Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Últimas Notícias

Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia

25/07/2025

Ação contra a fome em Gaza acontece neste domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo

25/07/2025

“Gaza no coração” é semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico

24/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Cinema»Mais espaço à temática árabe na América Latina
Cinema

Mais espaço à temática árabe na América Latina

Convidado para integrar o corpo de jurados da terceira edição do LatinArab International Film Festival (LAIFF), o Diretor Cultural do ICArabe, professor de Relações Internacionais e curador da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, promovida pelo Instituto, reafirmou a importância desses festivais como forma de fortalecimento do diálogo entre as culturas árabe e latino-americana. Ele destacou os momentos mais marcantes da Mostra realizada pela Cine Fértil, que apresentou e premiou obras de profissionais consagrados e novos nomes do cinema.

Para Godoy de Campos, a existência do ICArabe, do Cine Fértil, da Mostra Mundo Árabe de Cinema e do LAIFF representa uma parte essencial, tanto para materializar essa união como para a obtenção de um reconhecimento dentro do panorama cultural. “São exemplos de iniciativas que caminham numa direção que tende a fortalecer esses laços que já existem. Do ponto de vista da produção cinematográfica, hoje, há um aumento significativo da temática árabe na América Latina, o que aponta para um cenário promissor”, pontua.

Presidente do júri, o diretor do ICArabe dividiu a mesa com os diretores de cinema Javier López Actis, de “1001 noites na Patagônia”, exibido este ano na 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, Octávio Cury e Gabriel Lahaye. “Fiquei impressionando com a receptividade, a curadoria e a qualidade do festival. A experiência de participar do júri foi muito rica”. Além disso, segundo ele, o interesse do público argentino pelo cinema árabe, assim como o do brasileiro, cresce a cada edição.

Ele reforça a característica primeira e particular deste diálogo, que não se resume apenas a uma composição que resulta em uma terceira identidade. “Há outra possibilidade de apreender a força que esta palavra revela. Como? Ocupando o espaço que se cria entre as terminações que lhe dão origem: latino e árabe, sentindo o que acontece entre esses dois polos, que características tem o espaço aberto por este encontro. Viver esse espaço sem a preocupação de definir a priori os contornos de uma síntese de identidade latino-árabe. Procurar o “entre”, o que passa pelo meio, reconhecendo que não é um espaço vazio. Ao contrário, é pleno de sentidos, tem cores, sons, olhares e surpresas, desalento e esperança”.

O professor aponta ainda que o papel dos dois espaços de produção e circulação cinematográfica é fundamental, a partir do momento em que ampliam as relações entre os países latino-americanos e o mundo árabe, tanto sob uma perspectiva econômica como política. No âmbito cultural, explica, é essencial porque não só cria laços, mas os evidencia e fortalece, além de ajudar a derrubar o conjunto de estereótipos, de visões preconcebidas, informações e imagens dos países árabes que o público da América Latina recebe por via da grande mídia. “São informações que vêm sempre atreladas a aspectos negativos, a guerras. As iniciativas ajudam a mostrar essa complexidade e a problematizar o assunto, porque mostra a diversidade, a riqueza e a quantidade de culturas que há nesses países.”

Godoy de Campos destaca a cinematografia palestina e reflete sobre o seu sentido mais profundo.  “É um cinema que cada vez mais mostra um vigor impressionante, com qualidade técnica e estética. Uma produção cada vez mais significativa e que nos faz pensar na própria questão de representação e em como o cinema territorializa uma ideia de pertencimento de um povo que ainda se vê sob ocupação”, ressalta.

A edição 2013 do LatinArab promoveu, segundo ele, debates muito interessantes sobre o cinema palestino, que conta hoje com nomes como Kamal Aljafari, que apresentou recentemente no Brasil seu filme “The Roof”, e Emad Burnat,  de “5 Câmeras Quebradas”, que abriu a 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. O filme de Burnat foi premiado esta semana com o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial, na categoria de melhor documentário.

Quanto às produções apresentadas durante o LatinArab, o diretor do ICArabe destaca os três filmes que representaram o Brasil. “A Última Estação”, de Marcio Curi e roteiro de Di Moretti, que teve pré-estreia nacional na 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, foi premiado com voto do público. Coproduzido por Brasil e Líbano, o longa narra a história de libaneses e sírios que vieram tentar a sorte no Brasil na década de 50.

O documentário “Sobre Futebol e Barreiras”, de Arturo Hartmann, Lucas Justiniano, José Menezes e João Carlos Assumpção, foi premiado com menção honrosa. O filme, que esteve na 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe, em São Paulo e Rio de Janeiro, em 2012, apresenta um olhar sobre o conflito palestino-israelense, tendo como cenário a Copa do Mundo da África do Sul de 2010.

“Sleepless Nights” de Eliane Raheb, coprodução ente Líbano, Palestina, EUA, França e Qatar, foi premiado como melhor longa metragem árabe e “Round Trip”, de Meyrar Al-Roumi (Siria/França), ganhou menção especial do júri.

Na categoria “Work In Progress”, que premia produções ainda não finalizadas como forma de  apoio para a concretização, o vencedor foi o brasileiro “The revolution of the year”, de Diogo Faggiano, que aborda a Primavera Árabe no Egito.

