Sabores árabes presentes na São Paulo Restaurant Week

Qui, 29/08/2013 - 16:24
Publicado em:
Por duas semanas Arábia, Folha de Uva e Saj apresentam cardápios completos a preços fixos: R$ 34,90 no almoço e R$ 47,90 no jantar. Com o intuito de estimular os chefs a desenvolver seus pratos de forma mais criativa, a partir deste ano, será criado um tema para cada edição. Em uma homenagem à primavera, os chefs têm como desafio, desta vez, criar um menu relacionado à temática “Flores e Frutas”.

No festival desde a segunda edição, o restaurante Arábia, unidade Jardins, oferecerá os cardápios de sucesso da casa, além de novidades e opções para vegetarianos. O diretor do Arábia, Sergio Kuczynski, ressalta a importância do festival tanto para as casas como para os clientes. “É um evento interessante no qual as pessoas têm a oportunidade de experimentar comidas diferentes a preços acessíveis. A partir deste movimento, elas se sentem motivadas a conhecer novos restaurantes.”

Com uma mistura de pratos de edições anteriores e outros exclusivos para o evento, o Arábia conta com 4 opções de entrada, 4 principais e 4 sobremesas. No menu, algumas alternativas: para o almoço, salada de grão de bico com trigo e trio de pastas; para o jantar, berinjela assada falafel e miniquibes de abóbora; e para sobremesa, atáif de chocolate e frutas da estação.

O restaurante Folha de Uva, que aderiu à Mostra em 2010, traz para o evento pratos produzidos especialmente para a ocasião. Compõem o cardápio quibes, esfihas, charutinho de folha de uva e kafta, servidos com uma “exótica” geleia de rosas.

Segundo o chef Samir Cauerk Moysés, o valor da mostra, além de conquistar novos clientes, está também no seu compromisso social. “O Restaurant Week não é só um festival que atrai novos consumidores pelo preço diferenciado. Tem também a parte social de arrecadação e doação de verbas para as instituições Apae e Instituto Airton Senna”, ressalta.

Samir criou para o festival uma receita de geleia de pétalas de rosas vermelhas. “Para os árabes as geleias têm gosto de infância. É largamente utilizada em todas as refeições, desde o café da manhã, nas sobremesas e harmonizada com pratos salgados, especialmente as carnes”, conta o chef sobre a guloseima que nasceu no Oriente Médio.

Em sua segunda participação no festival, o Saj traz uma combinação de pratos feitos com receitas caseiras, em sua maioria, do acervo da família Abbud. Além do cardápio com preço especial, o Saj também oferece serviço de valet gratuito nas unidades na Vila Madalena e nos Jardins, em todos os horários.

O sócio do Saj, Renato Lopes, vê a participação do seu restaurante na Mostra como uma oportunidade de divulgação. “Neste evento, as pessoas podem conhecer outros sabores, sabendo exatamente o que vão gastar. Isso possibilita captar novos clientes, que acabam voltando mesmo depois do festival.”

Algumas atrações da cozinha do Saj no festival: pães assados na hora e pastas árabes, como a coalhada seca e muhammara, charuto de uva com couscous e tabule, a kafta com arroz chehie e tabule, chancliche e o clássico chocolamour, feito com sorvete, calda quente de chocolate, chantilly e castanha de caju.
 
Serviço:

São Paulo Restaurant Week - de 2 a 15 de setembro

Arábia
Rua Haddock Lobo, 1397 – Jardins 
Tel: 11 3061.2203
Site: www.arabia.com.br
 
Folha de Uva
Rua Bela Cintra, 1435 - Jardins –
Tel: 11 3062 2564
http://www.folhadeuva.com

Saj
Rua Girassol, 523, Vila Madalena
Telefone: 3032-5939
Rua Joaquim Antunes, 260 – Jardim Paulistano
Telefone: 2574-3665
Site: www.sajrestaurante.com.br