Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Fundo para o Cinema Palestino abre inscrições para o ciclo 2025

15/09/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Sûq, o mercado tradicional, por Felipe B. Francisco

12/09/2025

ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

09/09/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Cinema»Mostra Mundo Árabe de Cinema ganha programação na Cinemateca Brasileira
Cinema

Mostra Mundo Árabe de Cinema ganha programação na Cinemateca Brasileira

Os filmes “O Poeta Rei”, “Lyd”, “Beirut Holde’m” e “À Beira do Vulcão” serão exibidos de 9 a 11 de outubro 

A 19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que ocorreu de 29 de agosto a 4 de setembro no Cinesesc, ganha uma programação extra na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, de 9 a 11 de outubro. A Cinemateca exibirá quatro filmes: “O Poeta Rei”, “Lyd”, “Beirut Holde’m” e “À Beira do Vulcão” (veja abaixo). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Idealizada por Soraya Smaili e com curadoria de Arthur Jafet, a Mostra Mundo Árabe de Cinema consolidou-se no calendário cultural de São Paulo como uma iniciativa de aproximação das culturas dos países árabes e do público brasileiro, colaborando para apresentar diversos aspectos – social, político e cultural, entre outros – pelos olhares de diretores cujas obras buscam desfazer estereótipos comumente propagados.

“Em um momento de turbulência no Oriente Médio e protestos antiguerra em espaços públicos e universidades dos Estados Unidos, nossa 19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é mais contemporânea e mais significativa do que nunca. Destacando novos trabalhos dos cineastas mais ousados do Oriente Médio e Norte da África, a série de filmes ilumina a diversidade e a complexidade do mundo árabe moderno”, ressalta o curador Arthur Jafet. “Apresentamos os melhores filmes sobre o mundo árabe, sejam eles grandes filmes que ganharam prêmios de prestígio, sejam pequenas joias cinematográficas que merecem ser trazidas à luz”.

Confira a lista de filmes e os horários das sessões:

9 de outubro (quarta-feira)                                            

20h

O Poeta Rei

(69 min, DCP)

 

10 de outubro (quinta-feira)

19h

Beirut Hold’em

(100 min, DCP)

 

21h

À Beira do Vulcão

(87 min, DCP)

 

11 de outubro (sexta-feira)

19h  

LYD

(79 min, DCP)

21h

O Poeta Rei

(69 min, DCP)

Confira abaixo as sinopses e trailers dos filmes:

“O Poeta Rei”

(69 min, DCP)

Portugal/ Documentário/2024

Direção: Carlos Gomes

Roteiro: Carlos Gomes

Direção de Fotografia: Miguel Robalo

Elenco: Adriano Carvalho (protagonista), Santiago Macias, Luis Trigacheiro, Miguel Vargas, Eduardo Paniagua, El Arabi Serghini, Mohammad Benaboud e Hamid Triki, entre outros.

A partir do Livro “Crónica Do Rei Poeta Al-Mu’tamid” de Ana Cristina Silva

Sinopse

Trata-se de uma belíssima e poética viagem pelo território do “Al-Andalus”, seguindo a história dramática e fascinante de um dos homens mais poderosos do seu tempo, nascido com vocação para poeta, mas cujo destino quis que administrasse um reino no séc. XI – O Poeta Rei Al-Mu’tamid. Dez séculos depois, a procura do homem por detrás do mito, ficcionando a sua psicologia a partir da sua poesia e dos fatos conhecidos da sua vida, comentados por encontros, paisagens, e sonoridades dos três países que no séc. XXI partilham o seu legado – Portugal, Espanha e Marrocos. A trilha sonora fez parte do espetáculo Al Mu’tamid exibido na Sala São Paulo em 2017. O filme teve sua estreia mundial durante a Mostra Mundo Árabe de Cinema, em agosto.

“Beirut Hold’em“

(100 min, DCP)

Direção: Michel Kammoun

Roteiro: Michel Kammoun

Elenco: Fadi Abi Samra, Rana Alamuddin, Saleh Bakri, Issam Bou Khaled, Rita Hayek, Nicole Kamato, Anjo Rihane, Zeina Saab de Melero Ziad Seaibe e Said Serhan

Sinopse

Beirut Hold’em retrata a vida de Ziko, um ex-presidiário e trapaceiro de 40 anos e seus três amigos de infância. Eles vivem em um bairro decadente de classe média baixa de Beirute e estão lutando para abrir caminho em um país à beira da guerra eminente e da falência como fantasma. Um lugar onde a instabilidade faz da vida cotidiana outra forma de jogo.

