“Budrus”, documentário sobre a resistência palestina, é lançado no Brasil

Dom, 09/10/2011 - 21:56
Publicado em:
CArabe promove lançamento de “Budrus”, filme premiado sobre a resistência palestinaDirigido pela brasileira Júlia Bacha e premiado em diversos festivais internacionais de cinema, como Berlim, São Francisco e Tribeca, o documentário “Budrus” será lançado em outubro no país. O filme expõe a força da luta para a libertação da Palestina e paz no Oriente Médio.“Budrus” conta a história de um organizador de base palestino, Ayed Morrar, que uniu membros do Fatah, do Hamas e apoiadores israelenses num movimento desarmado para salvar sua aldeia da construção do Muro de Separação de Israel. Símbolo da resistência, a luta, vitoriosa, aconteceu em 2003.Júlia Bacha, a diretora, é integrante da Just Vision, uma rede internacional de comunicadores e educadores formada em torno da cultura de paz e dos esforços para descolonizar a comunicação. A ideia de articular a rede surgiu quando se percebeu que há, na Palestina e em Israel, “milhares de pessoas dispostas a lutar pelo fim da violência e da ocupação, preservar os direitos humanos, promover a reconciliação e construir um futuro livre, sustentável e seguro para todos”, afirma a Organização.O filme foi exibido no Brasil apenas em eventos fechados, sem acesso do grande público. Para lançá-lo, será realizada uma sequência de atividades entre os dias 21 e 27 de outubro, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A programação inclui exibições, debates, entrevistas e contatos com organizações de resistência pacífica. O ICArabe organiza, junto à diretora, uma coletiva de imprensa, marcada para 25 de outubro, o lançamento do DVD, no dia 26, às 17h, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, e uma exibição do filme, seguida por conversa com Júlia Bacha, no mesmo dia, às 19h, na PUC-SP.Veja aqui o trailer do filme ServiçoAtividades relacionadas ao filme “Budrus”25/10 - Coletiva de imprensa 26/10 - Lançamento do DVD: às 17h - Livraria Cultura Shopping Bourbon (r. Turiaçu, 2100, Perdizes – São Paulo)           Exibição do filme e conversa com a Júlia Bacha: às 19h - PUC-SP (r. Monte Alegre, 936, Perdizes – São Paulo)

Dirigido pela brasileira Julia Bacha e premiado em diversos festivais internacionais de cinema, como Berlim, São Francisco e Tribeca, o documentário “Budrus” será lançado em outubro no país. O filme expõe a força da luta para a libertação da Palestina e paz no Oriente Médio.

“Budrus” conta a história de um organizador de base palestino, Ayed Morrar, que uniu membros do Fatah, do Hamas e apoiadores israelenses num movimento desarmado para salvar sua aldeia da construção do Muro de Separação de Israel. Símbolo da resistência, a luta, vitoriosa, aconteceu em 2003.

Júlia Bacha é integrante da Just Vision, uma rede internacional de comunicadores e educadores formada em torno da cultura de paz e dos esforços para descolonizar a comunicação. A ideia de articular a rede surgiu quando se percebeu que há, na Palestina e em Israel, “milhares de pessoas dispostas a lutar pelo fim da violência e da ocupação, preservar os direitos humanos, promover a reconciliação e construir um futuro livre, sustentável e seguro para todos”, afirma a organização.

O filme foi exibido no Brasil apenas em eventos fechados, sem acesso do grande público. Para lançá-lo, será realizada uma sequência de atividades entre os dias 21 e 27 de outubro, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A programação inclui exibições, debates, entrevistas e contatos com organizações que atuam pela cultura de paz. 

O ICArabe organiza, em conjunto com vários parceiros, uma coletiva de imprensa com a diretora marcada para 26 de outubro, às 14h, no Instituto Cervantes. Na sequência, acontece e o lançamento do DVD.  Às 19h, no auditório 134 da PUC-SP, haverá mais uma exibição do filme e encontro com Julia Bacha.

Veja aqui o trailer do filme 

Serviço
Atividades relacionadas ao filme “Budrus”
26/10 - das 14h às 18h Coletiva de imprensa, exibição do filme e lançamento do DVD - Instituto Cervantes. Av. Paulista, 2439. Metrô Consolação
26/10 - A partir das 19h Exibição do filme e conversa com a Júlia Bacha - Auditório 134 da PUC-SP - R. Monte Alegre, 936, Perdizes – São Paulo