Livro avalia influência árabe na literatura brasileira

Sex, 25/09/2015 - 14:40
Publicado em:
Uma análise da influência árabe na literatura produzida no Brasil compõe o livro de ensaios “A literatura brasileira e a cultura árabe”, da crítica literária Moema de Castro e Silva Olival. Na obra, ela avalia a influência dos costumes dos países árabes, principalmente do Líbano, nos romances, poemas e ensaios de autores brasileiros descendentes de árabes. A autora, que vive em Goiânia, demorou cinco anos para escrever o livro e decidiu realizar este projeto porque admira a cultura árabe e porque já havia feito críticas de diversos livros dos autores que agora voltam à sua análise. A publicação foi lançada em agosto.

São temas de reflexão as obras de Milton Hatoum, Raduan Nassar, Miguel Jorge, William Argel de Mello, Salim Miguel e Carlos Nejar. Alguns livros, como “Dois irmãos”, de Hatoum, “Um copo de cólera”, de Nassar, e “Nur na escuridão”, de Salim Miguel, foram analisados detalhadamente pela autora, que também é professora emérita da Universidade Federal de Goiás. Neles, a crítica literária busca encontrar elementos herdados da sociedade árabe.

Em “Dois irmãos”, Milton Hatoum narra os dramas de uma família de Manaus. A autora identifica como “herança” árabe o patriarcalismo. Em outro livro, “Nur na escuridão”, de Salim Miguel, as relações familiares e o comércio são tema central da história, que retrata uma família de imigrantes libaneses. “Observei uma grande presença de temas econômicos nas obras, até porque muitos dos imigrantes eram comerciantes. Também são comuns temas da cultura árabe, como a presença do homem como líder da família”, afirma Olival.

Ela decidiu escrever o livro após anos analisando os livros desses autores. Alguns deles, como Miguel Jorge, já tiveram toda a sua obra analisada pela autora. “Eu também decidi escrever o livro porque sempre admirei a cultura árabe”, afirma a crítica, que não é descendente de árabes.

 

Serviço

“A Literatura Brasileira e a Cultura Árabe”

Moema de Castro e Silva Olival

Editora Kelps - 236 pp.

R$ 40,00

Informações: http://www.kelps.com.br/leart/index.php