Trailer: assista aqui

“À Beira do Vulcão”

(87 min, DCP)

Líbano/Documentário/2023

Direção: Cyril Ariss

Roteiro: Cyril Ariss

Sinopse

No dia 4 de agosto de 2020, a explosão catastrófica no porto de Beirute deixa grande parte da capital libanesa em ruínas. No meio do caos, uma equipe de filmagem enfrenta uma decisão acachapante: continuar a produção de seu filme ou abandoná-la? Ao enfrentar as consequências da catástrofe, ficam divididos entre a sua firme crença no poder transformador do cinema e um profundo sentimento de cinismo sobre a sua capacidade de efetuar mudanças numa nação atormentada pela turbulência econômica e pelo colapso social. O filme narra suas lutas e destaca a resiliência da equipe, enquanto seus voluntários se esforçam para encontrar significado e propósito de seu trabalho em meio à devastação.

“Lyd”

(79 min, DCP)

Palestina/Estados Unidos/Reino Unido/ Documentário/2023

Direção: Rami Younis e Sarah Friedland

Roteiro: Rami Younis, Sarah Friedlan e Eyas Salman

Elenco: Maisa Adlelhadi

Sinopse

Este documentário de ficção científica de longa-metragem compartilha múltiplos passados, presentes e futuros da cidade de Lyd, que foi uma cidade palestina próspera com uma história longa e rica, pois em 636 DC, foi considerada a primeira capital da Palestina. Quando o Estado de Israel foi fundado em 1948, Lyd tornou-se uma cidade israelense e, no processo, centenas de residentes palestinos de Lyd foram massacrados pelas forças israelenses, e a maioria dos 50.000 residentes palestinos da cidade foram exilados. Hoje, a cidade tem maioria de israelenses, minoria de palestinos e está desinvestida e dividida pelo racismo e pela violência. Para os palestinos, a história de Lyd reflete a catástrofe e por isso o filme questiona sobre como seria a cidade se a ocupação israelense de Lyd não tivesse acontecido. À medida que o filme alterna a realidade fantástica – futuro.

Trailer Lyd (2023)| Official Trailer: assista aqui

Serviço:

O quê: Mostra Mundo de Cinema Árabe na Cinemateca Brasileira

Quando: de 9 a 11 de outubro

Quanto: grátis (retirar os ingressos com uma hora de antecedência)

Onde:  Cinemateca Brasileira – Rua: Raul Cardoso, 307, Vila Mariana – São Paulo/SP

mostra

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorEsporte Clube Sírio promove exposição de arte com peças sírias
Próxima Soraya Smaili no podcast Mulheres Pelo Mundo
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: leia análise do filme “Tudo o que resta de você”, por Abdel Latif Hasan Abdel Latif 

18/08/2025

20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: diretora espanhola Isabel Fernández, de “Os Construtores de Alhambra”, participa de debate na sessão deste sábado (16), no CineSesc-SP

14/08/2025

Filme palestino “Em Rumo a Uma Terra Desconhecida” estreia nos cinemas

16/05/2025

EVENTOS

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

Espetáculo “Meu Remédio”, até 28 de setembro – São Paulo 

Palestra “O drama palestino e o futuro da civilização árabe” – dia 13 de setembro

Comitê Campinas de Solidariedade ao Povo Palestino: sessão de cinema no MIS – 22 de agosto, às 19h30

Notícias

Fundo para o Cinema Palestino abre inscrições para o ciclo 2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Sûq, o mercado tradicional, por Felipe B. Francisco

12/09/2025

ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

09/09/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🇵🇸 A iniciativa foi criada para garantir que 🇵🇸 A iniciativa foi criada para garantir que os palestinos tenham o direito de contar suas próprias histórias, moldar suas próprias narrativas e controlar suas próprias imagens de experiências, lutas e esperanças. 

🔗Saiba mais em nosso site, clique no link da bio ou dos stories.
Dica do ICArabe: Palestra "O drama palestino e o f Dica do ICArabe: Palestra "O drama palestino e o futuro da civilização árabe", com Ministro Francisco Rezek, neste sábado, 13 de setembro, às 16h, no Clube Sírio.

@clubesirio
📣 Novo verbete no ar! 📚 O ICArabe apresenta 📣 Novo verbete no ar!

📚 O ICArabe apresenta mais um termo da série especial sobre o mundo árabe: Sûq (سوق), o mercado tradicional, por Felipe B. Francisco 

🕌 Espaços centrais da vida urbana, os aswaq reuniam ourives, alfaiates, perfumistas e muitos outros ofícios, influenciando inclusive palavras em português e espanhol como “açougue” e “zoco”.

⬅️ Arraste para o lado e confira
🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da 🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@nataliacalfat
🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove ativi 🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@larsirio
🔴Eleições do Conselho de Imigrantes em São P 🔴Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMigTD), está com inscrições abertas para participação na votação virtual das Eleições do Conselho Municipal de Imigrantes (CMI) – Biênio 2025-2027.

🔗 Saiba mais em nosso site, clique no link disponível nos stories.
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.