Jogando luz sobre a História e a Intolerância

Qua, 09/02/2011 - 16:08
Publicado em:

Foto: Nivaldo Honório da Silva
    
Contando com a sétima arte como mediadora da reflexão sobre grandes questões do nosso tempo, um grupo de entidades e instituições decidiu organizar um ciclo de cinema temático, nos moldes da Sessão AVerroes de Cinema e Reflexão, mas cujo foco é "História e Intolerância".   

Por iniciativa da OBORÉ e do Hospital Premier/ MAIS, já foram organizadas duas reuniões preparatórias - 23 de dezembro e 26 de janeiro - das quais também participaram o Instituto da Cultura Árabe, Instituto Vladimir Herzog, Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP, Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Casa da Reconciliação, TV USP e Colibri&Associados. Acaba de se juntar ao grupo o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil - UNIC Rio. A terceira reunião preparatória está agendada para o dia 9 de fevereiro, às 10h, desta vez no Instituto Cervantes de São Paulo, organização criada
 pelo Governo da Espanha como a instituição cultural oficial para a promoção da língua espanhola e da cultura hispânica em todo o mundo. A sede paulistana do Cervantes fica próxima ao cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.

Segundo Sergio Gomes, representante da OBORÉ no grupo organizador, o objetivo dessas reuniões é construir um projeto consistente, coerente e plural, que enalteça e valorize as diversas culturas e promova o encontro de civilizações.

Planejada para se realizar em nove meses, em sessões mensais de cinema e debate, o ciclo sobre "História e Intolerância" deverá desdobrar-se em um seminário de dois dias onde serão convidados historiadores e filósofos estudiosos do período Andalus para apresentar e discutir suas perspectivas e as repercussões dessas questões no mundo contemporâneo.

Registro da segunda reunião preparatória, dia 26 de janeiro, no Premier

Na fileira da frente, da esquerda para a direita, estão Zilda Yokoi, do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP; Dalva Matsumoto, médica oncologista e paliativista da equipe do Premier; Mário Sergio de Moraes, do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP e representante do Instituto Vladimir Herzog; Branca Braga, relações públicas do Premier; jornalista Silvia Penteado, da Colibri&Associados. Na segunda fila, também da esquerda para a direita: Samir Salman, superintendente do Premier; Pde Antonio Bizon, da Casa da Reconciliação; Soraya Smaili, diretora cultural do Instituto da Cultura Árabe - ICÁrabe;  José Carlos Fabbri, da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; D. Pedro Benitez Perez, diretor do Instituto Cervantes de São Paulo, o artista plástico e jornalista Enio Squeff e o jornalista e diretor da OBORÉ, Sergio Gomes.  Ao fundo, O Triunfo de Dom Quixote, obra de Enio Squeff ( óleo sobre tela, 2,59 x 4,09 m, 2006) oferecida pelo autor ao grupo organizador da Sessão Averroes, em exposição pública no Hospital Premier ( Av, Jurubatuba, 481 - Vila Cordeiro).