Guia orienta muçulmanos na Copa

Dom, 08/06/2014 - 17:54
Publicado em:
Os muçulmanos que vierem ao Brasil para a Copa do Mundo terão uma recepção adicional, além da já calorosa hospitalidade brasileira. A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) preparou um guia voltado para eles, além de um aplicativo para celulares e um número telefônico que vai ajudá-los a se orientar no Brasil e também a seguir os preceitos da sua religião durante a competição mundial de futebol.

Segundo informações divulgadas pela Fambras e o Ministério do Turismo, das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo, seis são de países nos quais o Islã tem grande presença. Elas são Argélia, Bósnia, Camarões, Costa do Marfim, Nigéria e Irã. “Em alguns destes países, como no Irã, o futebol é uma paixão nacional, parecido ao que é no Brasil”, afirma o vice-presidente da Fambras, Ali Zoghbi. Além dos torcedores destes países, também deverá haver público de países muçulmanos que não vão disputar a Copa.

O guia feito pela Fambras em inglês, chamado Guide Muslim Fan – Salam Brazil – World Cup 2014, já está disponível para ser baixado no site da associação. Também haverá uma versão impressa. O guia é sucinto e prático. Ele traz informações sobre o islamismo no Brasil, os horários de reza de acordo com o fuso horário de cada cidade onde ocorrerão jogos, dados básicos sobre as cidades sede, suas mesquitas, as disputas que sediarão, os consulados e embaixadas de países muçulmanos, e a história das Copas.

No aplicativo para smartphones haverá as mesmas informações do guia e outras ferramentas, como uma bússola que poderá orientar o torcedor sobre onde fica Meca, que é a direção para a qual eles se voltam ao orar. No telefone 0800 718 6245 haverá atendimento 12 horas por dia, durante os dias da Copa, das 08 às 20 horas, em inglês, árabe, espanhol e francês. Para o restante do dia ficará programada secretária eletrônica, que será consultada a cada hora para retorno dos casos urgentes, segundo Zoghbi. Além disso, a Fambras pretende enviar uma equipe para visitar as delegações de países muçulmanos e auxiliá-las em caso de necessidade.

De acordo com o vice-presidente da Fambras, a federação desenvolve há algum tempo o trabalho de esclarecimento ao público sobre o islamismo. “Estabelecendo parâmetros para afastar preconceitos e ignorância sobre o que é de fato o Islã”, conta Zoghbi. Quando surgiu a Copa no Brasil, a Fambras achou que essa seria uma boa oportunidade de dar continuidade ao trabalho e ajudar as instituições públicas a dar suporte aos muçulmanos no período.

Fambras promove o projeto "Conheça o Islam" 

A equipe de divulgadores da FAMBRAS está realizando o projeto "Conheça o Islam", parte do projeto Salam Brasil - Copa do Mundo 2014, desenvolvido de forma pioneira pela FAMBRAS, no Brasil.

Em 4 de junho, o projeto aconteceu em Guarulhos. Centenas de livros foram distribuídos, entre eles, títulos como: “A Mensagem do Islam”, “Muhammad, mensageiro de Deus” e “O profeta do Islam, Muhammad”. A divulgação também já passou por Águas de Lindoia (onde ficará a seleção da Costa do Marfim) e Guarujá (sede da delegação da Bósnia). 

A ação do “CONHEÇA O ISLAM” de Guarulhos aconteceu logo após a equipe da FAMBRASter sido recebida pelo Embaixador do Irã, no Brasil, Mohsen Shaterzada, e pelo chefe da delegação iraniana, Hoshnak Moukadas, no hotel Caesar Park, localizado nas proximidades do aeroporto de Guarulhos e do Centro de Treinamento do Sport Club Corinthians Paulista, onde a seleção iraniana deve se preparar para os jogos do mundial. 

As próximas apresentações serão dia 9 de junho, em Sorocaba (sede da Argélia), e 11 de junho, em Campinas (sede da Nigéria). 

Mais informações em http://www.fambras.org.br/CanalFambras/VisualizarItem?idItemPagina=94

 

Serviço:

Guide Muslim Fan – Salam Brazil – World Cup 2014: http://www.fambras.org.br/Content/image_app/images/FanGuidePDF.pdf

Telefone para auxílio a muçulmanos na Copa: 0800 718 6245