USEK promove palestra sobre intercâmbio acadêmico Brasil-Líbano

Qui, 20/10/2011 - 23:21
Publicado em:
O Centro de Estudos e Culturas da América Latina – CECAL e o Instituto de História da Universidade Saint-Esprit de Kaslik – USEK, em cooperação com a Confederação das Entidades Líbano-Brasileiras (CONFELIBRA), organizou, no dia 14/10, uma palestra sobre intercâmbio acadêmico Líbano – Brasil, realizada pelo professor Paulo Jorge Sarkis, consultor acadêmico e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul.

O professor Paulo Sarkis é descendente de libaneses de primeira geração. Filho de Jorge Youssef Sarkis, nascido em Sarba, Líbano, em 1896, e que imigrou para o Brasil em 1919, em companhia de sua mãe Malaka, que veio ao encontro de seu esposo Youssef, que em 1904 imigrou para Santa Maria, RS. Paulo Sarkis nasceu em Santa Maria e formou-se em engenharia civil, com especialização em construção de pontes e desde 1966 dedica-se ao ensino. Foi reitor da UFSM por dois mandatos (1997 a 2005), época em que motivou o desenvolvimento de grupos de pesquisa e relações internacionais, entre elas com o Líbano, assinando convênios universitários entre UFSM e a Universidade Libanesa (UL) e a Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USEK).

Em fevereiro de 2006 houve a visita oficial ao Líbano do Ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad, cujo objetivo foi desenvolver o intercâmbio educacional, a cooperação entre as universidades, e a mobilidade de pesquisadores, professores e estudantes. Após o conflito armado no Líbano, o Ministério da Educação, junto com o Itamaraty, deu apoio à estutruração e recuperação de laboratórios científicos das escolas do Líbano, entre outros apoios educacionais.

Em 2007, o Ministro Haddad abriu o I Seminario Acadêmico Brasil – Líbano, realizado na UnB, em Brasília, com apoio do MEC, Capes e CONFELIBRA (e a cooperação de seu então presidente Dr. Charles Loutfi, e do professor Paulo Sarkis). Este seminário teve a participação das universidades libanesas – UL, USEK, Universidade Saint-Joseph (USJ), Notre Dame University (NDU) e Américan Beirut University (AUB). O resultado foi a inclusão do Líbano como país beneficiário de bolsas de estudo PEC-PG – Programa de Estudo Convênio – Pós-graduação. No mesmo ano, 2007, aconteceu a abertura de um Leitorado, ensino da língua portuguesa, na Universidade Libanesa, tendo como primeiro Leitor o professor Richard Araújo.

A palestra do prof. Sarkis, na Usek, em colaboração com CONFELIBRA e apoio do seu atual presidente, Dr. Habib Tamer Badião, contribuiu para incrementar esta relação, afinal ele foi um dos pioneiros a trabalhar pelo intercâmbio Brasil – Líbano. Esteve várias vezes no Líbano a título oficial (como reitor da UFSM) e particular, sempre na intenção de ser uma ponte acadêmica Brasil-Líbano. Na conferência, Sarkis apresentou o histórico das relações acadêmicas Brasil-Líbano, o Programa PEC-PG e a CONFELIBRA, da qual é coordenador do departamento acadêmico voltado para o apoio a pesquisadores, professores e estudantes que queiram vir ao Brasil e vice-versa.

O objetivo da CONFELIBRA é ser uma ponte, e agora está em contato com o Centro des Estudos e Culturas da América latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (CECAL-USEK), para fortalecer o elo acadêmico e outros setores entre os dois países. O CECAL dentro deste objetivo trabalha de forma constante com todos os países da América Latina para intercâmbios, sendo o unico centro que atua no Oriente Médio para divulgar a potencialidade deste continente junto aos estudantes e público em geral. A América Latina é a região que mais recebeu imigrantes árabes, o Brasil em particular, e portanto deve conservar mas também ultrapassar a fase de nostalgias em direção a algo real, com interecâmbios em todas as áreas, particularmente acadêmica, pois é a jovem geração que deve conhecer as duas regiões.

O CECAK-Usek procura mostrar a América Latina aos estudantes libaneses, que em geral, estão mais voltados para o contato com a Europa e América do Norte. Dentro desta iniciativa, o CECAL já promoveu vários eventos e um deles foi o Ciclo de Palestras de Política Externa da América Latina e Oriente Médio, palestras-cursos realizados pelos nove embaixadores da América Latina no Líbano.

Durante a palestra do prof. Sarkis, houve intervenções dos professores que participaram do I Seminário Acadêmico Brasil – Líbano em 2007, na UnB, entre eles o P. Karam Rizk, vice-presidente e Decano da Faculdade de Letras – USEK, P. Jean-Maroun Maghames, Diretor do Instituto de História da USEK, Dr Boutros Labaki, (USJ), Dr Melhem Chaoul, (UL) e Professor Roberto Khatlab, Diretor do CECAL-USEK e integrante do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior – CRBE, representando a região 4 (Asia, Oriente Medio, Africa e Oceania).Estiveram presentes também professores, pesquisadores, estudantes e público em geral, entre eles o Dr. Carlos Edde, líbano-brasileiro, “Amid” (decano) do partido político libanês Bloco Nacional ; Dr. Emil Maacaroun, professor da Universidade Libanesa, Sr. Ramez Labaky, do Conselho de Cidadãos Brasileiros - CCB, Líbano e Sr. Toni Kaddissi, Diretor da União Cultural Libanesa no Mundo – ULCM.

Khatlab falou sobre o CECAL, centro multidisciplinar para promover o intercâmbio entre o Líbano e América Latina, reafirmando as palavras do professor Sarkis, que uma das condições importantes para se candidatar às bolsas de estudos no Brasil é saber a língua portuguesa. O Cecal promove um curso interno para os estudantes da Usek, e para o público em geral indica o Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute.

A Usek está de portas abertas e o CECAL-USEK poderá dar todas as informações e acompanhamento aos estudantes interessados em estudar no Líbano, como alguns têm feito.

Mais informações :
CECAL-USEK: www.usek.edu.lb (ver « Recherche » )
CONFELIBRA: www.CONFELIBRA.com.br