exposição cultural ilustrativa da história da Síria e o lançamento do livro “Síria, 12.000a.C. – 2.000d.C.: Culturas, Civilizações, Estados, Reinos e Impérios.”

 Participa do Conscre, Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras, como membro da comunidade árabe desde 2019, eleito presidente em 2021 por duas gestões consecutivas, concluindo no início de 2025.

 Descendente de Sírios, da primeira geração por parte de mãe, e da segunda pelo pai, é entusiasta da Cultura Árabe, participando assiduamente dos diversos eventos relacionados, nas várias instituições e entidades árabes de São Paulo, sempre com muito orgulho de ser descendente de tão rica e importante cultura.

 

cristinaDiretora Cultural: CRISTINA AYOUB RICHE

Advogada; Professora aposentada do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Ouvidora-Geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro( UFRJ). 

Criou e implementou a Ouvidoria-Geral do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ex-presidente   do Instituto Latinoamericano del Ombudsman/Defensorías del Pueblo ( ILO) e da Comissão Executiva da Red Iberoamericana de Defensorias Universitárias (RIdDU); 

Acadêmica da Academia Líbano-brasileira de Letras, Artes e Ciências; 

Editora da Revista Libanus, da referida Academia;

É mediadora de conflitos e consultora com mais de 25 anos de experiência como ouvidora e na gestão de conflitos. 

Integrou a Comissão de Mediação de Conflitos da OAB-RJ. Mestre e Doutora em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é graduada e pós-graduada em Letras, Educação e Direito. 

Foi professora do Setor de Estudos Árabes e chefe  do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ. 

Tem livros e artigos publicados nestas áreas e sobre a lei de arbitragem, mediação de conflitos e ouvidorias públicas.

 

cristinaDiretora de Comunicação: CHRISTINA STEPHANO DE QUEIROZ

Christina Queiroz é doutora em literatura pela USP e mestre em identidades culturais pela Universidade de Barcelona (Espanha). Sua dissertação de mestrado foi premiada pela Sociedade Espanhola de Estudos Árabes e sua tese de doutorado foi reconhecida como a melhor na área de Literatura, Linguística e Artes defendida na USP, em 2018. Atualmente, é jornalista da seção de Humanidades da revista Pesquisa FAPESP, publicação de jornalismo científico editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Christina é pesquisadora da Cátedra Edward Said da Unifesp e também desenvolve trabalhos com pesquisa audiovisual e roteiro, tendo colaborado com a Prodigo Films e canais como HBO e Arte1.

 

 

 

Conselho Fiscal

Conselheiro Fiscal Titular: ARTHUR JAFET

Conselheiro Fiscal Titular: FUAD ACHCAR JUNIOR,

Conselheiro Fiscal Titular: JOÃO BAPTISTA DE MEDEIROS VARGENS

Conselheiro Fiscal suplente: GABRIEL GEORGES BONDUKI

Conselheiro Fiscal  suplente: RAFAEL MATTAR MACHIAVERNI

Conselheiro Fiscal suplente: JAMIL IBRAHIM ISKANDAR

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorFilme “Retrato de um certo Oriente”, baseado na obra de Milton Hatoum, é premiado no Festival de Huelva, na Espanha
Próxima Cinema: exibição de “Perdida no Deserto” – 14 de dezembro – São Paulo
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Conheça a Diretoria do ICArabe para o biênio 2025-26

12/12/2024

Simpósio Expedição Aziz Ab’Saber 100 Anos: leia o discurso de Natalia Calfat, presidente eleita do ICArabe, na abertura do evento

27/11/2024

Nota de pesar: Eduardo Elias 

27/06/2024

EVENTOS

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia

Notícias

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

“Radio alHara, símbolo da resistência palestina”

31/07/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Exílio, por Cynthia Andersen Sarti

31/07/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📚O CEPAL da FFLCH-USP promoverá a palestra "A 📚O CEPAL da FFLCH-USP promoverá a palestra "A maior prisão do mundo: a Palestina sob domínio israelense e a conivência mundial", com o historiador Ilan Pappe, no dia 5 de agosto, às 18h, na Casa de Cultura Japonesa.

@cepal.fflch.usp
📚 Logo mais, às 19h30, o Clube de Leitura da E 📚 Logo mais, às 19h30, o Clube de Leitura da Editora Tabla promoverá mais um encontro, dessa vez, a discussão será sobre a obra "Uma mulher estranha", de Leylâ Erbil. 

🔗Saiba mais em nosso site. Link na bio ou nos stories.

@editoratabla
📽 Natalia Calfat, presidente do ICArabe, e Eli 📽 Natalia Calfat, presidente  do ICArabe, e Elisa  Ventura, proprietária da Livraria Blooks, convidam a todos para o curso "A Questão Palestina - Oriente Médio Contemporâneo", nos dias 4, 11, 18 e 25 de agosto.

📚Com professores da UFRJ, PUC-MG e UFF, o curso ocorrerá na Livraria Blooks, localizada no bairro de Botafogo (RJ). A atividade tem apoio do Instituto do Sono, da Tripoli Cultural e Editora Tabla.

✉️📲Mais informações:  secretaria@icarabe.org  ou WhatsApp (11) 98960-3610
📚 Promovido pela Universidade Estadual de Campi 📚 Promovido pela Universidade Estadual de Campinas, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e do grupo CineREsemfronteiras, o curso oferece formação teórica densa e situada, abrindo caminhos para pensar os atravessamentos entre linguagem, trauma e hospitalidade. 

🔗Saiba mais em nosso site, clique no link da bio ou dos stories.
📚 Novo verbete no ar! Intifada é o tema da ve 📚 Novo verbete no ar!

Intifada é o tema da vez na série do ICArabe que busca ampliar o conhecimento sobre o mundo árabe com informação qualificada e combate a estereótipos.

A palavra, que significa “sacudida” ou “revolta”, marca os levantes palestinos contra a ocupação israelense.

📝 Texto da professora Isabela Agostinelli.

⬅️ Arraste para o lado e confira!
🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e polític 🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e políticas de extermínio: O caso da Palestina" - O encontro ocorrerá hoje, 22 de julho, terça-feira, às 19h, na Associação Católica Bom Pastor - Aracaju.

@ufsoficial 
@ufs_itabaiana
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.