Filme palestino concorre ao Oscar
“Omar” é a segunda indicação de um filme palestino ao Oscar, e também a segunda do diretor Abu-Assad, que já havia disputado a estatueta em 2005 com “Paradise Now”. Agora, Abu-Assad retrata a história do padeiro Omar, que frequentemente arrisca a vida ao atravessar o muro que separa Israel e Palestina para encontrar sua namorada. Quando ele e dois amigos decidem matar um soldado israelense, Omar é detido e torturado para denunciar o autor do crime. Ele reencontra os amigos, mas desconfia que existe um informante dos israelenses entre eles.
O filme já foi exibido no Brasil, em outubro de 2013, durante a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. “Omar” recebeu, no ano passado, os prêmios de melhor Filme e Diretor do Festival Internacional de Cinema de Dubai (Diff, na sigla em inglês). O longa-metragem palestino irá disputar o Oscar com o belga “Alabama Monroe”, o dinamarquês “A Caça”, o italiano “A Grande Beleza”, que conquistou o prêmio de melhor filme estrangeiro do Globo de Ouro, e o cambojano “The Missing Picture”.
Documentário sobre a revolução no Egito entre os indicados
Outro indicado, desta vez na categoria "Documentário" é “The Square” (a praça), que aborda fatos do movimento popular sob a perspectiva dos ativistas. Mostra um retrato dos acontecimentos através de três olhares: Madgy, um integrante da Irmandade Muçulmana, Khalid Abdalla, o ator egípcio, que atuou em “O Caçador de Pipas”, e Ahmed Hassan, cuja narração poética acompanha os acontecimentos. Munidos de câmeras e utilizando as mídias sociais, os jovens dão uma perspectiva do epicentro dos fatos.
Uma versão anterior de “The Square” venceu o Prêmio do Público no Festival de Sundance de 2013. O filme também foi selecionado para o Festival de Cinema de Nova York de 2013.
O documentário está disponível no canal de internet Netflix.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/TheSquareFilm