Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

28/07/2025

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

26/07/2025

Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia

25/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Cinema»O Poeta Rei na Mostra Mundo Árabe de Cinema, por Carlos Gomes
Cinema

O Poeta Rei na Mostra Mundo Árabe de Cinema, por Carlos Gomes

 

Leia o depoimento do diretor Carlos Gomes, do filme “O Poeta Rei”, que esteve no Brasil para o lançamento mundial da obra, em 1º de setembro de 2024, durante a 19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema:

 

“No dia 12 de agosto de 2017, o espectáculo Al-Mu’tamid o Poeta Rei do Al-Andalus  viajou até ao Brasil, para uma apresentação única numa Sala São Paulo totalmente esgotada. Um concerto que creio ter ficado na memória de todos os que a ele assistiram, assim como na minha. Inesquecível!

É uma história particularmente bonita, que gostava de partilhar convosco.

Quando iniciei o projeto em 2014, pensei que seria incrível levar o espetáculo ao Brasil, porque intuía que seria especial dar a conhecer aos brasileiros esta outra história, em parte passada em território português, anterior às fronteiras de Portugal. Sonhei com a possibilidade de isso poder acontecer na Sala São Paulo, pela sua beleza e pela sua acústica.

Mas não tinha qualquer contacto em São Paulo e éramos 10 pessoas na comitiva, entre músicos, técnicos e eu. Então perguntei a uma amiga Brasileira, que vive em Brasília, de seu nome Patricia El-Moor, sobre quem ou que instituição poderia acolher o concerto no Brasil.

Foi ela que me falou pela primeira vez do ICARABE. Então eu escrevi um email para o ICArabe, assim, do nada, explicando o projeto e manifestando o desejo de levar o espetáculo ao outro lado do Atlântico. Os sonhos aparecem, não se sabe de onde surgem e qual a sua relação com a realidade…

Para minha surpresa, recebi rapidamente uma resposta entusiasmante por parte de uma pessoa, de seu nome Geraldo Campos, nesse momento, creio, diretor cultural do ICArabe, propondo uma vídeo-call para falarmos. Eu imaginava o Geraldo uma pessoa maior de idade, pelo menos mais velho do que eu (hoje é ele que me chama de “Meu Velho”) e estava preparado para explicar tudo direitinho outra vez. Quando estabelecemos a ligação e a câmara me deu a conhecer o Geraldo, qual não foi a minha surpresa ao perceber que era mais novo que eu, entusiasmadíssimo e com uma abertura total para a ideia de levarmos o projeto ao Brasil.

Em Portugal (não sei se aqui também), temos uma expressão que diz: “Nasceste com o rabo virado para a Lua”, exprimindo a sorte de uma pessoa ao longo da sua vida. Foi assim que me senti nesse dia. Era realmente difícil acreditar que tão rapidamente tivesse entrado em contacto com a pessoa e com a instituição certas, do outro lado do Atlântico, e logo com toda aquela boa energia. Parecia possível!  

O concerto reunia um conjunto de músicos de Portugal, Espanha e Marrocos, alguns deles presentes no filme que teve estreia mundial na Mostra, no sábado passado, e que fizeram belos arranjos para as poesias de Al Mutamid, cantadas em português, espanhol e árabe, num trânsito entre a música árabe e ibérica. Enquanto o concerto acontecia, eram exibidas imagens montadas a partir das recolhas para a “repérage” do filme (realizada em 2014) nos territórios onde a vida do poeta-rei teve lugar.

Depois de dois anos de trabalho, finalmente foi possível a apresentação do espetáculo como parte integrante da programação da 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que nesse ano teve como tema: “Territórios que nos atravessam”. Deixo aqui as palavras do próprio Geraldo, nesse momento:

“A sensação de conseguir trazer ao Brasil esse concerto, depois de tudo, foi a de um sonho partilhado e realizado, especialmente porque estou convencido de que se trata de parte das matrizes que formaram a música brasileira.

O espetáculo Al Mu’Tamid é um elo perfeito entre o tema de curadoria da Mostra Mundo Árabe de Cinema (“Territórios que nos atravessam”) e o tema da temporada 2017 da Osesp (“Mundo Maior”). Em um momento do mundo em que se começam a erguer de novo muros e barreiras, o espetáculo propõe a arte da afinação entre as culturas, com a disposição de construir pontes e ramificações. Sua característica mais potente reside justamente na capacidade de nos confundir. As imagens que eram projetadas, enquanto ouvíamos o repertório musical construído ao redor dos versos do rei-poeta do século XI, percorriam Portugal, Espanha e Marrocos. Ficamos completamente desorientados. A formação cultural prepara-nos para distinguirmos com clareza as fronteiras e limites. No espetáculo Al Mu’tamid, não havia raízes nem limites; havia uma estrada e havia vários caminhos. A continuidade sobrepunha-se às identidades. Não havia Oriente e Ocidente. Havia rotas. Éramos capturados, portanto, por traços quase imperceptíveis, mas que faziam ressoar em nós uma estranha familiaridade: linhas melódicas, uma forma de canto, um ritmo, uma paisagem visual e sonora. Subitamente, a sensação de desorientação dava lugar a um acolhedor sentido de encontro, éramos tragados por este “Mundo Maior”, que nos oferece não somente uma proposta estética, mas uma esperança política”.

