UFScar abre vagas para refugiados em 65 cursos

Qua, 10/05/2017 - 23:50
Publicado em:

 

Cada curso de graduação oferecido pela universidade paulista terá uma vaga disponível para refugiados. Candidatos devem fazer a prova do Enem.

A Universidade Federal de São Carlos (UFScar) abriu vagas para refugiados em seus 65 cursos de graduação, espalhados pelos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa dos Sinos, todos no interior do estado de São Paulo. O edital para a seleção foi publicado essa semana, de acordo com informações da Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

A seleção de refugiados ocorre pela décima vez consecutiva na universidade paulista, que integra a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), uma iniciativa promovida pela Acnur no Brasil. Há uma vaga para pessoas em situação de refúgio disponível em cada curso, de áreas como ciências exatas, humanas e biológicas.

“Iniciativas como a da UFScar possibilitam às pessoas refugiadas exercer plenamente suas capacidades e contribuir com o país que as acolheu”, afirmou, em nota, Isabel Marquez, representante da Acnur no Brasil.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem confirmar sua condição de refugiado pelo Comitê Nacional dos Refugiados (Conare) e ter uma nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2013. Os que ainda não fizeram o exame podem participar da edição deste ano, marcada para 08 e 19 de maio.

Toda a documentação deverá ser enviada pelos Correios até 12 de setembro deste ano. Mais detalhes podem ser encontrados no edital, disponível no endereço www.prograd.ufscar.br/cursos/ingresso-na-graduacao/refugiados.

Embora vivam no Brasil cerca de nove mil pessoas reconhecidas como refugiados, segundo dados divulgados pelo Conare, poucas vagas oferecidas pela Ufscar costumam ser preenchidas, de acordoc om Thaís Juliana Palomino, coordenadora da Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes (Caape) da Pró-Reitoria de Graduação da universidade.

“Por isso é fundamental uma ampla divulgação desta iniciativa para que as pessoas possam se inscrever no Enem e participar deste processo de seleção”, afirmou Palomino.

Serviço
Seleção de ingresso de estudantes Refugiados na UFScar
Edital: http://www.prograd.ufscar.br/cursos/ingresso-na-graduacao/refugiados
Mais informações: http://www.prograd.ufscar.br/fale-conosco ou +55 (15) 3851-8152