Festival do Rio tem filmes árabes na programação

Dom, 15/10/2017 - 15:38
Publicado em:

Produções da Argélia, Catar, Líbano, Palestina e Síria, próprias ou em parcerias com outros países, fazem parte da programação da mostra que está aberta até domingo (15).

 

Sete produções árabes, próprias ou em parcerias com outros países, compõem a programação do 19º Festival do Rio, a mostra internacional de cinema do Rio de Janeiro que está aberta até o próximo domingo (15).

Neste ano, filmes árabes premiados como o documentário sírio Últimos Homens em Aleppo, vencedor do Grande Prêmio do Júri do Sundance Film Festival 2017, de Utah, Estados Unidos, ou o libanês Ensiriados (foto), ganhador de Melhor Direção e Prêmio do Público do Festival de Berlim deste ano, fazem parte da programação do festival carioca.

Últimos Homens em Aleppo, dirigido pelo sírio Firas Fayyad, mostra o dia a dia de três integrantes da organização civil conhecida como Capacetes Brancos, que busca salvar o maior número possível de pessoas afetadas pelos constantes bombardeios em Aleppo, uma das cidades mais afetadas pela guerra da Síria.

Ainda na temática dos conflitos sírios, Ensiriados, coprodução franco-belga-libanesa, é retratado o dia-a-dia de Oum Yazan, uma mulher que tenta proteger sua família das ameaças que a guerra em Damasco promove fora de sua casa. Para isso, toma uma decisão drástica: todos ficam trancados em casa.

Também do Líbano, o curta Desculpe, me afoguei toca no tema dos refugiados. A animação, coproduzida pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras, tem como inspiração uma carta aparentemente encontrada junto ao corpo de uma vítima de afogamento no mar Mediterrâneo, que fugia das áreas de conflito.

Duas produções de diretores argelinos estão em cartaz no festival carioca: o documentário Investigando o Paraíso, de Merzak Allouache, e a história de três gerações de uma família da Argélia, no A Natureza do Tempo, dirigido por Karim Moussaoui. O Catar coproduz o filme They e a Palestina o documentário Los Territorios, em parceria com o Brasil e a Argentina.

As produções árabes estão em exibição durante os onze dias do Festival do Rio, que começou na última quinta-feira (05). Os dias, horários e locais da apresentação podem ser encontrados no site do festival, que, nesta edição, apresenta mais de 250 títulos diferentes.

Serviço

Festival do Rio
De 05 a 15 de outubro
Mais informações: http://www.festivaldorio.com.br