Curso propõe imersão na cultura muçulmana

Qui, 30/11/2017 - 12:37
Publicado em:

Aulas e mesas de debates da 5ª edição do curso 'O Mundo Islâmico' acontecem de 4 a 8 de dezembro, no Instituto Rio Branco, em Brasília. O presidente do ICArabe., Mohamed Habib, e José Arbex Jr. e Jamil Ibrahim Iskadar, ambos membros do Conselho Fiscal do Instituto, são professores convidados.

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), que é parceira do ICArabe, realizará a quinta edição do curso “O Mundo Islâmico” de 4 a 8 de dezembro, no Instituto Rio Branco, em Brasília. As mesas de debates serão a novidade desta edição do evento, para permitir uma melhor interação entre palestrantes e participantes.

O curso tem o intuito de elucidar as peculiaridades dos países de maioria muçulmana, principalmente sobre o universo halal (produtos e serviços oferecidos obedecendo tradições islâmicas), e ampliar as relações diplomáticas e comerciais do Brasil com esses países.

“Ter conhecimento sobre tais questões é muito importante; com o curso ‘O Mundo Islâmico’, conseguimos cumprir a missão de mostrar a todos o que é o Islã em sua essência”, afirmou Ali El Zoghbi, vice-presidente da Fambras. O programa será dividido em cinco módulos. O primeiro terá como tema “Religião, Princípios e Estrutura Doutrinária”; o segundo compreenderá a “História Civilizacional Islâmica”; o módulo III será sobre “Geopolítica, o Islã e a Contemporaneidade”; o quarto abordará “Geopolítica, o Islã e a Segurança”; e o módulo V tratará de “Economia, Mercado e Comércio Internacional”.

Além dos módulos, as três mesas de debates terão como temas “O Islã e sua compatibilidade com a modernidade”; “As narrativas midiáticas e seus impactos na relação com o Islã", e “O diálogo inter-religioso como instrumento para uma cultura de paz e seu papel na crise mundial”.

Participarão 11 professores de universidades renomadas do Brasil e do exterior, como Ali Mazloum (Unilisboa), Ângela Martins (Instituto Mauá), Arlene Clemesha (USP), Jamil Ibrahim Iskadar (Unifesp) e Fernando Luiz Brancoli (UFRJ e Sorbonne).

O evento contará ainda com nove palestrantes convidados, como Diogo Bercito (jornalista da Folha de S. Paulo), Majeda Ahmad Qasim Omar Royal (do Institute for Inter-Faith Studies) e Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A Câmara Árabe apoia o evento desde a primeira edição. Hannun participará do módulo V, na sexta-feira (8), e falará sobre comércio e exportações para o mundo muçulmano.

O programa é destinado a alunos do Instituto Rio Branco e da Universidade de Brasília (UnB), diplomatas de diferentes países, funcionários do Ministério das Relações Exteriores, autoridades e servidores do governo federal, além de convidados do Itamaraty e da Fambras. Jornalistas interessados no curso podem se inscrever entrando em contato com a Federação.

Para mais informações, acesse http://www.fambras.org.br/

Serviço:

Curso "O Mundo Islâmico"
De 4 a 8 de dezembro de 2017
Instituto Rio Branco - Brasília (DF)