Sei também pelo Geraldo que Silvia Antibas, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, foi determinante para a viabilização do concerto na Sala São Paulo. Quero pois agradecer-lhe, do fundo do meu coração árabe, esse abrir de portas, a partir do qual tantas outras possibilidades se concretizaram, até hoje, até à concretização do filme “O Poeta Rei”. 

O Poeta Rei é, dez anos depois de ter sido pensado, o fechar de um ciclo do projeto, que sempre foi pensado como um concerto e um filme. Um filme que nasce de um coração árabe, da formulação da possibilidade de uma determinada sensibilidade se identificar com um lugar/legado cultural, mais com um território do que com um país específico, mediando a relação com o outro através das paisagens-cenários comuns da nossa existência e da nossa cultura, com tempo, com calma, com tranquilidade, com amor.

Como puderam ver sábado no filme, no início das filmagens aconteceu uma coisa da ordem do premonitório e diria mesmo extra-sensorial, que foi aparecer-nos à frente, na estrada, integrado na paisagem de um dos lugares possíveis da vida de Al-Mutamid, um tractor, usado para trabalhar a terra, com a matrícula AL-18 -MU. Aconteceu mesmo, não foi encenado. Não há coincidências, há concordâncias do Universo que nos compete a nós interpretar e integrar. Como diz Ailton Krenak, “A vida é um entrelaçamento”. É o nosso trabalho, entrelaçar caminhos.

Passados agora 10 anos, na sociedade conflituosa e bipolar em que vivemos, espero que este filme possa ser premonitório de uma outra era do mundo. Um mundo onde a paz seja notícia, e a aventura do amor se sobreponha à desventura da guerra, cumprindo dez séculos depois os íntimos desejos do Poeta Rei.

Obrigado pois ao ICArabe, nas pessoas da sua direção atual, e em particular a Soraya Smaili e Natalia Calfat, por de novo acolher este projeto e apoiar a minha presença na Mostra Mundo Árabe de Cinema, à qual, na pessoa do seu diretor e curador, Arthur Jafet, agradeço imenso a programação do filme, entre tantos filmes maravilhosos vindos desse mundo onde eu me sinto em casa.

Foi um enorme prazer e uma honra ter estreado O Peta Rei na 19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, em São Paulo.”

 

Carlos Gomes

29 de agosto de 2024

Crédito da foto: Divulgação/Sesc

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Anterior19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema abre em São Paulo com o filme “O Professor” e sala lotada
Próxima Cinema no Clube Sírio: O Casamento de Ali
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Filme palestino “Em Rumo a Uma Terra Desconhecida” estreia nos cinemas

16/05/2025

Walter Salles dará master class de cinema no Catar

13/03/2025

Assista à entrevista com diretores do filme palestino “No Other Land”, vencedor do Oscar

06/03/2025

EVENTOS

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia

Curso “Dança do Ventre Essencial”, com Cristina Antoniadis – online

Notícias

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

26/07/2025

Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia

25/07/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📽 Natalia Calfat, presidente do ICArabe, e Eli 📽 Natalia Calfat, presidente  do ICArabe, e Elisa  Ventura, proprietária da Livraria Blooks, convidam a todos para o curso "A Questão Palestina - Oriente Médio Contemporâneo", nos dias 4, 11, 18 e 25 de agosto.

📚Com professores da UFRJ, PUC-MG e UFF, o curso ocorrerá na Livraria Blooks, localizada no bairro de Botafogo (RJ). A atividade tem apoio do Instituto do Sono, da Tripoli Cultural e Editora Tabla.

✉️📲Mais informações:  secretaria@icarabe.org  ou WhatsApp (11) 98960-3610
📚 Promovido pela Universidade Estadual de Campi 📚 Promovido pela Universidade Estadual de Campinas, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e do grupo CineREsemfronteiras, o curso oferece formação teórica densa e situada, abrindo caminhos para pensar os atravessamentos entre linguagem, trauma e hospitalidade. 

🔗Saiba mais em nosso site, clique no link da bio ou dos stories.
📚 Novo verbete no ar! Intifada é o tema da ve 📚 Novo verbete no ar!

Intifada é o tema da vez na série do ICArabe que busca ampliar o conhecimento sobre o mundo árabe com informação qualificada e combate a estereótipos.

A palavra, que significa “sacudida” ou “revolta”, marca os levantes palestinos contra a ocupação israelense.

📝 Texto da professora Isabela Agostinelli.

⬅️ Arraste para o lado e confira!
🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e polític 🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e políticas de extermínio: O caso da Palestina" - O encontro ocorrerá hoje, 22 de julho, terça-feira, às 19h, na Associação Católica Bom Pastor - Aracaju.

@ufsoficial 
@ufs_itabaiana
🕌✨️O novo site do ICArabe está no ar! 

🔗Acesse para se manter informado sobre a cultura árabe no Brasil e no mundo: https://icarabe.org/

📲 Link disponível na bio e nos stories
CONVITE - 📚Série Encontros Acadêmicos

🇱🇧A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e o Centro Cultural Justiça Federal promoverão o Encontro com o jornalista Guga Chacra (Membro Titular da Academia – Cadeira 27), que abordará o tema "Líbano: Panorama Atual e Perspectivas", no dia 24 de julho, quinta-feira, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal – Sala das Sessões, localizado na Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. 

🔗A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: 
https://abre.ai/encontroacademia

Link disponível nos stories.

👥 Realização:
Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências

🤝 Apoio Institucional:
Centro Cultural Justiça Federal

@academialibanobrasil
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.