Além desses, “Habi, a estrangeira”, da diretora María Florencia Alvarez, levou o troféu Ninawa Daher de melhor longa latinoamericano envolvendo a temática árabe, uma produção que reflete a proximidade entre Argentina e Brasil.

Na sessão de curtas-metragens, o destaque foi “Abu Rami”, de Sabah Haider, do Líbano.

Conheça mais sobre o festival em http://cinefertil.org/latinarab/

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorMostra “Cinema: Oriente Médio”
Próxima Palestra: “Os direitos da mulher no mundo árabe”
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Filme palestino “Em Rumo a Uma Terra Desconhecida” estreia nos cinemas

16/05/2025

Walter Salles dará master class de cinema no Catar

13/03/2025

Assista à entrevista com diretores do filme palestino “No Other Land”, vencedor do Oscar

06/03/2025

EVENTOS

Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia

Curso “Dança do Ventre Essencial”, com Cristina Antoniadis – online

Clube de Leitura da Editora Tabla: “Uma mulher estranha”, da autora Leylâ Erbil – 30 de julho – online

Curso “Arte, cultura e contexto no mundo árabe – de Casablanca a Bagdá, uma introdução à região árabe” – 11 de julho e 1 de agosto – São Paulo -SP

Notícias

Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia

Ação contra a fome em Gaza acontece neste domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo

25/07/2025

“Gaza no coração” é semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico

24/07/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📚 Novo verbete no ar! Intifada é o tema da ve 📚 Novo verbete no ar!

Intifada é o tema da vez na série do ICArabe que busca ampliar o conhecimento sobre o mundo árabe com informação qualificada e combate a estereótipos.

A palavra, que significa “sacudida” ou “revolta”, marca os levantes palestinos contra a ocupação israelense.

📝 Texto da professora Isabela Agostinelli.

⬅️ Arraste para o lado e confira!
🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e polític 🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e políticas de extermínio: O caso da Palestina" - O encontro ocorrerá hoje, 22 de julho, terça-feira, às 19h, na Associação Católica Bom Pastor - Aracaju.

@ufsoficial 
@ufs_itabaiana
🕌✨️O novo site do ICArabe está no ar! 

🔗Acesse para se manter informado sobre a cultura árabe no Brasil e no mundo: https://icarabe.org/

📲 Link disponível na bio e nos stories
CONVITE - 📚Série Encontros Acadêmicos

🇱🇧A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e o Centro Cultural Justiça Federal promoverão o Encontro com o jornalista Guga Chacra (Membro Titular da Academia – Cadeira 27), que abordará o tema "Líbano: Panorama Atual e Perspectivas", no dia 24 de julho, quinta-feira, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal – Sala das Sessões, localizado na Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. 

🔗A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: 
https://abre.ai/encontroacademia

Link disponível nos stories.

👥 Realização:
Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências

🤝 Apoio Institucional:
Centro Cultural Justiça Federal

@academialibanobrasil
🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do 🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas e da FAMBRAS: Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe”, nos dias 06, 12 e 19 de agosto, das 9h às 10h30. O evento será online e gratuito, com tradução em 4 idiomas e certificado.

🔗 Inscreva-se pelo QR Code na imagem ou pelo link disponível nos stories.

@fambras 
@academy_halal
🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura 🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia 

A Aigo Livros promoverá o curso online Literatura Árabe da Ásia, que abordará a introdução à história dos países de língua árabe do continente, os da região do Oriente Médio e da Península Arábica, a partir dos livros, nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, terças-feiras, das 19h às 20h30. 

Os encontros tratarão sobre o colonialismo europeu no mundo árabe, da questão da Palestina, os sectarismos no Oriente Médio e as imigrações e diásporas árabes. O curso será ministrado por Jemima de Souza Alves, pós-doutoranda em Letras na FFLCH-USP, com mestrado e doutorado na mesma universidade, tradutora do árabe e do inglês de livros como “Narinja”, de Jokha al-Harthi, “Ave Maria”, de Sinan Antoon, entre outros; integra o grupo de pesquisa “Tarjama - Escola de tradutores de literatura árabe moderna”, sob a supervisão da Profa. Dra. Safa A-C Jubran; e Paula Carvalho, historiadora, jornalista. Pós-doutoranda em História pela Unifesp. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estuda viajantes, principalmente os disfarçados. Lançou o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” em 2022 pela editora Fósforo. É uma das criadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras.

Confira a programação do curso:

05.08 (19h às 20h30): Quando o colonialismo europeu chega ao mundo árabe
Sugestão de leitura: Narinja, Jokha Alharthi (@editoramoinhos)

12.08 (19h às 20h30): Vamos falar sobre a Palestina
Sugestão de leitura: Detalhe menor, Adania Shibli (@todavialivros)

19.08 (19h às 20h30): Os sectarismos no Iraque e no Oriente Médio
Sugestão de leitura: Ave Maria, Sinan Antoon (@editoratabla)

26.08 (19h às 20h30): Imigrações e diásporas árabes
Sugestão de leitura: Correio Noturno, de Hoda Barakat (@editoratabla)

Para participar é necessário fazer uma contribuição de R$220,00, faça a sua inscrição no link da bio da @aigolivros. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 30 dias.
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.